Edifício Único / Turner Arquitectos

© Nico Saieh

Edifício Único / Turner Arquitectos - Mais Imagens+ 12

Santiago, Chile
  • Construtora: M3
  • Calculista: Rafael Gatica
  • Contratante: Inmobiliaria Única
  • Arquitectos A Cargo: Patrick Turner, Josefina Vergara
  • Cidade: Santiago
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Nico Saieh

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício Único é um conjunto residencial de doze apartamentos e oito pavimentos, implantado no setor da Nueva Costanera em Santiago, no Chile. Em sua geometria simples e singela encontra-se oculto um meticuloso projeto de arquitetura, concebido para maximizar as condições de conforto no interior dos apartamentos e para proporcionar uma maior privacidade para seus moradores, evitando que seus usuários incorporem futuramente elementos aleatórios e dispares ao projeto. Uma segunda fachada foi concebida independentemente da estrutura principal, permitindo bloquear a incidência direta dos raios de sol em suas zonas opacas proporcionando um sistema dinâmico de controle solar além de promover maior privacidade para quem olha o edifício desde fora. Como resultado disso, criou-se um contraste único entre uma arquitetura ao mesmo tempo precisa e dinâmica. Vigas metálicas continuas em cada pavimento conectam cada uma das varandas da fachada leste como resto do volume, incorporando ainda os trilhos dos brises.

© Nico Saieh
Corte
© Nico Saieh

O projeto foi concebido segundo os mais altos padrões de conforto térmico, considerando estratégias passivas para minimizar a necessidade do uso de sistemas de condicionamento de ar. A fachada ventilada incorpora ainda um complexo sistema de isolamento com poliuretano pulverizado resistente ao fogo. Para o controle solar foram utilizadas janelas com vidro Low E, as quais encontram-se protegidas pelos brises de chapa perfurada da fachada. Estes elementos dinâmicos foram concebidos com dois objetivos principais, inicialmente para filtrar a luz e controlar a incidência direta dos raios do sol durante as diferentes estações do ano, além de proporcionar uma fachada dinâmica, em constante movimento ao longo do dia e do ano.

© Nico Saieh
Planta
© Nico Saieh

Quanto ao sistema de condicionamento de ar, optamos pela Aerotermia, uma  tecnologia que aproveita a energia da temperatura ambiente. Utilizando um ciclo de resfriamento direto para diminuir a temperatura e o sentido inverso para produzir calor e aquecer a água mediante o uso de uma bomba de calor independente para cada apartamento. O calor por Aerotermia é um sistema bastante sustentável, e está qualificado como um sistema de energia renovável pela União Européia.

© Nico Saieh

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Aurelio González 3450, Vitacura. Santiago, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Único / Turner Arquitectos" [Edificio Único / Turner Arquitectos] 02 Out 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902965/edificio-unico-turner-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.