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Centro cultural do estreito de Fuzhou / PES-Architects

  • 09:00 - 15 Novembro, 2018
  • Curadoria de 韩爽 - HAN Shuang
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Centro cultural do estreito de Fuzhou / PES-Architects
Centro cultural do estreito de Fuzhou / PES-Architects, Vista de pássaro. Imagem © Marc Goodwin
Vista de pássaro. Imagem © Marc Goodwin

Cinco pétalas de jasmim. Imagem © Yong Zhang Rampa espiral. Imagem © Marc Goodwin Entrada da galeria curva. Imagem © Marc Goodwin Opera hall. Imagem © Marc Goodwin + 40

  • Arquitetos

  • Localização

    Mawei New Town, Fuzhou, China
  • Arquitetos responsáveis

    Pekka Salminen (chief designer), Martin Lukasczyk (project architect), Samuel Hsuan-yu Shih (ceramic artist), Lai Linli (project manager)
  • Equipe de projeto

    Wei Li(coordenador), Xiaojing Guang(gestor), Yizhou Zhao, Masahide Nakane, Matti Kankkunen, Anna Blomqvist, Clara Juan, Uros Kostic, Antonio Barquinha, Martin Genet, Jian Dou
  • Área

    153000.0 m2
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

Paisagem do rio. Imagem © Marc Goodwin
Paisagem do rio. Imagem © Marc Goodwin

Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório de arquitetura PES-Architecture, com sede em Helsinque e Xangai, acaba de inaugurar seu sétimo projeto construído na China: o centro cultural do estreito de Fuzhou. Fuzhou é a principal cidade e capital da província de Fujian, uma das áreas metropolitanas que mais cresce no mundo atualmente. Em 2013, as autoridades locais lançaram um concurso internacional de arquitetura para o projeto do centro cultural com o principal objetivo de promover a cultura na região e divulgar a imagem da cidade em um contexto mais amplo.

Cinco pétalas de jasmim. Imagem © Yong Zhang
Cinco pétalas de jasmim. Imagem © Yong Zhang
Planta de cobertura
Planta de cobertura
Fachada. Imagem © Marc Goodwin
Fachada. Imagem © Marc Goodwin

A proposta vencedora desenvolvida pelos arquitetos da PES foi inspirada nas pétalas de uma flor de jasmim, o símbolo da cidade de Fuzhou. As formas orgânicas da flor se manifestam na linguagem formal do projeto de arquitetura, criando um novo ícone para a cidade de Fuzhou.

Fachada cerâmica. Imagem © Marc Goodwin
Fachada cerâmica. Imagem © Marc Goodwin

As cinco pétalas de jasmim representam os diferentes espaços do projeto - sala de ópera (1600 lugares), sala de concertos (1000 lugares), teatro multifuncional, sala de exposições e cinema - os quais se conectam através de um grande hall em forma de terraço. Além disso é possível acessar um jardim na cobertura através de duas rampas que percorrem o espaço do pátio e da praça do edifício, proporcionando uma conexão perfeita do centro cultural com as margens do Rio Minjiang. Partindo da beira do rio há um percurso subterrado que dá acesso direto ao interior do edifício e mais além, a estação de metrô.

Rampa espiral. Imagem © Marc Goodwin
Rampa espiral. Imagem © Marc Goodwin

Pekka Salminen, fundador do PES-Architects descreve seu projeto com as seguintes palavras, “A organização deste grande complexo em unidades menores fornece ao edifico uma escala mais humana, facilitando a navegação dos usuários por seus espaços internos e externos. Cada edifício possui sua própria centralidade - uma extensa galeria curva semi-pública que acompanha a curvatura da fachada principal -  a qual integra o edifício à paisagem do entorno do edifício, chegando até a reserva natural da ilha de Mahangzhou."

Hall de acesso. Imagem © Marc Goodwin
Hall de acesso. Imagem © Marc Goodwin

A cerâmica foi utilizada como o principal material do projeto. Muito disso se deve à sua importância no contexto histórico da região, parte da rota da seda, a principal rota comercial entre a China e o resto do mundo. Os arquitetos trabalharam em conjunto com o ceramista taiwanês Samuel Hsuan-yu Shih para desenvolver o projeto de interiores em cerâmica para os dois auditórios principais, respondendo à rigorosas demandas acústicas, e mesclando o uso de novas tecnologias com um dos mais tradicionais elementos da arquitetura chinesa. Externamente, cada uma das pétalas de jasmim foram revestidas com azulejos de cerâmica branca e brises, enquanto que internamente, a sala da ópera e a sala de concertos incorporam este elemento de formas inovadoras e criativas para transformar-se em uma parede acústica.

Entrada da galeria curva. Imagem © Marc Goodwin
Entrada da galeria curva. Imagem © Marc Goodwin
Galeria curva e escada. Imagem © Yong Zhang
Galeria curva e escada. Imagem © Yong Zhang
Foyer. Imagem © Yong Zhang
Foyer. Imagem © Yong Zhang

Estas superfícies interiores foram adaptadas com painéis cerâmicos topográficos, os quais foram desenvolvidos com base em estudos acústicos específicos. De forma complementar, o painel gravado e o painel de mosaico podem ser adaptados às superfícies dos espaços, proporcionando uma grande variedade de respostas acústicas assim como diferentes qualidades estéticas.

Opera hall. Imagem © Marc Goodwin
Opera hall. Imagem © Marc Goodwin
Corte - ópera
Corte - ópera
Balcão da sala da ópera. Imagem © Marc Goodwin
Balcão da sala da ópera. Imagem © Marc Goodwin

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Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro cultural do estreito de Fuzhou / PES-Architects" [The Fuzhou Strait Culture and Art Centre / PES-Architects] 15 Nov 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905805/centro-cultural-do-estreito-de-fuzhou-pes-architects> ISSN 0719-8906

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