O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios De Escritórios
  4. China
  5. gad
  6. 2017
  7. Edifício Shanghai C&D / gad

Edifício Shanghai C&D / gad

  • 11:00 - 6 Maio, 2018
  • Traduzido por Giovana Martino
Edifício Shanghai C&D / gad
Edifício Shanghai C&D / gad, © Jinrong Huang
© Jinrong Huang

© Jinrong Huang © Jinrong Huang © Jinrong Huang © Jinrong Huang + 26

  • Arquitetos

    gad
  • Localização

    No.32 Qinhuangdao Road, Yangpu District, Xangai, China
  • Arquiteto Responsável

    Xiaohua Liao
  • Área

    52341 m²
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

© Jinrong Huang
© Jinrong Huang

Descrição enviada pela equipe de projeto. No amanhecer na Balsa de Qinhuangdao, norte de Xangai, a rotina começa cedo. O lugar, que anteriormente funcionava um porto comercial, hoje guarda relíquias daquele tempo, como o antigo estaleiro, o armazém, as docas, entre outros. 

Situação
Situação

O edifício C&D esta localizado ao norte da rota de Qinhuangdao. O distrito empresarial Lujiazul se localiza no lado oposto do rio. A ambição e a prudência, o avanço e o equilíbrio de uma cidade estão em margens opostas, lado a lado. 

© Jinrong Huang
© Jinrong Huang

Abordagem Arquitetônica

A prática da navegação é parte importante da história de Shanghai. A rota de Qinhuangdao carrega essa história e continua até hoje conectando seu entorno. 

© Jinrong Huang
© Jinrong Huang

Partindo da cultura das docas no Edifício C&D de Xangai, extraímos o elemento recipiente como a intenção arquitetônica, que respeita e responde às antigas relíquias do local e também implica no momento ativo de ascensão.

© Jinrong Huang
© Jinrong Huang

A sobreposição de massas e a projeção com 9 metros destacam o aspecto industrial desta arquitetura. A irregularidade reforça a ideia de um grande volume, e cria uma dispersão da vista do espaço interno.

O projeto apresenta três átrios com pé-direito de 5 pavimentos na área dos escritórios, formando uma transição natural do espaço interno ao espaço externo. Dessa área é possível ver o skyline dos edifícios mais a sul e perceber a co-existência do velho e do novo no distrito de Yangpu. 

© Jinrong Huang
© Jinrong Huang

Espaço e Fluxo

O edifício C&D está localizado na saída da estação de metro Rua Yangshupu. Os meios de transporte coletivo modernos, como o metrô e o ônibus, conectam as rotas importantes das duas margens do rio com o restante da cidade. Uma vez que o projeto está implantado próximo a uma estação de metrô, e considerando as dificuldades existentes no sistema de transporte, nós resolvemos a dinâmica interna a partir da organização lógica do fluxo por linhas de orientação. 

© Jinrong Huang
© Jinrong Huang

O embasamento com altura de três pavimentos se prolonga por cima da passagem do metrô. As restrições tornaram o processo de construção mais difícil, para garantir uma construção segura e ordenada, tentamos otimizar o espaço, recuando 10 metros. Prevê-se um corredor de ônibus que irá aliviar a tensão de tentar organizar o fluxo de carros e pedestres. A escolha por uma cobertura de vidro faz do edifício e do ponto de ônibus uma unidade. 

Implantação
Implantação

Uma vez definida a dinâmica dos transportes surgem duas rotas que levam até o edifício. O metrô, a balsa e o ônibus se encontram, fazendo do edifício C&D um importante nó de transportes para essa área. Ao mesmo tempo, tentamos ao máximo considerar o conforto do pedestre, o que resultou da independência das funções arquitetônicas, da abundância de espaço e na valorização da riqueza industrial. 

© Jinrong Huang
© Jinrong Huang

Fachada e Materialidade

Para garantir a transparência do átrio e a simplicidade da arquitetura, uma parede de vidro estruturada por cabos de aço foi adotada na fachada norte do edifício. O cabo é usado para consolidar o vidro, ao mesmo tempo que ajudam a reforçar os elementos lineares da fachada, os quais dão expressão à forma sólida. As linhas transversais ajudam a dissipar a tensão da dimensão, enquanto que as linhas verticais enfatizam a retidão do edifício. Essa variação das linhas formam a identidade do Edifício da C&D. 

© Jinrong Huang
© Jinrong Huang

A escolha pelo vidro com baixa reflectividade reduz a poluição visual causada pelas luzes da cidade, fazendo com que o edifício se acomode no bairro de forma mais modesta. 

© Jinrong Huang
© Jinrong Huang

Espaço e Tempo

Encarando a oportunidade do desenvolvimento urbano, o gad arquitects esperam ter lidado com a relação entre a arquitetura e seu meio, de forma tolerante e racional. O objetivo era reiterar a coexistência e a co-dependência do espaço e do tempo, conectando o passado e o futuro. 

© Jinrong Huang
© Jinrong Huang

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Edifício Shanghai C&D / gad" [Shanghai C&D Building / gad] 06 Mai 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893786/edificio-shanghai-c-and-d-gad> ISSN 0719-8906