Apartamento Santana / Atelier Aberto Arquitetura

Apartamento Santana / Atelier Aberto Arquitetura

© Marcelo Donadussi© Marcelo Donadussi© Marcelo Donadussi© Marcelo Donadussi+ 90

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  65
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo Fotografias:  Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Tramontina, Deca, Docol, Eliane, Armazém Do Piso, Beaulieu, Brillia, Cia das Calhas, Elevato, Esquadrias Peres, Ferragem Soliv, Gunter, Indoor Tecidos, Luccin, MB Led, Montelupo, Olivo, Portal Dos Varais, Reis Glass, SULINA ILUMINAÇÃO, +2
© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse apartamento de 65 m², 2 dois dormitórios, localizado em Porto Alegre/RS, foi projetado para esse jovem casal e duas gatas. Ele estudante de medicina e ela, de arquitetura. As gatas, uma frajola e a outra preta, atletas por natureza, são adeptas da prática de salto em altura.

A futura arquiteta, que se veste somente de preto, branco e cinza, não ia querer diferente para o seu novo lar. Além do minimalismo como premissa, também estava a vontade de ter um apartamento adaptado às felinas.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Não foram feitas grandes modificações na planta, apenas a remoção de duas paredes. Uma que escondia parcialmente a cozinha e outra entre suíte e banheiro, trazendo luz a esta peça.

Suíte gif
Suíte gif

A configuração original do apartamento era bastante clara: uma longa parede separando o setor dos quartos da parte social e da cozinha. A proposta de renovação partiu de uma premissa básica: explorar o eixo longitudinal do apartamento, criando uma sequência de ambientes que permitissem otimizar os espaços.

Planta
Planta

O programa pedia uma área íntima mais reservada, com a suíte do casal e um escritório; e tanto sala, quanto cozinha, faziam parte do espaço de convívio constante. Receber os amigos era um dos programas preferidos do casal.

Outro recurso empregado na ampliação do estar foi o piso único, em tacos de madeira tauari com paginação espinha de peixe, que se estende para a cozinha e área de serviço.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

A área íntima é composta por dois banheiros, um escritório que pode servir como quarto de hóspedes, e uma suíte. Esta última foi reservada atenção especial: este dormitório foi concebido como uma caixa cinza isolada do seu exterior. O piso de carpete e a cortina de veludo, que substitui as portas do armário, conferem isolamento acústico à esta peça. Obviamente tudo na cor cinza, inclusive o teto.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Santana / Atelier Aberto Arquitetura" 01 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896709/apartamento-santana-atelier-aberto-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.