Projeto vencedor do concurso para o Centro Cultural e Recreativo do Clube Pinheiros

O projeto de revitalização do CCR - Centro Cultural e Recreativo do Esporte Clube Pinheiros resultou de um concurso fechado de estudos preliminares de arquitetura, promovido pelo clube em abril de 2017. O concurso contou com a participação de cinco escritórios convidados – Andrade Morettin Arquitetos Associados, Biselli Katchborian Arquitetos, SIAA, MMBB Arquitetos e Paulo Bruna Arquitetos Associados –, pediu aos concorrentes que apresentassem suas ideias para:

  • a revitalização do CCR, que deveria ter suas áreas renovadas e o auditório atual transformado num teatro completo, além de ser ampliado de 5.000 m² para 9.000 m² a fim de concentrar todas as instalações culturais do clube; e
  • a construção de um novo edifício, o CBS - Centro de Beleza e Saúde, junto ao centro do tênis, com cerca de 5.000 m² de área prevista, que deveria abrigar grosso modo os vestiários e a administração desse setor do clube, as saunas, um centro médico e de fisioterapia, barbearia e salão de beleza, além de café e restaurante.

Os estudos do MMBB, juntamente com seus parceiros, foram os escolhidos para a revitalização do CCR e os do Biselli Katchborian para a construção do CSB. Conheça o projeto vencedor para o Centro Cultural e Recreativo a seguir:

CCR - Centro Cultural e Recreativo

O CCR teve seu projeto de revitalização orientado pelas seguintes diretrizes:

  • abertura e transparência das suas fachadas; e
  • presença das escadas principais no “vazio” proposto entre o edifício e o clube – na realidade, acomodadas entre os dois planos propostos para a nova fachada.

O edifício atual, construído na década de 1970, foi projetado pelo Escritório Ícaro de Castro Mello, e conta com uma ala bastante organizada e adequada – o lado do boliche, bolão e auditório – e uma ala que, depois de décadas de adaptações, carece agora de maior organização – bocha, cozinhas e restaurante.

Como principal estratégia, foi proposto concentrar a ampliação necessária na verticalização da segunda ala.

Do edifício existente serão demolidas as fachadas, as escadas internas e externas e a cobertura. O restante será aproveitado, com a reformulação de toda subdivisão interna da ala da bocha, no térreo e no primeiro andar existente.

Serão adicionados um novo nível na cota + 9 m a partir do térreo e um mezanino na cota 12,5 m.

Projeto vencedor do concurso para o Centro Cultural e Recreativo do Clube Pinheiros - Imagem 22 de 23
Corte Longitudinal

Implantação

O CCR encontra-se localizado junto a uma das portarias do clube e alinhado com a Rua Tucumã. No alinhamento oposto, ele encontra um largo espaço vazio configurado por um dos campos de futebol, o que torna sua posição não apenas oportunamente acessível, mas especialmente privilegiada em termos de vistas para o restante do clube.

Tendo em vista essa situação, o projeto proposto foi concebido para que o edifício, atualmente bastante fechado, passe a ser muito mais aberto, com sua principal circulação vertical desenvolvida ao longo da fachada voltada para o campo.

Projeto vencedor do concurso para o Centro Cultural e Recreativo do Clube Pinheiros - Imagem 13 de 23
Cortesia de MMBB + ATM + Estúdio Módulo + Hugo Mesquita

Acessos externos

Em função da proximidade com a Rua Tucumã, foi proposto eliminar os atuais acessos de serviço, localizados na alameda interna desenvolvida no eixo da portaria, com intenso movimento de sócios, e organizar esses serviços e os demais acessos requeridos ao longo dessa rua.

Para minimizar as interferências viárias, imaginou-se adequar e potencializar o drop off existente para que ele receba e acomode todo o movimento de veículos de passageiros e cargas.

Para melhorar a entrada dos sócios, foi proposta a qualificação da frente voltada para a Rua Tucumã, para que quem deseje ingressar no edifício possa fazê-lo diretamente por esse lado, de modo confortável. Essa frente renovada servirá também de apoio e espera coberta para a portaria, na forma de uma varanda.

Projeto vencedor do concurso para o Centro Cultural e Recreativo do Clube Pinheiros - Imagem 2 de 23
Cortesia de MMBB + ATM + Estúdio Módulo + Hugo Mesquita

Para o acesso independente do eventual público externo do auditório/teatro, foi prevista uma nova entrada, no alinhamento do monta carga proposto e de uma das novas escadas principais, os quais, nos horários dos espetáculos, deverão ser usados para o transporte exclusivo desses usuários, de modo independente. Como o monta carga não funciona durante os espetáculos, ele deverá ser aproveitado também para o transporte de passageiros.

Auditório transformado em teatro

Conforme demandado, o auditório atual será transformado em teatro completo, para receber espetáculos do circuito teatral geral.

Propôs-se, portanto, a ampliação do palco e a criação das necessárias áreas de apoio, como coxias, contra-regragem, camarins e a criação da caixa de cena para o “enforcamento” de cenários.

Foi configurado um proscênio ampliado com boas proporções, para ser utilizado como o palco de um auditório para palestras e outras atividades sem cenografia, sem interferência com eventuais cenários montados para um espetáculo teatral que esteja simultaneamente em cartaz, nesse caso escondidos pela cortina de palco.

Projeto vencedor do concurso para o Centro Cultural e Recreativo do Clube Pinheiros - Imagem 9 de 23
Cortesia de MMBB + ATM + Estúdio Módulo + Hugo Mesquita

Volume circular da plateia

O volume curvo da plateia, um dos elementos construtivos de destaque da arquitetura original, deverá se manter como um dos principais elementos da revitalização do CCR, ao ter toda sua altura revelada pelo alteamento da cobertura e ter seu revestimento de madeira recuperado e ampliado, configurando uma clara presença da feição original do edifício, à qual as pessoas estão habituadas, estabelecendo assim um vínculo histórico e cultural.

Projeto vencedor do concurso para o Centro Cultural e Recreativo do Clube Pinheiros - Imagem 6 de 23
Cortesia de MMBB + ATM + Estúdio Módulo + Hugo Mesquita

Climatização passiva

Para integração com os privilegiados arredores constituídos pelos amplos jardins do clube, além da circulação vertical avarandada, foi proposto fachadas muito abertas e envidraçadas.

Para protegê-las contra sol e chuva – climatização passiva – e regular a exposição dos interiores, adotou-se um segundo plano de fachada constituído por grandes quebra-sóis/chuvas que garantam a devida proteção, mas preservem, ao mesmo tempo, largas aberturas e boa visão do exterior.

Projeto vencedor do concurso para o Centro Cultural e Recreativo do Clube Pinheiros - Imagem 4 de 23
Cortesia de MMBB + ATM + Estúdio Módulo + Hugo Mesquita

Com as fachadas protegidas, será possível ventilar naturalmente o edifício, inclusive em dias abafados de chuva, contando com a possibilidade da ventilação cruzada, já que os principais ambientes se desenvolvem de fachada a fachada.

  • Architects

    Estúdio Módulo, Hugo Mesquita, MMBB, Terazaki Arquitetos Associados
  • Localização

    Rua Angelina Maffei Vita, 493 - Jardim Europa, São Paulo - SP, Brasil
  • Autores

    Milton Braga, Marta Moreira, Gleuson Pinheiro, Maria João Fiqueiredo [MMBB], Márcia Terazaki [ATM], Marcus Damon, Guilherme Bravin [Estúdio Módulo], Hugo Mesquita
  • Equipe

    Alessandra Figueiredo, Alex Patarro, Amanda Tamburus, Ana Carolina Hidalgo, Anna Luiza Gaspar, Daniel Korn, Júlia Marques, Martin Benavidez, Victor Oliveira
  • Estruturas e fundações

    Inner Engenharia
  • Instalações prediais

    PHE Projetos
  • Luminotécnica

    Lux Projetos
  • Climatização

    Fundament-AR
  • Automação, segurança, supervisão predial e comunicações

    SI2 Consultoria
  • Conforto ambiental, acústica, eficiência energética

    Joana Carla Gonçalves, Rodrigo Cavalcante, Marcelo Mello
  • Cenotecnia

    GS Lanfranchi Arquitetura Cênica
  • Cozinhas

    Nucleora Arquitetura
  • Esquadrias

    Eder Cordon Mehes Consultoria
  • Paisagismo

    Bonsai Paisagismo
  • Orçamento

    Nakamura & Galvão
  • Consultoria de prevenção e combate a incêndio

    Coronel Altino Gianesini
  • Ano do projeto

    2017
  • Área

    8908.02 m2

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Angelina Maffei Vita, 493 - Jardim Europa, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Eduardo Souza. "Projeto vencedor do concurso para o Centro Cultural e Recreativo do Clube Pinheiros" 04 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893799/projeto-vencedor-do-concurso-para-o-centro-cultural-e-recreativo-do-clube-pinheiros-de-mmbb-atm-estudio-modulo-e-hugo-mesquita> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.