Pavilhão do Chile Expo Milão 2015 / Undurraga Devés Arquitectos

Pavilhão do Chile Expo Milão 2015 / Undurraga Devés Arquitectos - Mais Imagens+ 6

Temuco, Chile
  • Comissionado Geral: Lorenzo Constans
  • Diretor Do Pavilhão: Guillermo Ariztía
  • Colaboradores: Laura Signorelli, Soledad Fernández
  • Colaboradores (Progettisti Associati): Federica Pugliese, Marta Garlati
  • Engenharia: F&M Ingegneria LTDA (Itália), SIRVE (Chile)
  • Estrutura De Madeira: Albertani
  • Construtoras: Sarapalti (Itália), Constructora San Ignacio (Chile), ASAP (Chile)
  • Cliente: Governo de Chile
  • Arquiteto Principal: Cristian Undurraga
  • Arquiteto Executivo: Sebastián Mallea
  • Arquitetos Associados: Progettisti Associati (Itália)
  • Arquiteto Principal (Progettisti Associati): Hugo Silano
  • Cidade: Temuco
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Carlos Massmann

Descrição enviada pela equipe de projeto. Desde o início do projeto sabíamos que o Pavilhão Chileno para a Expo Milão 2015 deveria ser feito em madeira. O Chile possui uma bela tradição de edificações em madeira cujas raízes remontam à colonização europeia na América. A madeira é também um dos recursos naturais mais importantes do país, além de ser um material renovável, sendo Chile um dos países mais exitosos na taxa de reflorestamento do planeta. 

© Roland Halbe

Para estender o ciclo de vida útil da edificação logo após a finalização da Expo, desenhou-se uma estrutura onde a racionalidade e simplicidade do sistema construtivo permitiria não somente uma rápida montagem em Milão mas também sua posterior desmontagem, transporte e reconstrução no Chile. Ao mesmo tempo, foram desenhados espaços neutros, no interior do edifício, para permitir a flexibilidade durante a exposição levando em conta sua adaptação a diferentes usos no futuro. 

© Roland Halbe

O destino final do Pavilhão, após a Expo, foi a cidade de Temuco, ao sul do Chile. Diferentemente da sua implantação original em Milão, onde o pavilhão era parte de uma paisagem densa e repleta de edifícios singulares aqui, em Temuco, o tramado de madeira está próximo a um espaço público aberto possibilitando uma nova leitura do seu volume. Por outro lado, como pano de fundo, aparece a massa arborizada da montanha Ñielol, território dos mapuches, povo nativo da região.

Plantas

Formalmente, o pavilhão é um volume simples feito de madeira laminada de pinos cuja expressão está definida por uma grelha estrutural. Estrutura e arquitetura são a mesma coisa. De longe, o pavilhão aparece como uma totalidade, (escala monumental), enquanto na proximidade aparece o fragmento, a divisão da madeira que nos relaciona com o restante do corpo e confere escala humana. 

© Cristian Undurraga
Fachada Sul e Corte Longitudinal
© Roland Halbe

A caixa de madeira está montada sobre 6 tripés invertidos de aço. Essa condição de "ponte" permite liberar o térreo gerando uma transparência visual e criando um espaço intermediário onde interior e exterior se misturam. Na sua nova localização foi disposto um envidraçamento perimetral de modo que permitisse seu uso intensivo durante todo o ano. Ali se desdobra um pequeno mercado e restaurante, além de servir de átrio para acessar a caixa onde estão as exposições. Como complemento do programa desenhou-se um pequeno auditório e escritórios administrativos. 

© Sebastián Mallea

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Temuco, Araucania, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão do Chile Expo Milão 2015 / Undurraga Devés Arquitectos" [Pabellón de Chile Expo Milán 2015 / Undurraga Devés Arquitectos] 11 Mai 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/893755/pavilhao-do-chile-expo-milao-2015-undurraga-deves-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.