Apartamento Santana / Atelier Aberto Arquitetura

Apartamento Santana / Atelier Aberto Arquitetura - Bancada, Mesa, Cadeira, VigaApartamento Santana / Atelier Aberto Arquitetura - Mesa, Bancada, CadeiraApartamento Santana / Atelier Aberto Arquitetura - FachadaApartamento Santana / Atelier Aberto Arquitetura - Iluminação, CadeiraApartamento Santana / Atelier Aberto Arquitetura - Mais Imagens+ 85

  • Arquitetos: Atelier Aberto Arquitetura; Atelier Aberto Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  65
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Armazém Do Piso, Beaulieu, Brillia, Cia das Calhas, Deca, Docol, Elevato, Eliane, Esquadrias Peres, Ferragem Soliv, Gunter, Indoor Tecidos, Luccin, MB Led, Montelupo, Olivo, Portal Dos Varais, Reis Glass, SULINA ILUMINAÇÃO, SantaLuzia, +2
Apartamento Santana / Atelier Aberto Arquitetura - Fachada
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse apartamento de 65 m², 2 dois dormitórios, localizado em Porto Alegre/RS, foi projetado para esse jovem casal e duas gatas. Ele estudante de medicina e ela, de arquitetura. As gatas, uma frajola e a outra preta, atletas por natureza, são adeptas da prática de salto em altura.

A futura arquiteta, que se veste somente de preto, branco e cinza, não ia querer diferente para o seu novo lar. Além do minimalismo como premissa, também estava a vontade de ter um apartamento adaptado às felinas.

Apartamento Santana / Atelier Aberto Arquitetura - Iluminação, Cadeira
© Marcelo Donadussi

Não foram feitas grandes modificações na planta, apenas a remoção de duas paredes. Uma que escondia parcialmente a cozinha e outra entre suíte e banheiro, trazendo luz a esta peça.

Apartamento Santana / Atelier Aberto Arquitetura - Cama, Dormitório, Armário
Suíte gif

A configuração original do apartamento era bastante clara: uma longa parede separando o setor dos quartos da parte social e da cozinha. A proposta de renovação partiu de uma premissa básica: explorar o eixo longitudinal do apartamento, criando uma sequência de ambientes que permitissem otimizar os espaços.

Planta

O programa pedia uma área íntima mais reservada, com a suíte do casal e um escritório; e tanto sala, quanto cozinha, faziam parte do espaço de convívio constante. Receber os amigos era um dos programas preferidos do casal.

Outro recurso empregado na ampliação do estar foi o piso único, em tacos de madeira tauari com paginação espinha de peixe, que se estende para a cozinha e área de serviço.

Apartamento Santana / Atelier Aberto Arquitetura - Sofá, Mesa, Prateleira, Janela, Cadeira
© Marcelo Donadussi

A área íntima é composta por dois banheiros, um escritório que pode servir como quarto de hóspedes, e uma suíte. Esta última foi reservada atenção especial: este dormitório foi concebido como uma caixa cinza isolada do seu exterior. O piso de carpete e a cortina de veludo, que substitui as portas do armário, conferem isolamento acústico à esta peça. Obviamente tudo na cor cinza, inclusive o teto.

Apartamento Santana / Atelier Aberto Arquitetura - Cama, Dormitório
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Santana / Atelier Aberto Arquitetura" 01 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896709/apartamento-santana-atelier-aberto-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.