Casa PLM / Luiz Paulo Andrade Arquitetos

Casa PLM / Luiz Paulo Andrade Arquitetos

Casa PLM / Luiz Paulo Andrade Arquitetos - FachadaCasa PLM / Luiz Paulo Andrade Arquitetos - Mesa, Cadeira, Aido, PátioCasa PLM / Luiz Paulo Andrade Arquitetos - Mesa, Sofá, Cadeira, Janela, Viga, Terraço, PátioCasa PLM / Luiz Paulo Andrade Arquitetos - Escada, Vidro, CorrimãoCasa PLM / Luiz Paulo Andrade Arquitetos - Mais Imagens+ 43

Bragança Paulista, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1466
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nelson Kon
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  A Lot of Brazil, Artecor, Brastemp, Carbono, Carlos Motta, Celina Dias Dipanny, Deca, Decameron, Dpot, Interbagno, Jacuzzy, Joshua, Kohler, Lumini, Mac Valvèe, Paschoal Abrosio, Portobello, Pulsar, Punto e Filo, Reka Iluminação, +7
Casa PLM / Luiz Paulo Andrade Arquitetos - Fachada
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa foi concebida para um casal que acaba de se retirar da vida profissional. O objetivo principal foi criar um lugar de refúgio, confortável, que dialogue de forma direta com o entorno e com a paisagem. Uma casa para receber a família e amigos. A casa foi preparada para receber confortavelmente o casal até os últimos momentos de vida, objetivando tornar-se a residência principal e definitiva de ambos.

Casa PLM / Luiz Paulo Andrade Arquitetos - Fachada
© Nelson Kon

Dada a razoável declividade do terreno, dividimos o amplo programa da casa em 3 níveis com usos muito bem definidos. Cada nível é um volume retangular colocado um ao outro de maneira transversal, formando um conjunto arquitetônico composto por amplas linhas ortogonais. Dessa forma, partimos da definição de um nível intermediário, pouco abaixo do novel da rua, onde concentram-se todas as atividades e usos que de alguma forma podem fazer parte da vida do casal. Este nível foi concebido para ser autossuficiente, como uma casa térrea, permitindo acesso fácil a todos os ambientes.

Casa PLM / Luiz Paulo Andrade Arquitetos - Floresta
© Nelson Kon
Casa PLM / Luiz Paulo Andrade Arquitetos - Imagem 48 de 48
Cortes
Casa PLM / Luiz Paulo Andrade Arquitetos - Fachada
© Nelson Kon

Neste pavimento, encontram-se além da ampla suíte do casal e uma suíte de hóspedes, home theater, living, jantar, cozinha e depósitos, spa, lavabo e a tão desejada adega. Todos esses ambientes são diretamente integrados com toda a área de lazer, que inclui um amplo terraço, área gourmet, deck, sauna e piscina. A divisão entre espaços interiores e exteriores é propositalmente disfarçada por amplos panos de vidro que se escondem dentro das paredes oferecendo total integração aos ambientes.

No nível inferior foram colocados garagem, academia, lavanderia, áreas técnicas e demais dependências de empregados.

Casa PLM / Luiz Paulo Andrade Arquitetos - Cadeira, Jardim
© Nelson Kon
Casa PLM / Luiz Paulo Andrade Arquitetos - Imagem 47 de 48
Plantas
Casa PLM / Luiz Paulo Andrade Arquitetos - Cadeira
© Nelson Kon

O volume superior assume o protagonismo da composição pois possui caráter mais formal e simbólico estando “encaixado" sobre o nível intermediário que passa a se esconder na paisagem. O nível superior abriga as duas amplas suítes dos filhos além de uma de hóspedes e uma grande suíte para crianças. Estes ambientes são servidos por uma copa de apoio.

Casa PLM / Luiz Paulo Andrade Arquitetos - Fachada, Janela
© Nelson Kon

A inspiração do projeto tem como base a linguagem arquitetônica modernista e sua tradição de composição de grandes volumes ortogonais. Procura minimizar formas, ambientes e acabamentos de maneira a compor um grande cenário onde os protagonistas são os indivíduos. O desenho de interior é composto por referências a diversos momentos da produção nacional e completa a ambientação com ênfase na madeira e cores que se inspiram na paisagem e na natureza.

Os materiais escolhidos fazem parte do repertório da arquitetura moderna paulista, abusando do uso do concreto e madeira. Para os caixilhos, foi escolhido o alumínio.

Casa PLM / Luiz Paulo Andrade Arquitetos - Mesa, Cadeira, Aido, Pátio
© Nelson Kon
Casa PLM / Luiz Paulo Andrade Arquitetos - Escada, Vidro, Corrimão
© Nelson Kon

O maior desafio no projeto foi implantar a casa de maneira a equalizar o grande nível comum de convivência e a grande declividade do lote, respeitando a paisagem e sem agredir o perfil natural do terreno.

O espaço que abriga o living e jantar funciona como um grande articulador de todos os ambientes, conectando-se à rua, aos espaços de lazer, de um lado à área íntima do nível térreo e de outro lado conecta-se às escadas que por sua vez, ligam todos os demais espaços.

Casa PLM / Luiz Paulo Andrade Arquitetos - Corrimão
© Nelson Kon
Casa PLM / Luiz Paulo Andrade Arquitetos - Pia, Banheiro, Banheira
© Nelson Kon

As longas linhas de composição da casa estão, de forma delicada, implantadas paralelamente ao desenho do lote. A implantação do térreo abaixo da rua, “esconde" o volume, acentuando apenas o volume superior, menor, que se mostra pairando sobre o terreno.

O conceito do design de interiores, acompanha as longas linhas de composição da casa estão, de forma delicada, implantadas paralelamente ao desenho do lote. A implantação do térreo abaixo da rua, “esconde" o volume, acentuando apenas o volume superior, menor, que se mostra pairando sobre o terreno.

Casa PLM / Luiz Paulo Andrade Arquitetos - Mesa, Cadeira
© Nelson Kon
Casa PLM / Luiz Paulo Andrade Arquitetos - Mesa, Sofá, Cadeira
© Nelson Kon

Foram utilizadas obras de arte e peças de design assinado. Para o Living, a obra de João Castilho “Dois Sóis” é protagonista do ambiente com cores contrastantes com a parede de concreto. As peças Design de interiores são assinadas por designers brasileiros como: Pedro Franco, Sergio Rodrigues, Alfio Lisi, Marcus Ferreira, Carlos Motta, Luiz Paulo, Ana Neute, Alfredo Barbosa de Oliveira, Guilherme Wentz, Irmãos Campana, Jader Almeida, Baraúna, Aristeu Pires, Paulo Mendes da Rocha.

Casa PLM / Luiz Paulo Andrade Arquitetos - Mesa, Cadeira, Iluminação, Janela
© Nelson Kon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa PLM / Luiz Paulo Andrade Arquitetos" 21 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898577/casa-plm-luiz-paulo-andrade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.