Concrete Vessel / Atelier FCJZ

Concrete Vessel / Atelier FCJZ - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: Atelier FCJZ; Atelier FCJZ
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  184
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fangfang Tian
  • Colaboradores: Haier
  • Projeto Paisagístico: Original Ecology Landscape Co., Ltd.
  • Consultoria De Estrutura: Minsheng Xu
  • Arquiteto Responsável: Yung Ho Chang
  • Cidade: Chaoyang Qu
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Porta de Entrada de Concreto. Imagem © Fangfang Tian

Concrete Vessel é uma casa experimental que o escritório FCJZ projetou para a exposição China House Vision com curadoria do renomado designer japonês Kenya Hara, atualmente em exibição em Pequim. Temos como parceira corporativa a Haier, uma empresa de eletrodomésticos popular no país.

Elevação Sul. Image © Fangfang Tian

Como o mote da exposição é refletir sobre a habitação do futuro, começamos a imaginar uma casa que conjugaria de forma verdadeira um ambiente com ar fresco, luz natural, plantas vivas e o céu azul, que são recursos escassos no modo de vida atual das cidades, mas com o desafio de manter um grau de privacidade requerido pela vida doméstica.

Mobiliário de Concreto. Imagem © Fangfang Tian

Construída a partir da noção da tradicional casa pátio de Pequim, a casa também apresenta um elemento natural no centro de uma residência introvertida em forma de átrio. No entanto, na nossa versão da casa pátio, as fronteiras entre espaços internos e externos podem ser completamente dissolvidas, assim o pátio torna-se parte do espaço interno da casa, além de parte integral da arquitetura.

Axonométrica
Espaço Interno. Imagem © Fangfang Tian

Um espaço de estar contínuo envolve o pátio e pode ser dividido em dois ou quatro ambientes deslizando as divisórias se houver tal necessidade. Enquanto isso, todos os equipamentos eletrônicos necessários foram totalmente integrados no sistema do edifício.

Átrio e Vegetação. Imagem © Fangfang Tian
Corte
Relação interativa entre espaço interno e externo. Imagem © Fangfang Tian

O sistema estrutural consiste em pilares de aço ao longo da periferia do edifício, com um telhado em balanço e beirais ao redor do pátio. O material utilizado em todas as superfícies, dentro e fora do prédio, incluindo os revestimentos dos eletrodomésticos e dos móveis, é um Concreto Reforçado com Fibra de Vidro (ou GRC) fino de 3 mm, feito a partir de restos de construção reciclados. A espessura fina faz com que esse material seja muito leve, e sua porosidade cria um espaço vivo que respira e filtra o ar ao mesmo tempo que permite a entrada de luz natural.

Planta

Escolhemos o nome do edifício, Concrete Vessel ( em português "Embarcação de Concreto") para levar os visitantes da exposição a descobrirem como o concreto evoluiu para uma nova substância que deixou de impedir a conexão entre a vida e a natureza, pelo contrário, ele agora ajuda a criar uma interface amigável.

Cama de Concreto. Imagem © Fangfang Tian

A pesquisa e desenvolvimento da tecnologia GRC foram conduzidos por Baogui Shiyi  em colaboração com FCJZ.

Efeito luminoso da fachada de concreto. Imagem © Fangfang Tian

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Concrete Vessel / Atelier FCJZ" [Concrete Vessel / Atelier FCJZ] 05 Nov 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/905187/concrete-vessel-atelier-fcjz> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.