3XN divulga projeto para o mercado de peixes de Sydney

O escritório dinamarquês 3XN revelou o projeto para o Mercado de Peixes de Sydney após anunciar a contratação em junho. O projeto, que deve começar a ser construído em 2019, combina o programa tradicional do mercado com características contemporâneas e tem como objetivo estabelecer uma forte conexão pública com a orla de Blackwattle Bay.

Mercado de Peixes de Sydney. Imagem Cortesia de 3XN

O projeto do 3XN é contemporâneo no arquétipo do mercado; o espaço grande e semi-aberto é preenchido por fileiras de barracas de fornecedores. Manter essa atmosfera livre e em escala humana era o foco principal do projeto. A forma ondulada do telhado preserva a essência desta tipologia e cria um ícone moderno para a orla.

Mercado de Peixes de Sydney. Imagem Cortesia de 3XN

Embora os mercados sejam tradicionalmente conhecidos como espaços abertos, os mercados de peixe são frequentemente fechados ao público, devido aos riscos para a saúde impostos pelas máquinas e processos. Em vez de seguir este módulo, no entanto, o design do 3XN fornece uma forte conexão visual com as funções internas, permitindo a participação indireta do público no programa da edificação.

Vídeo do Mercado de Peixes de Sydney por 3XN. Imagem Cortesia de 3XN

Um grande pátio conecta a praça no nível do solo ao mercado público, permitindo que os visitantes mergulhem na estrutura enquanto atravessam a nova rota pública da orla. Ele também serve como espaço de encontro e destina-se a receber vários eventos. Praças públicas em cada extremidade do mercado também fornecem espaço adicional para lazer e entretenimento e serão complementadas com vegetação de zonas úmidas para filtrar a água da chuva e águas cinzas da edificação.

Mercado de Peixes de Sydney. Imagem Cortesia de 3XN

O projeto para o mercado também impulsiona estratégias sustentáveis combinando sistemas de coleta de água da chuva e reciclagem de água cinza, biofiltração e filtragem mecânica. Os sistemas de resíduos também priorizam as melhores práticas de reciclagem para reduzir o desperdício desnecessário. “Sustentabilidade ambiental e social são partes essenciais e inseparáveis do desenho”, explica Kim Herforth Nielsen, fundador da 3XN. “O telhado, as formas paisagísticas, a atmosfera aberta, as vegetações e os materiais que caracterizam a experiência do projeto são exemplos dessa união. Ao longo do desenvolvimento do novo conceito e design do mercado, utilidade pública e sustentabilidade ambiental formaram o núcleo de nossos processos de tomada de decisão”.

Vídeo do Mercado de Peixes de Sydney por 3XN. Imagem Cortesia de 3XN

O projeto do 3XN foi selecionado dentre mais de 60 estúdios de arquitetura internacionais. A construção deve começar em meados de 2019 e deve ser concluída em 2020.

Notícias via: 3XN

3XN divulga projeto para o mercado de peixes de Sydney  - Mais Imagens+ 1

Sobre este autor
Cita: Allen, Katherine. "3XN divulga projeto para o mercado de peixes de Sydney " [3XN Unveils Sloping Design for Sydney Fish Market ] 16 Nov 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905606/3xn-divulga-projeto-para-o-mercado-de-peixes-de-sydney> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.