Sasaki projeta reserva natural para a preservação do urso panda na China

A Sasaki revelou as últimas imagens de seu projeto para a Reserva de Chengdu, um parque natural destinado a proteger e preservar a vida selvagem do ícone cultural chinês, o urso panda. O masterplan desenvolvido para a reserva natural é mais um esforço da crescente preocupação em “conscientizar a população sobre as principais estratégias de defesa e proteção da espécie e seu habitat natural”.

Com apenas 1.800 exemplares vivendo ainda em estado selvagem, o panda gigante é uma das espécies mais vulneráveis do mundo e seu habitat nativo é extremamente limitado: uma pequena área do oeste da China perto de Chengdu. A cidade é uma das que mais crescem no mundo atualmente. A pesar do rápido avanço da área urbanizada sobre a paisagem natural da região, o governo local definiu a delimitação de uma reserva natural de mais de 69 quilômetros quadrados, configurando uma estrutura voltada para a proteção de uma das espécies mais ameaçadas de extinção no mundo todo.

Sasaki projeta reserva natural para a preservação do urso panda na China - Mais Imagens+ 8

Cortesia de Sasaki

A proposta da Sasaki concentra-se em três pilares fundamentais: a conservação, educação e a pesquisa, com "o objetivo final de proteger e favorecer as condições naturais para que os pandas possam prosperar livremente em seu habitat natural". Os três principais espaços que compõem a estrutura da reserva foram organizados de acordo com suas funções primárias, bem como os níveis de interação humana e níveis de perturbação admitidos.

Cortesia de Sasaki

O primeiro local fica próximo ao aeroporto da cidade e foi projetado para aqueles visitantes que procuram uma estadia breve mas que procuram acompanhar de muito perto todos os esforços que vem sendo feitos para a conservação da espécie. Concebido como uma "porta de entrada para a cidade", o Longquanshan Panda Village "fornecerá uma breve visão da história, dos costumes e da vida selvagem da região, incluindo o o seu maior símbolo, o urso panda".

Cortesia de Sasaki

A segunda estrutura, chamada de "Beihu Panda Park", está voltada para a exploração, contando com um centro de educação para aqueles que procuram uma experiência mais imersiva. Conectado diretamente à cidade de Chengdu através da rede pública de transporte urbano, este espaço apresentará para os cerca de 20 milhões de visitantes anuais como o urso panda vive na floresta, como configura-se seu habitat natural e todos os esforços que vem sendo feitos para protegê-los do perigo de extinção.

Cortesia de Sasaki

O terceiro elemento da reserva e o mais remoto de todos é o Dujiangyan Panda Wilderness, o qual concentra-se principalmente na pesquisa de novas técnicas de reprodução e assimilação dos animais ao ambiente selvagem. A pesquisa desenvolvida no local se concentra fundamentalmente no treinamento de adaptação à transição, "para aclimatar os jovens pandas nascidos em cativeiro antes da liberação final na natureza".

Cortesia de Sasaki

A cidade precisa do panda e o panda precisa da cidade. As novas estruturas da reserva criam uma série de destinos turísticos ao redor de Chengdu, aumentando a consciência pública sobre o nosso panda gigante, educando as pessoas sobre seu habitat natural e destacando todos os esforços de pesquisa voltados à proteção deste complexo e frágil ecossistema. Nosso projeto procura conciliar a crescente urbanização de Chengdu com uma estratégia clara de conservação do vida selvagem do urso panda, fornecendo uma estrutura sustentável que permitirá a prosperidade de ambas.
-Michael Grove, responspavel pela Sasaki

Cortesia de Sasaki

Via: Sasaki

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Sasaki projeta reserva natural para a preservação do urso panda na China" [Sasaki Designs a Panda Reserve in Chengdu, China to Aid Wildlife Preservation] 03 Nov 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/904906/sasaki-projeta-reserva-natural-para-a-preservacao-do-urso-panda-na-china> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.