Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Clássicos da Arquitetura: Residência Milan / Marcos Acayaba

Clássicos da Arquitetura: Residência Milan / Marcos Acayaba

© Nelson Kon © Nelson Kon © Marcos Acayaba © Nelson Kon + 20

Este artigo foi originalmente publicado em 25 de maio de 2018. Para ler sobre outros projetos icônicos de arquitetura, visite nossa seção Clássicos da Arquitetura.

O terreno grande teve seu desnível original trabalhado em três níveis, ensejando uma melhor distribuição dos espaços sem isolá-los visualmente. A cobertura, casca de concreto em arco com as extremidades apoiadas no jardim, abriga os espaços internos garantindo a vista em toda a volta. Atravessando o espaço coberto pelo arco, meio nível acima da sala/estúdio e da piscina, uma laje plana linear sustenta o piso dos dormitórios e cobre os serviços e o estacionamento. Na área central, no desnível, duas torres de concreto apóiam as caixas d'água e contêm os banheiros em dois níveis (dormitórios e serviços).

© Nelson Kon
© Nelson Kon
© Nelson Kon
© Nelson Kon

No nível superior, os dormitórios alinhados separam-se da circulação através de bandeiras basculantes e portas corrediças de madeira. Nas extremidades da circulação, portas basculantes de ferro comunicam a área íntima com o exterior. Deste nível, desce-se para a sala/estúdio, onde a continuidade do ladrilho hidráulico interna e externamente integra a sala com a varanda e a piscina. No nível inferior, o bloco dos serviços e o bloco dos empregados definem os espaços abertos do estacionamento e da sala de jantar.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

A cobertura é um arco de concreto armado com isolamento de poliuretano, apoiado nas extremidades no terreno, e atirantado nas sapatas de fundação.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

A laje plana nervurada de concreto armado tipo "caixão perdido" é sustentada por doze pilares cilíndricos igualmente espaçados. As paredes externas são integradas no que seria a membrana envoltória da casa. Assim, à semelhança das partes envidraçadas, as paredes feitas com painéis duplos de fibrocimento são montadas nos caixilhos de chapas de aço galvanizado.

 · 
Cidade Jardim, Brasil
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura Marcos Acayaba
  • Área Área deste projeto de arquitetura
    791.0 m2

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Eduardo Souza. "Clássicos da Arquitetura: Residência Milan / Marcos Acayaba" 17 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/895136/classicos-da-arquitetura-residencia-milan-marcos-acayaba> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.