Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Chile
  5. Turner Arquitectos
  6. 2018
  7. Edifício Único / Turner Arquitectos

Edifício Único / Turner Arquitectos

  • 05:00 - 2 Outubro, 2018
  • Curadoria de Danae Santibañez
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Edifício Único / Turner Arquitectos
© Nico Saieh
© Nico Saieh

© Nico Saieh © Nico Saieh © Nico Saieh © Nico Saieh + 17

© Nico Saieh
© Nico Saieh

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício Único é um conjunto residencial de doze apartamentos e oito pavimentos, implantado no setor da Nueva Costanera em Santiago, no Chile. Em sua geometria simples e singela encontra-se oculto um meticuloso projeto de arquitetura, concebido para maximizar as condições de conforto no interior dos apartamentos e para proporcionar uma maior privacidade para seus moradores, evitando que seus usuários incorporem futuramente elementos aleatórios e dispares ao projeto. Uma segunda fachada foi concebida independentemente da estrutura principal, permitindo bloquear a incidência direta dos raios de sol em suas zonas opacas proporcionando um sistema dinâmico de controle solar além de promover maior privacidade para quem olha o edifício desde fora. Como resultado disso, criou-se um contraste único entre uma arquitetura ao mesmo tempo precisa e dinâmica. Vigas metálicas continuas em cada pavimento conectam cada uma das varandas da fachada leste como resto do volume, incorporando ainda os trilhos dos brises.

© Nico Saieh
© Nico Saieh
Corte
Corte
© Nico Saieh
© Nico Saieh

O projeto foi concebido segundo os mais altos padrões de conforto térmico, considerando estratégias passivas para minimizar a necessidade do uso de sistemas de condicionamento de ar. A fachada ventilada incorpora ainda um complexo sistema de isolamento com poliuretano pulverizado resistente ao fogo. Para o controle solar foram utilizadas janelas com vidro Low E, as quais encontram-se protegidas pelos brises de chapa perfurada da fachada. Estes elementos dinâmicos foram concebidos com dois objetivos principais, inicialmente para filtrar a luz e controlar a incidência direta dos raios do sol durante as diferentes estações do ano, além de proporcionar uma fachada dinâmica, em constante movimento ao longo do dia e do ano.

© Nico Saieh
© Nico Saieh
Planta
Planta
© Nico Saieh
© Nico Saieh

Quanto ao sistema de condicionamento de ar, optamos pela Aerotermia, uma  tecnologia que aproveita a energia da temperatura ambiente. Utilizando um ciclo de resfriamento direto para diminuir a temperatura e o sentido inverso para produzir calor e aquecer a água mediante o uso de uma bomba de calor independente para cada apartamento. O calor por Aerotermia é um sistema bastante sustentável, e está qualificado como um sistema de energia renovável pela União Européia.

© Nico Saieh
© Nico Saieh

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Único / Turner Arquitectos" [Edificio Único / Turner Arquitectos] 02 Out 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902965/edificio-unico-turner-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.