5º Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake Akzonobel anuncia os vencedores

Na última quinta-feira, durante a inauguração da exposição dos 13 projetos finalistas – selecionados entre os 244 inscritos, provenientes de 17 Estados brasileiros e Distrito Federal – foram anunciados os vencedores do 5º Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel.

Conheça a seguir os premiados:

Hors concours
Sesc 24 de Maio (São Paulo – SP)
Arquitetura: Paulo Mendes da Rocha + MMBB Arquitetos / Paulo Mendes da Rocha, Marta Moreira, Milton Braga e Fernando de Mello Franco

Sesc 24 de Maio / Paulo Mendes da Rocha + MMBB Arquitetos. © Flagrante / Romullo Fontenelle

1º Lugar
Parque Novo Santo Amaro V (São Paulo – SP)
Arquitetura: Vigliecca & Associados / Héctor Vigliecca, Luciene Quel, Neli Shimizu e Ronald Werner Fiedler

Residencial Parque Novo Santo Amaro V / Vigliecca & Associados. © Leonardo Finotti . Image Cortesia de Instituto Tomie Ohtake

2º Lugar
Hostel Villa 25 (Rio de Janeiro- RJ)
Arquitetura: C+P Arquitetura / Rodrigo Calvino e Diego Portas

Hostel Villa 25 / C+P Arquitetura. Image Cortesia de Instituto Tomie Ohtake

3º Lugar
Casa no Cerrado
(Moeda – MG)
Arquitetura: Vazio S/A / Carlos M. Teixeira

Casa no Cerrado / Vazio S/A. © Gabriel Castro. Image Cortesia de Instituto Tomie Ohtake

Menção Honrosa - Sustentabilidade
Vila Taguaí (Carapicuíba, SP)
Arquitetura: Cristina Xavier Arquitetura / Cristina Xavier

Vila Taguai / Cristina Xavier Arquitetura. © Daniel Ducci. Image Cortesia de Instituto Tomie Ohtake

Menção Honrosa - Cor
Residência em Gonçalves (Gonçalves – MG)
Arquitetura: André Vainer Arquitetos / André Vainer

Residência em Gonçalves / André Vainer Arquitetos. © Tuca Reines. Image Cortesia de Instituto Tomie Ohtake

Os vencedores serão contemplados com viagens para três países da América Latina: 1o Lugar - Havana, Cuba; 2o Lugar - Medellín, Colômbia; e o 3o Lugar - Lima, Peru.  

Na mostra, que fica em cartaz até dia 23 de setembro, no Instituto Tomie Ohtake, estão reunidos, além dos premiados, os demais finalistas: Cais do Sertão / Recife – PE (Brasil Arquitetura - Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz e Pedro Del Guerra); Casa 711H / Brasília – DF ( BLOCO Arquitetos - Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco); Casa do Carnaval / Salvador – BA (A&P arquitetura e urbanismo - Alexandre Prisco Paraíso Barreto e Nivaldo de Andrade Junior); Estúdios Ouro Preto / Sete Lagoas – MG (Arquitetos Associados - Carlos Alberto Maciel e Ulisses Mikhail Jardim Itokawa); Residência Piracaia / Piracaia – SP (Nitsche Arquitetos Associados Ltda - Lua Nitsche e Pedro Nitsche); Sede de uma Fábrica de Blocos / Avaré – SP (Vão - Anna Juni, Enk te Winkel e Gustavo Delonero); Vila Amélia / Sertãozinho – SP (VAGA - Fernando O’Leary, Pedro Domingues e Pedro Faria).

O júri da 5ª edição foi formado pelos arquitetos Adriana Benguela, Fábio Mariz Gonçalves, José Lira, Marcos Boldarini e Priscyla Gomes. Em 2018, registrou-se um aumento de 31,18% no volume de inscrições em relação à edição anterior. Entre os finalistas há obras localizadas em São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Distrito Federal, Bahia e Rio Janeiro.

Com o Prêmio, o Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel continuam a mapear a produção arquitetônica contemporânea, ao destacarem, pelo quinto ano consecutivo, projetos significativos construídos no panorama atual brasileiro. A relação urbana e o comprometimento com o sítio de implantação e a sustentabilidade, bem como a inventividade projetual e construtiva são os critérios fundamentais que norteiam o 5º Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel.

O Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel desde a sua primeira edição (2014), recebeu 764 projetos inscritos. Na edição passada, 2017, o 1º lugar ficou com Adriana Benguela (Rosenbaum + Aleph Zero) com o projeto Moradas Infantis (Formoso do Araguaia, TO, 2015), enquanto Marcos Paulo Caldeira (MM18) foi o segundo colocado, com o Mirante 9 de Julho (São Paulo, SP, 2015), e Enk te Winkel (Vão) foi o terceiro, com o projeto Subsolanus (Cidade do México DF, México, 2015).

Sobre o Prêmio de Arquitetura

O Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel é destinado exclusivamente a arquitetos brasileiros ou estrangeiros, que vivam no Brasil há pelo menos dois anos, e com projetos construídos durante os últimos dez anos. Arquitetos, escritórios de arquitetura ou coletivos de arquitetos podem se inscrever com mais de um projeto, o que contribui para demonstrar um panorama da arquitetura brasileira nos seus mais variados contextos.

A premiação é resultado de uma parceria entre o Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel, multinacional holandesa que atua nos segmentos de tintas, revestimentos e especialidades químicas e se insere nas perspectivas do Instituto, enquanto instituição cultural, ao promover iniciativas no campo da arquitetura, do urbanismo e do design.

Sobre o Júri

Adriana Benguela
Arquiteta, formada pela Universidade Estadual Paulista, com experiência em planejamento e coordenação de projetos de arquitetura, design e inovação, é diretora executiva da Rosenbaum. Atuou em mais de 300 projetos de arquitetura e interiores na Rosenbaum desde 1998. Sócia da Rosenbaum desde 2004, trabalha com os novos clientes na construção de modelos de negócios customizados para arquitetura, design de produto, co-branding, e projetos co-criativos. No modelo de atuação em rede que faz parte dos valores da Rosenbaum, desenvolve o modelo comercial, planejamento e a arquitetura de equipe, fazendo a ponte entre as pessoas, os projetos e os processos.

Fábio Mariz Gonçalves
Graduação pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo em 1986 e doutorado em 1999. Onde leciona desde 1989, sendo professor em regime integral desde 2009. Presidiu a Comissão de Graduação entre 2009 e 2014. Lecionou na Universidade São Judas Tadeu, no Centro Universitário das Faculdades Alcântara Machado, na Universidade Brás Cubas, Universidade Ibirapuera e coordenou o curso de arquitetura de Universidade Anhembi Morumbi. Sócio do escritório Projeto Paulista de Arquitetura entre 1989 e 2003. Tem experiência na área de projetos de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em: projeto de arquitetura, desenho urbano, urbanismo, paisagem urbana e paisagismo. Entre julho de 2014 e janeiro de 2017 foi Diretor do Departamento de Urbanismo – DEURB da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano – SMDU da Prefeitura de São Paulo. Entre janeiro e dezembro de 2016 foi Presidente da Comissão de Proteção da Paisagem Urbana – CPPU.

José Lira
Arquiteto e Urbanista, Professor Titular da FAU-USP. Realizou pesquisas de pós-doutorado em Columbia University (2009) e na École Nationale Supérieure d’Architecture de Paris (2015). Dirigiu o Centro de Preservação Cultural/ Casa de Dona Yayá da USP entre 2010 e 2014. Curador de exposições na Casa de Dona Yayá, Centro
Universitário Maria Antônia, XI Bienal de Arquitetura de São Paulo e III Bienal de Design de Istambul. Autor de O Visível e o Invisível na Arquitetura Brasileira (DBA, 2017) e Warchavchik: Fraturas da Vanguarda (Cosac & Naify, 2011), editor da Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, além de co-organizador das coletâneas Domesticidade, Gênero e Cultura Material (Edusp, 2017) , Memória, Trabalho e Arquitetura (Edusp/ CPC, 2013), São Paulo: os estrangeiros e a construção das cidades (Alameda, 2011), Tempo, Cidade e Arquitetura (FAU-USP/ Annablume, 2007), e da 4ª. edição de Caminhos da Arquitetura , de Vilanova Artigas (Cosac & Naify, 2004).

Marcos Boldarini
Arquiteto e Urbanista, professor universitário na Associação Escola da Cidade – Arquitetura e Urbanismo (AEC), coordena e desenvolve projetos de urbanização de assentamentos precários, habitação de interesse social, equipamentos e espaços públicos há mais de 15 anos. Autor de projetos premiados. Um dos representantes do Brasil na XII Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, em 2010. Titular do escritório Boldarini Arquitetos Associados, com trabalhos selecionados para as bienais internacionais de arquitetura de Veneza (2002, 2010, 2012 e 2018), Roterdã (2009 e 2012), Quito (2010), Buenos Aires 2012 e São Paulo (2011, 2013), premiado nas três últimas.

Priscyla Gomes
Arquiteta formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo onde concluiu seu Mestrado em Teoria e História das Artes. Atualmente é curadora associada do Instituto Tomie Ohtake, tendo curado exposições como: É como dançar sobre arquitetura (2017), Coisas sem nomes (2015), E se quebrarem as lentes empoeiradas? (2015), Medos modernos (2014), entre outras. Integra a equipe de curadoria da 5 a edição do Arte/Cidade: Linha Metálica, junto a Nelson Brissac. Desde 2015, coordena o Filming Architecture, workshop acadêmico

Sobre a AkzoNobel

A AkzoNobel é apaixonada por tinta. Somos especialistas e temos orgulho de produzir tintas e revestimentos, estabelecendo o padrão em cor e proteção desde 1792. Nosso portfólio de marcas de classe mundial – incluindo Coral, International, Sikkens e Interpon - conta com a confiança dos nossos clientes em todo o mundo. Com sede na Holanda, operamos em mais de 80 países e empregamos cerca de 35000 pessoas talentosas que são apaixonadas em entregar produtos e serviços de alto desempenho aos nossos clientes. A conclusão da venda do nosso negócio de Specialty Chemicals (Especialidades Químicas) está prevista para final de 2018. Para mais informações, por favor, acesse www.akzonobel.com.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "5º Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake Akzonobel anuncia os vencedores " 25 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/900761/5o-premio-de-arquitetura-instituto-tomie-ohtake-akzonobel-anuncia-os-vencedores> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.