Coffeetown Salvador / TRPC Arquitetos

Coffeetown Salvador / TRPC Arquitetos

Coffeetown Salvador / TRPC Arquitetos - Mesa, Bancada, Cadeira, CozinhaCoffeetown Salvador / TRPC Arquitetos - Prateleira, Mesa, Janela, CadeiraCoffeetown Salvador / TRPC Arquitetos - Mesa, Cadeira, Janela, VigaCoffeetown Salvador / TRPC Arquitetos - Banheiro, Bacia SanitáriaCoffeetown Salvador / TRPC Arquitetos - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: TRPC Arquitetos; TRPC Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  270
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Manuel Sá
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artesian, By Kamy, Cadeiras, Deca, Decor Tiles, Desmobilia, Louças, Metais, Poltronas, Portodesign, Revestimento Barista, Revestimento Sanitário, Tapete, Thonet, Tok&Stok, Tolix
Coffeetown Salvador / TRPC Arquitetos - Imagem 6 de 22
© Manuel Sá

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é a reforma de um imóvel antigo, localizado na Avenida Sete de Setembro, em Salvador, a 2km do Centro Histórico, para abrigar uma cafeteria de rua, estabelecendo uma conversa entre elementos existentes e aqueles adicionados ao espaço.

Coffeetown Salvador / TRPC Arquitetos - Mesa, Cadeira, Janela
© Manuel Sá

As clientes manifestaram um desejo de ter uma árvore como ponto focal do salão da cafeteira. Para tanto, foi realizada a demolição de parte da laje do primeiro pavimento criando um espaço com pé-direito duplo capaz de abrigar a copa de uma árvore de médio porte (Chloroleucon tortum), também foram instaladas claraboias na cobertura, que complementam a iluminação natural. Esse espaço foi integrado ao salão da cafeteria, contando com uma mesa coletiva abaixo da copa da árvore, um grande sofá de couro encostado na parede e mesas menores para duas e quatro pessoas. Para dar acesso ao mezanino, foi instalada uma escada metálica com degraus em madeira que levam a uma outra área com mesas, um lounge com sofás e poltronas, e um sanitário. A iluminação dessa área é composta de luminárias em trilho, letreiro neon e 95 pendentes que dominam o espaço, formando uma constelação acima do salão.

Coffeetown Salvador / TRPC Arquitetos - Prateleira, Mesa, Janela, Cadeira
© Manuel Sá
Corte Salão
Coffeetown Salvador / TRPC Arquitetos - Imagem 13 de 22
© Manuel Sá

Para abrigar o sanitário térreo, foi proposto um volume que serve simultaneamente como barreira visual para o salão e como quadro negro para o cardápio ao fundo do balcão do barista. Este sanitário é um espaço voltado para todos os gêneros e adequado para pessoas com deficiência. Vimos a adequação do espaço não como uma limitação, mas como uma oportunidade de explorar novas percepções. Assim, o sanitário foi concebido de maneira criativa proporcionando uma nova experiência a todos, independentemente da sua condição. Para tanto, exploramos a estética da Optical Art, através da criação de um grid em preto e branco ao revestir todas as superfícies com pastilhas cerâmicas e instalar um espelho no teto, o que proporciona uma experiência semelhante a todos os usuários e gera igualdade na diferença. Nesse contexto, as barras de acessibilidade se integram aos demais metais pretos criando silhuetas gráficas em meio ao grid dos planos.

Planta - Térreo
Coffeetown Salvador / TRPC Arquitetos - Imagem 10 de 22
© Manuel Sá
Sanitário Mezanino

O sanitário do mezanino dá continuidade à estética da Optical Art, explorando um outro tipo de percepção do espaço. Aqui o grid de pastilhas cerâmicas serve como plano de fundo para um jogo de reflexos que coloca o observador em um quadro emoldurado por um jardim vertical. Esse efeito é proporcionado pela integração visual com a área de iluminação em frente através de uma abertura seca sobre a pia. O espelho, localizado na parede oposta, reflete a abertura do sanitário e maximiza a entrada de luz natural no ambiente, integrando o interno e o externo em uma Op Art tropical. O reflexo do grid no espelho cria uma ilusão de profundidade que dilata o espaço e estimula a participação do observador.

Coffeetown Salvador / TRPC Arquitetos - Tijolo, Fachada, Jardim
© Manuel Sá

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Sete de Setembro, Salvador - BA, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Coffeetown Salvador / TRPC Arquitetos" 23 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898035/coffeetown-salvador-trpc-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.