O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Espaço Público
  4. Macedônia
  5. Besian Mehmeti Architects
  6. 2017
  7. Praça Skanderbeg em Skopje / qb Arkitektura + BINA + Besian Mehmeti Architects

Praça Skanderbeg em Skopje / qb Arkitektura + BINA + Besian Mehmeti Architects

  • 13:00 - 8 Maio, 2018
  • Traduzido por Giovana Martino
Praça Skanderbeg em Skopje / qb Arkitektura + BINA + Besian Mehmeti Architects
Praça Skanderbeg em Skopje / qb Arkitektura + BINA + Besian Mehmeti Architects, © Rilind Hoxha
© Rilind Hoxha

© Rilind Hoxha © Betim Berisha © Rilind Hoxha © Rilind Hoxha + 24

© Betim Berisha
© Betim Berisha

Contexto Urbano

Este projeto representa um fragmento da proposta ganhadora do concurso da Praça Skanderbeg em Skopje, na Macedônia. A primeira e a segunda fase já estão concluídas e a terceira está em curso. 

© Rilind Hoxha
© Rilind Hoxha

O objetivo principal deste projeto é integrar a área acima do boulevard como uma extensão de espaços públicos, isto é, sua expansão qualitativa e quantitativa. Dessa forma a Praça Skanderbeg se tornou parte de algumas praças temáticas interligadas pelos eixos principais da cidade, saindo da Praça Macedônia e se estendendo até a Ponte Stone e chegando no histórico Old Bazaar.  

© Rilind Hoxha
© Rilind Hoxha

Abordagem Arquitetônica

O palco da praça é destinado exclusivamente a eventos públicos. Sua implantação permite o fluxo desimpedido que vem do boulevard, pessoas que vêm do centro histórico até a cidade moderna e vice e versa. Além disso, sua existência intensifica as vistas ao entorno existente e suas referências. O espaço apresenta um palco flutuante que ao mesmo tempo encoraja a intimidade do indivíduo, e desperta a coletividade de vários eventos públicos. Essa ideia  decorre da natureza deste espaço- o protótipo de um espaço público versos um espaço público limpo, e elegante. A Praça é um local com bastante identidade, e portanto não é tida como uma praça convencional. É esse tipo de distinção que enriquece a vida pública da cidade de Skopje.

© Rilind Hoxha
© Rilind Hoxha

Materialidade

O espaço é definido pela sinceridade de cada material. Os recursos estão organizados conforme sua pigmentação, criando uma especie de colagem dos vários espaços integrados. Os elementos estruturais estão em sua forma básica. A presença de vegetação e da água valoriza a atmosfera do espaço. Certas superfícies dos materiais são deixadas para intervenções de artistas, como por exemplo o mosaico nas paredes de concreto que se voltam para a estátua. 

Corte
Corte
Implantação
Implantação
Corte
Corte

A Praça Skanderbeg já é um símbolo de liberdade. É um espaço aberto no qual as pessoas podem se reunir tanto para conversar quanto para protestar. É um espaço para organizar os eventos culturais e manifestações, concertos, performances, desfiles, festivais e etc. Um espaço em constante transformação, respondendo sempre às necessidades dos usuários.

© Betim Berisha
© Betim Berisha

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Praça Skanderbeg em Skopje / qb Arkitektura + BINA + Besian Mehmeti Architects" [Skanderbeg Square in Skopje / qb Arkitektura + BINA + Besian Mehmeti Architects] 08 Mai 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893891/praca-skanderbeg-em-skopje-qb-arkitektura-plus-bina-plus-besian-mehmeti-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.