Como a renderização em tempo real pode facilitar o processo de projeto

Os arquitetos estão sempre tentando ser mais eficientes e agregar mais valor para os seus clientes. Mas, com a maioria dos softwares, a renderização é muito demorada, prejudicando significativamente a eficiência. É exaustivo para os arquitetos quando o processo visual usa a energia que seria melhor investida no projeto e na arquitetura em si.

Com o Enscape plugin, renderizações em tempo real e realidade virtual podem nos ajudar a remediar essa situação. O plug-in integra-se na barra de ferramentas dentro das plataformas populares Rhino, Revit e SketchUp, com uma versão para o Archicad também atualmente em desenvolvimento. Como o software é um plug-in para esses programas populares, os arquitetos não precisam aprender a usar um novo software, mas sim trabalhar em seu sistema familiar com alguns recursos adicionais. Como o software é executado na placa gráfica local, os projetos não precisam ser carregados para a nuvem.

Otimize seu fluxo de trabalho

Imagine fazer uma alteração em seu projeto e, quase instantaneamente, a nova vista totalmente renderizada é atualizada. As vantagens são claramente aparentes: Com a renderização em tempo real, em uma segunda janela, as alterações no projeto e seus efeitos podem ser examinados imediatamente. Em reuniões com colegas ou com o próprio cliente, ajustes podem ser feitos no projeto sem o tempo extra necessário para criar novas renderizações.

Arquitetos de todo o mundo descobriram que essas iterações mais rápidas aceleram enormemente seu fluxo de trabalho. "A Enscape agregou um valor significativo ao nosso escritório - agora podemos gerar renderizações e animações em tempo real diretamente de nossos modelos em Revit", afirma o arquiteto da EYRC, Enoch Chow. A renderização em tempo real mostra sua relevância não apenas na fase inicial do projeto, mas em todas as etapas.

Konstantin Beck | Enscape

Reduza tempo e esforço

Diferentemente de outro software que permite ao usuário alterar as configurações do render até o menor detalhe com centenas de opções, o Enscape é especializado nessas funções relevantes para a arquitetura. Isso torna mais fácil para os arquitetos se concentrarem nas coisas mais importantes para seu desempenho.

Leva aproximadamente o mesmo tempo para abrir uma cena totalmente renderizada, navegável e em tempo real usando o Enscape quanto demora para abrir o mesmo modelo sozinho. Em vez de colocar todos os dados na nuvem ou nos programas de renderização, o arquiteto pode iniciar o plug-in com apenas um clique. Segundos depois, o projeto pode ser explorado na tela. Como resultado, o tempo e os custos geralmente gastos na renderização são drasticamente reduzidos.

"A capacidade de passar por modelos BIM e gerar mudanças de projeto sem sair do Revit é uma proteção em tempo real", afirma Jamie Casas, diretor de BIM da Wood & Grieve Engineers. "Isso é especialmente importante em nossa indústria, onde as mudanças de projeto exigem uma comunicação clara em movimento! "

Steven Garubba | Criterion Architecture

Melhore suas apresentações

Quando as apresentações eram limitadas a algumas visualizações estáticas cuidadosamente selecionadas, os clientes só podiam obter uma pequena ideia do projeto real. Agora eles podem navegar por um modelo renderizado em tempo real em uma tela grande em uma sala de conferência ou mergulhar em uma experiência de Realidade Virtual usando o Oculus Rift, HTC Vive ou o Microsoft MR.

Para promover ainda mais a qualidade e o realismo, o Enscape suporta conteúdo RPC e objetos proxy. A imagem a seguir, por exemplo, é LHB do escritório Certificado LEED Platinum da USGBC-MN em Minneapolis. O uso de elementos 3D de alta qualidade, itens de escritório e iluminação criam uma representação mais realista do projeto proposto e mostram como os usuários podem ocupar o espaço. Esse suporte economiza muito tempo gasto na pós-produção. Todos estes adereços mostram consistentemente e de múltiplas perspectivas as sombras e reflexos precisos para melhorar a comparação entre as imagens.

Daniel Stine | LHB

Eficiência gera eficiência

Atualmente, reduzir o tempo e o esforço gasto na renderização não é apenas uma vantagem, é uma necessidade. Devido às crescentes expectativas por parte dos clientes, a apresentação deve tornar-se mais impressionante. Realidade Virtual é onde a eficiência no fluxo de trabalho e a eficácia na apresentação combinam: “Com a capacidade de navegar sem problemas, até mesmo em nossos maiores modelos, podemos vivenciar qualquer estágio do projeto em tempo real com qualidade e realismo impressionantes”, diz Paul Renner, especialista BIM na Kohn Pedersen Fox (KPF). “A capacidade de dar aos designers e clientes uma experiência imersiva com realidade virtual em um único clique começou a mudar nossa maneira de apresentar e transmitir ideias!” Como resultado, a taxa de aceitação das propostas aumentou visivelmente.

Além disso, os clientes raramente têm acesso ao software de arquitetura. Isso torna difícil informá-los de maneira simples e imersiva sobre o status atual do projeto fora das apresentações. No entanto, eles podem facilmente visualizar o modelo totalmente renderizado, ou dar uma volta em RV, usando um arquivo EXE exportado do Enscape.

Para concluir...

A eficiência é uma preocupação para todos os arquitetos e projetistas. Empresas notáveis como a KPF, Foster + Partners, ARUP, LHB e Hassell optaram pela renderização em tempo real e realidade virtual com o plug-in Enscape para otimizar o fluxo de trabalho. Os resultados na renderização são alcançados de maneira mais rápida e melhor - sem antes ter de gastar muito tempo treinando seus funcionários em um novo software. O plug-in para Revit, SketchUp, Rhino e (em breve) Archicad é simples de usar.

O Enscape oferece um teste gratuito de 14 dias. Confira hoje mesmo!

Cita: "Como a renderização em tempo real pode facilitar o processo de projeto" [How Real-Time Rendering Can Reduce Your Time and Effort in Architectural Design] 11 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895927/como-a-renderizacao-em-tempo-real-pode-facilitar-o-processo-de-projeto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.