Clássicos da Arquitetura: Residência Milan / Marcos Acayaba

Clássicos da Arquitetura: Residência Milan / Marcos Acayaba - Sofá, PátioClássicos da Arquitetura: Residência Milan / Marcos Acayaba - Imagem 3 de 20Clássicos da Arquitetura: Residência Milan / Marcos Acayaba - ArcoClássicos da Arquitetura: Residência Milan / Marcos Acayaba - Floresta, JardimClássicos da Arquitetura: Residência Milan / Marcos Acayaba - Mais Imagens+ 15

Este artigo foi originalmente publicado em 25 de maio de 2018. Para ler sobre outros projetos icônicos de arquitetura, visite nossa seção Clássicos da Arquitetura.

O terreno grande teve seu desnível original trabalhado em três níveis, ensejando uma melhor distribuição dos espaços sem isolá-los visualmente. A cobertura, casca de concreto em arco com as extremidades apoiadas no jardim, abriga os espaços internos garantindo a vista em toda a volta. Atravessando o espaço coberto pelo arco, meio nível acima da sala/estúdio e da piscina, uma laje plana linear sustenta o piso dos dormitórios e cobre os serviços e o estacionamento. Na área central, no desnível, duas torres de concreto apóiam as caixas d'água e contêm os banheiros em dois níveis (dormitórios e serviços).

Clássicos da Arquitetura: Residência Milan / Marcos Acayaba - Mesa, Cadeira
© Nelson Kon
Clássicos da Arquitetura: Residência Milan / Marcos Acayaba - Cadeira
© Nelson Kon

No nível superior, os dormitórios alinhados separam-se da circulação através de bandeiras basculantes e portas corrediças de madeira. Nas extremidades da circulação, portas basculantes de ferro comunicam a área íntima com o exterior. Deste nível, desce-se para a sala/estúdio, onde a continuidade do ladrilho hidráulico interna e externamente integra a sala com a varanda e a piscina. No nível inferior, o bloco dos serviços e o bloco dos empregados definem os espaços abertos do estacionamento e da sala de jantar.

Clássicos da Arquitetura: Residência Milan / Marcos Acayaba - Fachada
© Nelson Kon

A cobertura é um arco de concreto armado com isolamento de poliuretano, apoiado nas extremidades no terreno, e atirantado nas sapatas de fundação.

Clássicos da Arquitetura: Residência Milan / Marcos Acayaba - Imagem 12 de 20
© Nelson Kon

A laje plana nervurada de concreto armado tipo "caixão perdido" é sustentada por doze pilares cilíndricos igualmente espaçados. As paredes externas são integradas no que seria a membrana envoltória da casa. Assim, à semelhança das partes envidraçadas, as paredes feitas com painéis duplos de fibrocimento são montadas nos caixilhos de chapas de aço galvanizado.

Cidade Jardim, Brasil

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Eduardo Souza. "Clássicos da Arquitetura: Residência Milan / Marcos Acayaba" 17 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895136/classicos-da-arquitetura-residencia-milan-marcos-acayaba> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.