O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Arquitetura Paulistana #57: Teatro Brasileiro de Comédia / Urdi Arquitetura

Arquitetura Paulistana #57: Teatro Brasileiro de Comédia / Urdi Arquitetura

Arquitetura Paulistana #57: Teatro Brasileiro de Comédia / Urdi Arquitetura

No encontro 57 do curso livre Arquitetura Paulistana, ministrado pelo arquiteto Marco Artigas, os alunos visitaram o Teatro Brasileiro de Comédia, projetado pelo escritório Urdi Arquitetura. Iniciado em 2013, o projeto tem mais de 3 mil metros quadrados de área construída e envolveu a colaboração de profissionais da área de luminotécnica, audiovisual, acústica e engenharia estrutural.

Fundado em 1948 pelo italiano Franco Zampari, o Teatro Brasileiro de Comédia abrigou o primeiro grupo de teatro profissional da cidade e ajudou a escrever grande parte da história do teatro brasileiro, tantos pelas montagens que recebeu quanto pelos artistas que ajudou a formar. Depois de passar por vários proprietários e reformas, o edifício foi adquirido pela FUNARTE, que encomendou um projeto que não apenas o recuperasse, mas o convertesse em um centro cultural que representasse uma nova fase da vida do TBC – no contexto da recuperação do bairro da Bela Vista como polo cultural da cidade.

O projeto desenvolvido reorganiza circulações e áreas de convívio, recuperando as relações espaciais originais do edifício com a rua, através da reabertura dos balcões da fachada principal. Esta fachada recebe intervenções determinadas por um projeto específico de restauro, onde suas alvenarias e caixilhos voltam a destacar, com o apoio do projeto luminotécnico, as características arquitetônicas originais do edifício.

A intervenção tem ainda como objetivo a valorização da materialidade construtiva original do conjunto, escondida ao longo do tempo por camadas sucessivas de novos revestimentos. A nova estrutura metálica complementa e revela sólidas paredes de alvenaria, que junto aos pisos de ladrilho hidráulico identificam os vários usos conectados que configuram o centro cultural, agora dotado de uma infraestrutura cenotécnica moderna e completa, tanto para suas salas de espetáculo quanto para as galerias de exposição.

Assista ao vídeo do encontro dos alunos do Arquitetura Paulistana com os arquitetos do Urdi Arquitetura, a seguir.

* Texto fornecido pelos arquitetos. 

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Arquitetura Paulistana #57: Teatro Brasileiro de Comédia / Urdi Arquitetura" 12 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897740/arquitetura-paulistana-number-57-teatro-brasileiro-de-comedia-urdi-arquitetura> ISSN 0719-8906