SO? desenvolve abrigo emergencial flutuante na Turquia

SO?, um escritório de arquitetura contemporânea com sede em Istambul, desenvolveu um protótipo de abrigo emergencial em forma de uma estrutura flutuante para ser utilizada em regiões devastadas por terremotos. Chamada de “Fold & Float”, este abrigo flutuante é composto por uma estrutura de aço leve e flexível projetada especificamente para ser utilizada em situações de emergência.

Desenvolvido fora do contexto oficial determinado pelas autoridades do país em 2001, quando foram definidas áreas específicas para a produção de abrigos emergenciais, os arquitetos do SO? decidiram subverter a ideia de uma localização pré-definida pelo governo para alojamento de desabrigados após uma catástrofe natural. A questão vem ganhando cada vez mais importância ao longo dos últimos 20 anos, considerando que durante este tempo o governo privatizou 70% das terras reservadas para acolher desabrigados em situações de emergência. O resultado deste questionamento é o projeto de uma estrutura flutuante que não depende de terrenos públicos, mas de apenas uma pequena superfície de água.

SO? desenvolve abrigo emergencial flutuante na Turquia  - Mais Imagens+ 23

A Fold & Float é composta por dois elementos principais: uma estrutura leve dobrável com mobiliário embutido e uma base flutuante de concreto. Os arquitetos deram muita atenção aos detalhes na construção deste espaço, principalmente porque, segundo pesquisas realizadas ao longo das últimas décadas, as vítimas deste tipo de catástrofe natural passam em média um ano em estruturas temporárias.

© SO?

Os pontos oficiais para a construção de abrigos emergenciais em Istambul foram definidos ainda no ano de 2001. Desde então, a maioria desses espaços públicos acabaram sendo privatizados, o que nos levou a refletir sobre a questão, onde todas estas pessoas poderiam ser abrigadas em uma situação de emergência? A ideia de especular sobre o tema, e desenvolver um protótipo de um abrigo emergencial flutuante surgiu neste contexto: e se pensarmos em construir não sobre terras públicas, mas na superfície das águas calmas que são tão abundantes em nossa cidade?
-SO?

© SO?

O protótipo do Fold & Float está atualmente em fase de testes junto ao Museu Rahmi M. Koc, em Istambul.

© SO?

O projeto da estrutura flutuante faz parte do projeto educativo "Hope On Water", organizado pela 4ª Bienal de Design de Istambul, uma colaboração entre estudantes de engenharia civil e sociologia da Universidade Boğaziçi e estudantes de arquitetura da Universidade MEF.

© SO?

Equipe de projeto: Sevince Bayrak, Oral Göktaş, Elif Çivici, Derya Ertan, Gülce Yuyar, Selcen Fidan, Selin Çubukçuoğlu
Consultoria de engenharia: Emre Otay, Boğaziçi University Coastal Engineering Lab
Patrocinadores do protótipo: Metal Yapı, Fibrobeton, Aluform Pekintaş, Polinet
Animações e GIF do projeto Fold&Float: SO?
Vídeo de introdução: Piknik Works

Via: SO?

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "SO? desenvolve abrigo emergencial flutuante na Turquia " [SO? Unveils Prototype Floating Emergency Structure in Istanbul] 09 Jan 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908989/so-desenvolve-abrigo-emergencial-flutuante-na-turquia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.