Museu de Arte Chongqing Tiandi / Shenzhen Huahui Design

Museu de Arte Chongqing Tiandi / Shenzhen Huahui Design - Imagem 1 de 38
Vista noturna. Imagem © Zhi Xia

Museu de Arte Chongqing Tiandi / Shenzhen Huahui Design - Imagem 2 de 38Museu de Arte Chongqing Tiandi / Shenzhen Huahui Design - Imagem 3 de 38Museu de Arte Chongqing Tiandi / Shenzhen Huahui Design - Imagem 4 de 38Museu de Arte Chongqing Tiandi / Shenzhen Huahui Design - Imagem 5 de 38Museu de Arte Chongqing Tiandi / Shenzhen Huahui Design - Mais Imagens+ 33

Museu de Arte Chongqing Tiandi / Shenzhen Huahui Design - Imagem 17 de 38
© Zhi Xia

Terreno

O Museu de Arte Chongqing Tiandi está localizado às margens do rio Jialing, em frente ao lago de Tiandi. No limite sul encontra-se a íngreme encosta da península de Yuzhong, ao norte a via comercial de Chongqing e do lado oeste uma grande área residencial em construção.

Museu de Arte Chongqing Tiandi / Shenzhen Huahui Design - Imagem 3 de 38
Montanha, lago e edifício. Imagem © Zhi Xia
Museu de Arte Chongqing Tiandi / Shenzhen Huahui Design - Imagem 38 de 38
Croqui conceitual

Estratégia

Considerando este contexto urbano complexo, procuramos integrar o novo edifício à paisagem urbana de Tiandi e construir um diálogo entre as áreas expositivas do museu e o espaço urbano do bairro; esperamos que este edifício possa acolher esta diversidade criando uma experiência sensorial para seus visitantes.

Museu de Arte Chongqing Tiandi / Shenzhen Huahui Design - Imagem 4 de 38
© Zhi Xia

Layout e topografia

A forma do terreno reproduz a forma orgânica do lago, longo e estreito. O layout geral do edifício foi organizado segundo a sua topografia e foi dividido em três volumes principais segundo suas diferentes funções programáticas. Os três volumes se conectam através de uma ampla circulação longitudinal configurando dois pátios abertos entro os volumes. O acesso principal se dá através de uma praça pública que acolhe os visitantes em uma das extremidades enquanto que do outro lado, o último volume está implantado sobre um espelho d'água configurando um pátio rebaixado de frente para o lago.

Museu de Arte Chongqing Tiandi / Shenzhen Huahui Design - Imagem 2 de 38
© Zhi Xia
Museu de Arte Chongqing Tiandi / Shenzhen Huahui Design - Imagem 31 de 38
Axonométrica

Espaço e formas

O Museu de Arte de Tiandi abriga uma galeria de exposições, um escritório da Vanke Brand & Project Experience Center e um café.

Museu de Arte Chongqing Tiandi / Shenzhen Huahui Design - Imagem 11 de 38
Paisagem transparente. Imagem © Zhi Xia

A galeria frequentemente recebe exposições de arte contemporânea de artistas locais, por isso o espaço foi concebido com pé direito duplo. As escadas permitem vencer os desníveis do terreno e conectar os diferentes espaços expositivos que recebem desde pinturas, esculturas e instalações, até atividades educativas e práticas artísticas para crianças. O contraste entre as paredes brancas e os volumes escuros das escadas foi pensado de forma a criar um ambiente singelo que se abre para acolher a paisagem dinâmica do entorno.

Museu de Arte Chongqing Tiandi / Shenzhen Huahui Design - Imagem 10 de 38
© Zhi Xia
Museu de Arte Chongqing Tiandi / Shenzhen Huahui Design - Imagem 35 de 38
Galeria de arte
Museu de Arte Chongqing Tiandi / Shenzhen Huahui Design - Imagem 5 de 38
© Zhi Xia

O objetivo é conectar os principais espaços do museu com os espaços públicos do entorno, rompendo com os limites entre os espaços internos e externos de modo que a paisagem transforme-se em um plano de fundo para as exposições. A plataforma na cobertura faz referência as colinas que cercam o bairro, as quais se refletem na fachada de vidro do edifício, evocando a sensação de uma trilha em meio a floresta quando percorremos os caminhos ao redor do museu.

Museu de Arte Chongqing Tiandi / Shenzhen Huahui Design - Imagem 8 de 38
Entrada. Imagem © Zhi Xia

O Brand Display & Project Experience Center é um espaço único e generoso utilizado pela Vanke. Esta área foi projetada de acordo com os requisitos específicos da empresa. Durante o processo de projeto, conscientemente reduzimos a altura do espaço ao lado do lago criando uma espécie de pátio rebaixado, a fim de tornar este espaço mais íntimo e cercado pelas vistas do parque.

Museu de Arte Chongqing Tiandi / Shenzhen Huahui Design - Imagem 19 de 38
Parque visto desde dentro. Imagem © Zhi Xia
Museu de Arte Chongqing Tiandi / Shenzhen Huahui Design - Imagem 32 de 38
Corte

O café ocupa o segundo pavimento para permitir vistas mais amplas para a paisagem do bairro. Por um lado, seu volume ligeiramente inclinado contrasta com a relação geométrica do conjunto, e por outro lado, cria um movimento sutil e expressivo através de sua forma singular.

Museu de Arte Chongqing Tiandi / Shenzhen Huahui Design - Imagem 16 de 38
© Zhi Xia

Cenário

Portanto, combinando suas distintas demandas funcionais e características ambientais, os três volumes se configuram de formas diferentes, ou seja, "alto", "longo" e "elevado". Como em um simulacro de uma montanha, as escadas fazem alusão aos "caminhos", e as amplas aberturas recorrem a transparência das águas do lago. Além disso, os caixilhos das janelas são como os perfis dos edifícios na paisagem urbana da cidade.

Museu de Arte Chongqing Tiandi / Shenzhen Huahui Design - Imagem 15 de 38
Ilha das árvores e edifício. Imagem © Zhi Xia

Finalmente os três volumes fazem parte de um mesmo conjunto, conectados porém com seções diferentes. Os espaços interiores não procuram enfatizar uma unidade, mas "atrair" os diferentes cenários do bairro, criando uma interação entre os visitantes e a paisagem urbana a medida que estes se deslocam por seus espaços traduzindo as características do meio ambiente em experiências espaciais.

Museu de Arte Chongqing Tiandi / Shenzhen Huahui Design - Imagem 27 de 38
Circulação
Museu de Arte Chongqing Tiandi / Shenzhen Huahui Design - Imagem 20 de 38
Paisagem transparente. Imagem © Zhi Xia

A exposição e os cenários naturais se conectam através de caminhos contínuos que se estendem para fora do edifício no projeto de paisagismo. Desde o estacionamento junto à parte baixa da via de acesso, passando pela praça do lago até a plataforma de acesso, pelas escadas, a plataforma da cobertura, ao longo da fachada, até o café e o longo corredor de vidro, os visitantes estão fluindo entre a arquitetura e a paisagem.

Museu de Arte Chongqing Tiandi / Shenzhen Huahui Design - Imagem 21 de 38
Vista da via de acesso. Imagem © Zhi Xia

Como sabemos, Le Corbusier era um admirador da Acrópole de Atenas e como o espírito daquele lugar é percebido a medida que nos deslocamos. Ordem, hierarquia e sequência são elementos fundamentais na sua concepção de espaço arquitetônico, ao qual ele se referia em sua chamada "promenade architecturale".

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Yuzhong, Chongqing, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu de Arte Chongqing Tiandi / Shenzhen Huahui Design" [Chongqing Tiandi Art Museum / Shenzhen Huahui Design] 22 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890895/museu-de-arte-chongqing-tiandi-shenzhen-huahui-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.