Praça Skanderbeg em Skopje / qb Arkitektura + BINA + Besian Mehmeti Architects

Praça Skanderbeg em Skopje / qb Arkitektura + BINA + Besian Mehmeti Architects - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: BINA, Besian Mehmeti Architects, qb Arkitektura; BINA, Besian Mehmeti Architects, qb Arkitektura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  9500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AKE Asansör Sistemleri, GES (German Electro-Mechatronic Systems), Konstantin Grcic
© Betim Berisha

Contexto Urbano

Este projeto representa um fragmento da proposta ganhadora do concurso da Praça Skanderbeg em Skopje, na Macedônia. A primeira e a segunda fase já estão concluídas e a terceira está em curso. 

© Rilind Hoxha

O objetivo principal deste projeto é integrar a área acima do boulevard como uma extensão de espaços públicos, isto é, sua expansão qualitativa e quantitativa. Dessa forma a Praça Skanderbeg se tornou parte de algumas praças temáticas interligadas pelos eixos principais da cidade, saindo da Praça Macedônia e se estendendo até a Ponte Stone e chegando no histórico Old Bazaar.  

© Rilind Hoxha

Abordagem Arquitetônica

O palco da praça é destinado exclusivamente a eventos públicos. Sua implantação permite o fluxo desimpedido que vem do boulevard, pessoas que vêm do centro histórico até a cidade moderna e vice e versa. Além disso, sua existência intensifica as vistas ao entorno existente e suas referências. O espaço apresenta um palco flutuante que ao mesmo tempo encoraja a intimidade do indivíduo, e desperta a coletividade de vários eventos públicos. Essa ideia  decorre da natureza deste espaço- o protótipo de um espaço público versos um espaço público limpo, e elegante. A Praça é um local com bastante identidade, e portanto não é tida como uma praça convencional. É esse tipo de distinção que enriquece a vida pública da cidade de Skopje.

© Rilind Hoxha

Materialidade

O espaço é definido pela sinceridade de cada material. Os recursos estão organizados conforme sua pigmentação, criando uma especie de colagem dos vários espaços integrados. Os elementos estruturais estão em sua forma básica. A presença de vegetação e da água valoriza a atmosfera do espaço. Certas superfícies dos materiais são deixadas para intervenções de artistas, como por exemplo o mosaico nas paredes de concreto que se voltam para a estátua. 

Corte
Implantação
Corte

A Praça Skanderbeg já é um símbolo de liberdade. É um espaço aberto no qual as pessoas podem se reunir tanto para conversar quanto para protestar. É um espaço para organizar os eventos culturais e manifestações, concertos, performances, desfiles, festivais e etc. Um espaço em constante transformação, respondendo sempre às necessidades dos usuários.

© Betim Berisha

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Skopje, Macedônia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Praça Skanderbeg em Skopje / qb Arkitektura + BINA + Besian Mehmeti Architects" [Skanderbeg Square in Skopje / qb Arkitektura + BINA + Besian Mehmeti Architects] 08 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893891/praca-skanderbeg-em-skopje-qb-arkitektura-plus-bina-plus-besian-mehmeti-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.