Espaço Caleidoscópio: Gesto Arquitetura recebe menção honrosa em concurso na Coreia do Sul

Descrição enviada pela equipe de projeto. O concurso internacional visou a escolha de um projeto para abrigar a nova sede do Escritório Metropolitano de Educação de Seoul, na Coréia do Sul. Trata-se de um terreno inserido num contexto de contínua reconversão urbana, onde novas relações estão sendo previstas através do zoneamento e diretrizes para futuros usos e ocupação do território, e ao mesmo tempo um forte marco na memória coletiva em função de usos tradicionais como o da Escola Superior para MeninasSudo Girls’ High School ou do antigo campo das Forças Armadas dos Estados Unidos - Yongsan US Army Camp, e a presença da Montanha Namsan na paisagem do entorno.

Buscavam-se propostas arquitetônicas integradas e comprometidas com as expectativas de mudanças do uso do solo urbano e das relações sociais e culturais decorrentes do programa da arquitetônico que deverá abrigar a inteligência dos programas educacionais do país, devendo ser um exemplo de comprometimento com as questões relativas à sustentabilidade e passíveis de certificação.

Espaço Caleidoscópio: Gesto Arquitetura recebe menção honrosa em concurso na Coreia do Sul - Fachada, Pilar, Arcada
Cortesia de Gesto Arquitetura

Neste sentido, a implantação e o edifício seriam indutores das transformações urbanísticas pretendidas para o território.

Descrição do projeto

ESPAÇO CONTEMPORÂNEO | PERMEABILIDADE URBANA | CONCEPÇÃO AMBIENTAL INTEGRADA

A proposta arquitetônica e urbanística favorece a permeabilidade, a integração e potencializa as conexões nos diversos níveis e escalas.

Espaço Caleidoscópio: Gesto Arquitetura recebe menção honrosa em concurso na Coreia do Sul - Viga, Fachada
Cortesia de Gesto Arquitetura

Destacamos alguns fatores estruturantes como a representatividade dos espaços enquanto cidade desejável em termos de relações socioculturais, a memória relacionada à paisagem, a história, a cultura e a inovação de soluções técnicas e sistemas construtivos comprometidos com a responsabilidade socioambiental.

Espaço Caleidoscópio: Gesto Arquitetura recebe menção honrosa em concurso na Coreia do Sul - Fachada, Viga
Cortesia de Gesto Arquitetura

Os espaços propostos permitem flexibilidade de usos e arranjos.

O paisagismo se caracteriza pela interatividade, funcionalidade e proporcionará a implantação de hortas comunitárias, painéis de captação de energia solar e sistemas de captação de água de chuva conjugados com jardins filtrantes.

  • Arquitetos

  • Autoria do Projeto

    Newton Massafumi Yamato e Tânia Regina Parma
  • Coautoria

    Jeong Bok Hwang (arquiteto), Jun Hun Nam (arquiteto / tradução), Ryan Kim (arquiteto / tradução), Yuri Parma Yamato (arquiteto)
  • Área

    106689.0 m2
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Eduardo Souza. "Espaço Caleidoscópio: Gesto Arquitetura recebe menção honrosa em concurso na Coreia do Sul" 19 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902335/espaco-caleidoscopio-gesto-arquitetura-recebe-mencao-honrosa-em-concurso-na-coreia-do-sul> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.