Arquitetura Animal: Cupinzeiro descoberto no Brasil tem a área da Grã-Bretanha

Pesquisadores divulgaram recentemente a descoberta do maior complexo cupinzeiro do mundo, que se localiza em terras brasileiras, na região nordeste do país. Estima-se que o total de solo escavado represente 4.000 pirâmides de Gizé e que o complexo tenha em média 4 mil anos de idade e cobre uma área estimada de 230.000 km², o que equivale à área da Grã-Bretanha.

As estruturas apresentam formas cônicas com aproximadamente 3 metros de altura, podem ser vistas do espaço, dada a tamanha representatividade dimensional. Embora visíveis externamente, os montes apresentam a maior área abaixo do nível do solo, onde os cupins encontram maior segurança. São cerca de 200 milhões de cupinzeiros que se conectam no subterrâneo através de túneis. Por se tratar de uma região climaticamente estável, os cupins da espécie S. dirus, encontraram boas condições na região da caatinga. Além disso, por serem argilosos e ácidos, o terreno suporta pouca atividade agrícola, de modo que os montículos foram muito pouco perturbados pela intervenção humana.

De acordo com comunicado oficial do entomologista Stephen Martin, da Universidade de Salford, "esses montes foram formados por uma única espécie de cupim que escavou uma enorme rede de túneis para permitir que eles acessem folhas mortas para comer com segurança e diretamente do chão da floresta". Os montes foram descobertos após desmatamento de alguns pastos nas últimas décadas, evidenciando indícios das estruturas cônicas no solo, chegaram a conclusão de que certamente é uma das maiores estruturas mundiais já construídas.

Notícia via CNN.

Sobre este autor
Cita: Matheus Pereira. "Arquitetura Animal: Cupinzeiro descoberto no Brasil tem a área da Grã-Bretanha" 27 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/906493/arquitetura-animal-cupinzeiro-descoberto-no-brasil-tem-a-area-da-gra-bretanha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.