Novo presidente do México transforma residência presidencial em centro cultural

© Santiago Arau

Novo presidente do México transforma residência presidencial em centro cultural - Mais Imagens+ 10

A história da antiga residência presidencial de "Los Pinos" remonta ao ano de 1935, quando o presidente Lázaro Cárdenas decidiu transferir o domicílio oficial do Castelo de Chapultepec, um lugar suntuoso demais para o representante popular de um país democrático, para a quinta de "Los Pinos". Este primeiro passo foi dado com a intenção de que os próximos presidentes, ao longo dos seus mandados de seis anos, pudessem simpatizar com a ideia de morar fora de Chapultepec ainda que, posteriormente, pudessem ampliar a estrutura de Los Pinos para melhor acolher o complexo programa da residência presidencial.

© Santiago Arau

Concebido pelo arquiteto Manuel Giraud Esteva em 1947 – uma casa em estilo francês –, o projeto foi sendo paulatinamente modificado segundo um projeto desenvolvido pelo engenheiro Fernando Parra Hernández, transformando-se na residencia oficial do presidente dos Estados Unidos Mexicanos desde então. Entretanto, depois de receber quatorze diferentes estadistas, a quinta de Los Pinos não servirá mais como a residência oficial do presidente. O atual governante eleito, Andrés Manuel López Obrador, deixou muito claro a sua intenção – desde o anuncio de sua candidatura – ele não modificaria em nada seu atual estilo de vida, ou seja, ele não sairia de sua casa caso foi eleito presidente.

© Santiago Arau

Acompanhando esta decisão, durante a cerimonia de pose do último dia primeiro de dezembro, Andrés Manuel López Obrador inaugurou o que então será chamado de Complexo Cultural Los Pinos, passando a integrar os mais de 600 hectares do Bosque de Chapultepec, abrigando uma série de atividades e programas culturais voltados ao povo mexicano.

© Santiago Arau

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Arellano, Mónica. "Novo presidente do México transforma residência presidencial em centro cultural" [México transforma residencia presidencial en un complejo cultural abierto al público] 11 Dez 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907322/novo-presidente-do-mexico-transforma-residencia-presidencial-em-centro-cultural> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.