Conferência | Urbanismo táctico – Placemaking

O Projeto "Corredor Sur", parceria entre os Coletivos TransLAB.URB (Porto Alegre - Brasil), Urbanismo Vivo (Buenos Aires - Argentina) e a FADU - Faculdade de Arquitetura, Design e Urbanismo / Udelar - Universidade da República (Montevideo - Uruguay), iniciado em Novembro de 2017, começa a colher os primeiros frutos.

Partindo da ideia de promover intercâmbios de boas práticas da atuação ativista urbana, com realidade da Academia e visando desdobramentos também com a aproximação com a Sociedade Civil, Setor Privado e Administração Pública, este corredor de integração regional vem trabalhando no primeiro semestre as possibilidades de projetos de intervenção urbana a partir de metodologias e ferramentas oriundas do Placemaking e Urbanismo tático.

A turma da cadeira de Projeto Urbano Básico do Atelier Taller Schelotto trabalhou intervenções urbanas através do contato direto com moradores de diferentes bairros de Montevideo, entendendo necessidades simples e de baixo custo, que pudessem ser financiadas pelo sistema de Orçamento Participativo da cidade.

Ao final foram selecionadas 04 propostas, que serão executadas pelos estudantes, professores, Coletivos parceiros e moradores, no final de semana dos dias 29 (sexta), 30 (sábado) de Junho e 01 (domingo) de Julho.

As atividades iniciam com a palestra aberta, na Faculdade de Arquitetura na capital uruguaia, com os Coletivos TransLAB.URB (Porto Alegre - Brasil) e Urbanismo Vivo (Buenos Aires - Argentina) falando um pouco sobre os conceitos de Placemaking e Urbanismo Tático, suas experiências de atuação junto às comunidades e contando um pouco dos próximos passos do Projeto Corredor Sur.

Após a palestra, na noite do dia 29, ocorre a primeira intervenção na Plaza España, no sábado ocorrerão mais duas, uma no Parque Baroffio e outra no Parque linear da Villa Garcia, e finalizando, no domingo ocorrerá a última intervenção no campo de futebol do Apex no bairro Cerro.

É possível acompanhar mais nas redes sociais dos coletivos, e também buscando a hashtag #corredorsur no instagram.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Conferência | Urbanismo táctico – Placemaking" 28 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897246/conferencia-urbanismo-tactico-nil-placemaking> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.