Projeto de Zaha Hadid no Rio de Janeiro é abandonado

O "Residencial Casa Atlântica", primeiro projeto de Zaha Hadid na América do Sul que seria construído em Copacabana, foi cancelado devido à "demora da prefeitura para liberar a licença de obras e o consequente atraso do lançamento e da inauguração do empreendimento", publicou o jornal O Globo. O condomínio residencial de luxo foi elaborada em 2013 e deveria ter sido lançado a tempo para as Olimpíadas.

Concebido primeiramente como um hotel de luxo, o projeto foi alterado e passaria, então, a abrigar 30 unidades residenciais, além de serviços para os moradores. De acordo com o empresário Omar Peres, que idealizou o empreendimento e contatou Hadid, as obras deveriam ter iniciado em janeiro deste ano, mas os atrasos fizeram com que o grupo de investimento desistisse do projeto e o terreno onde o edifício deveria ser erguido fosse colocado a leilão. 

© ZHA

Adquirido por Peres em 2013, no terreno estava erguida a chamada Casa de Pedra, última residência da Avenida Atlântica, em Copacabana, que foi emolida em outubro daquele mesmo ano. Desde então, o terreno está vazio e cercado por tapumes. 

Sobre os cinco anos de entraves burocráticos que resultaram no cancelamento do projeto, Peres afirma: "O projeto ficou desgastado. Perde o Rio, que deixa de ter o único projeto de Zaha Hadid na América Latina. O projeto é meu. Vou guardá-lo para fazê-lo um dia em algum lugar."

Fonte O Globo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Projeto de Zaha Hadid no Rio de Janeiro é abandonado" 13 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/903771/projeto-de-zaha-hadid-no-rio-de-janeiro-e-abandonado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.