10000/1 OFFICE / O architecture

Vista Noturna © Weiqi Jin

10000/1 OFFICE / O architecture - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: O architecture; O architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  130
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Weiqi Jin
Pátio © Weiqi Jin

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto 10000/1 OFFICE está localizado no Distrito Gonfmenkou Sitiaoyi Xicheng, em Pequim, também conhecido como cidade oeste, famoso pelo seu valor cultural.

Entrada © Weiqi Jin

As construções originais estão implantadas em um lote central cercado por edificações nos quatro lados, uma configuração conhecida como Siheyuan. Além das antigas casas de madeira, também destacam-se três grandes árvores de Jujuba presentes no lote. Além disso, a comunicação e conexão entre as três casas era precária, se tornando um dos grandes desafios do projeto.

Planta Térreo - Projeto

A transformação deste espaço, portanto, pretende otimizar as antigas construções. Na conexão entre a casa mais a sul e a casa mais a oeste, por exemplo, propõe-se passagens envidraçadas que melhoram a circulação no local. Além disso, um pequeno pátio foi proposto no lado oeste do corredor de vidro, introduzindo luz natural e vegetação. A casa sul será utilizada para escritórios, enquanto a casa oeste abrigará uma pequena sala de conferência. Além disso, a sala de conferências recebe uma grande abertura zenital que dá vista às jujubeiras. 

Passagens Envidraçadas © Weiqi Jin

A proposta mantém a estrutura de madeira da cobertura e de algumas paredes da casa, as quais conectam as duas casas. Essa parede interna foi dividida em 1000 blocos de 280 x 280 x 280 mm, formando uma estrutura em grid que pode ser utilizada de acordo com a necessidade. Os espaços que sobram foram juntados e sinalizados por estruturas de bambu, criando juntas sobrepostas que seguem os conceitos do telhado de madeira do livro Yingzao Fashi de Li Jie.

Sala de Reuniões © Weiqi Jin

O bambu utilizado foi fixado com parafusos e métodos modernos, formando um sistema com funções estruturais. Usando chapas de aço, cortinas de arame e vidro como material de vedação, todo o relacionamento espacial é transformado em espaços intercalados sólidos, translúcidos e transparentes.

Corte

Este projeto é um escritório que os conceitos de Yingzao Fashi converteram o método de uso do bambu. 

Vista Noturna © Weiqi Jin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Gong Men Kou Si Tiao, Xicheng, Pequim, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "10000/1 OFFICE / O architecture" [10000/1 OFFICE / O architecture] 15 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896280/10000-1-office-o-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.