Apartamento Itapicuru / Coletivo de Arquitetos + Entre Arquitetos

Apartamento Itapicuru / Coletivo de Arquitetos + Entre Arquitetos - Mesa, Prateleira, Cadeira, BancadaApartamento Itapicuru / Coletivo de Arquitetos + Entre Arquitetos - Sofá, MesaApartamento Itapicuru / Coletivo de Arquitetos + Entre Arquitetos - PortaApartamento Itapicuru / Coletivo de Arquitetos + Entre Arquitetos - Imagem 5 de 10Apartamento Itapicuru / Coletivo de Arquitetos + Entre Arquitetos - Mais Imagens+ 5

  • Arquitetos: Coletivo de Arquitetos, Entre Arquitetos; Coletivo de Arquitetos, Entre Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  95
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Guile Amadeu
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Art Steel, Elite Superfície, Mafuz, NS Brazil, Portobello
Apartamento Itapicuru / Coletivo de Arquitetos + Entre Arquitetos - Sofá, Mesa
© Guile Amadeu

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento Itapicuru, localizado no bairro de Perdizes em São Paulo, foi projetado para um jovem administrador onde solicitou como premissa que seu apartamento fosse acolhedor para receber visitas e possibilitar maior interação entre os ambientes de refeições e área de estar. Originalmente, o apartamento da década de 70 com 95m², era subdivido por três dormitórios, apenas um banheiro, sala, cozinha, depósito e lavabo para serviços, o que tornava os ambientes muito segmentados entre si.

Axonométrica

O partido do projeto foi integrar os ambientes de forma a aumentar a claridade e amplitude visual através de um único elemento organizador: uma estante central em chapa metálica de 3mm desenhada para receber múltiplas funções. Expositor de objetos pessoais para a sala, assentos para a mesa de jantar, e armários que ora ficam voltados para a cozinha ora se voltam para o quarto principal, buscando a partir de um gesto único resolver as necessidades dos ambientes.

Apartamento Itapicuru / Coletivo de Arquitetos + Entre Arquitetos - Porta
© Guile Amadeu

A estante possui um desenho minimalista a fim de potencializar a exibição dos objetos pessoais do morador tornando-se um aparato de memória, que gradualmente se transforma ao longo do tempo.

Apartamento Itapicuru / Coletivo de Arquitetos + Entre Arquitetos - Mesa, Prateleira, Cadeira, Bancada
© Guile Amadeu

Os quartos foram transformados em suítes, a partir da redistribuição da infra-estrutura de hidráulica e alvenarias originais do espaço. Além disso, esses ambientes íntimos foram envolvidos em um núcleo por painéis verdes em mdf, que ora são portas para o acesso aos quartos ou ao lavabo, e ora são fixos envelopando a vedação. Os painéis verdes se tornam o pano de fundo da estante metálica branca, o que garante seu destaque como um elemento escultórico do espaço.

Planta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Itapicuru, 422 - Perdizes, São Paulo - SP, 01155-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Itapicuru / Coletivo de Arquitetos + Entre Arquitetos" 20 Set 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/901388/apartamento-itapicuru-entre-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.