Edifício Hamlet / PARALELA + LB2

Edifício Hamlet / PARALELA + LB2 - Mais Imagens+ 26

Las Condes, Chile
  • Arquitetos: LB2, PARALELA; LB2, PARALELA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  10
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Budnik, Città Urbana, Losepp, Multicarpet, Rollux, Xey
© Nico Saieh

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício Hamlet, ganhador do Prêmio Aporte Urbano 2017, na categoria de Melhor Projeto de Edificação em Altura, está localizado em um terreno com acesso às ruas Hamlet e La Gioconda, a pouco metros da praça Mustafa Kemal Atatürk e das estações de metro Escola Militar e Alcántara. 

Aproveitando essa condição de duplo acesso, o projeto abre um novo passeio urbano entre ambas ruas, de acesso livre, conectando o bairro e a comunidade do setor com o mencionado parque e infraestrutura de transporte, apostando em uma lógica de segurança de não fechar-se em si mesmo, mas abrir-se e vincular-se com o entorno.

O passeio urbano, de mais de 70 metros de largura, constitui o acesso ao edifício. Dado que a normativa não permite a incorporação de usos comerciais ou residenciais no térreo, esse é ativado incorporando equipamentos comuns, bicicletários e ateliês, gerando um fluxo interno que se vincula ao externo do passeio urbano por meio de um grande tramado metálico vertical que constitui o fechamento do edifício. 

© Nico Saieh

O caminho é diferente de uma calçada tradicional, pois acolhe distintos ritmos e fluxos que incluem a circulação entre ambas ruas, o acesso pedonal ao edifício e a permanência, garantindo a vista longitudinal contínua mas diminuindo as velocidades com um traçado sinuoso e o uso de pavimentos duros e brandos, sempre preservando a possibilidade de acesso às pessoas com mobilidade reduzida e carros. 

© Nico Saieh
Planta Nível 1
© Nico Saieh

Desde o ponto de vista da paisagem, o passeio urbano é construído por uma grande sombra que acompanha toda sua extensão, conformada por um bosque de mais de 60 exemplares de zelkova serrata, árvore caducifólia, de tamanho médio, tronco curto e copa larga. Tal arborização é complementada com espécies baixas como forrações (voqui) que delimitam as zonas "não pisáveis" e permitem contar com um desenho de baixa manutenção e baixo consumo de água. 

© Nico Saieh

O edifício é conformado a partir de dois volumes, um opaco e maciço ao leste, que contem os dormitórios e recebe o sol da manhã e outro mais permeável e leve ao oeste, que contem os estares familiares e os terraços, em relação direta como passeio urbano. Esse último é trabalhado com proteções solares móveis para controlar a radiação e luz solar direta quando é requerido, sem dificultar as vistas. A mencionada configuração permite que desde a altura de cada apartamento se descubra o verde contínuo do passeio urbano que se estende pelas ruas e praça do bairro. 

Corte

Ambos volumes apresentam uma clara distribuição no interior dos apartamentos, concentrando os espaços de caráter mais privado ao leste e mais públicos ao oeste, todos organizados por grandes portas de correr que permitem um uso versátil dos mesmos, isolando ou integrando setores conforme a necessidade. Essa configuração também permite que todos os apartamentos tenham dupla ou tripla fachada, favorecendo ventilações cruzadas. 

© Nico Saieh

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:La Gioconda 4220, Las Condes, Região Metropolitana, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Edifício Hamlet / PARALELA + LB2" [Edificio Hamlet / PARALELA + LB2] 11 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892038/edificio-hamlet-llll-paralela-plus-lb2> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.