O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios De Escritórios
  4. Reino Unido
  5. Renzo Piano Building Workshop
  6. 2012
  7. The Shard / Renzo Piano Building Workshop

The Shard / Renzo Piano Building Workshop

  • 13:00 - 13 Março, 2018
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
The Shard / Renzo Piano Building Workshop
Cortesia de Renzo Piano Building Workshop
Cortesia de Renzo Piano Building Workshop

© Michel Denancé © Michel Denancé © Rob Telford © Michel Denancé + 28

  • Colaborador

    Adamson Associates (Toronto, Londres)
  • Equipe de Projeto Fase Um (2000-2003)

    J. Moolhuijzen (sócio responsável), N. Mecattaf, W.Matthews with D.Drouin, A.Eris, S.Fowler, H.Lee, J.Rousseau, R.Stampton, M.van der Staay and K.Doerr, M.Gomes, J.Nakagawa, K.Rottova, C.Shortle; O.Aubert, C.Colson, Y.Kyrkos (modelos)
  • Consultoria Fase Um (00-2003)

    Arup (estrutura e serviços); Lerch, Bates & Associates (circulação vertical); Broadway Malyan (consultoria arquitetônica)
  • Equipe de Projeto Fase Dois (2004-2012)

    J. Moolhuijzen, W.Matthews (sócio responsável), B.Akkerhuis, G.Bannatyne, E.Chen, G.Reid with O.Barthe, J.Carter, V.Delfaud, M.Durand, E.Fitzpatrick, S.Joly, G.Longoni, C.Maxwell-Mahon, J.B.Mothes, M.Paré, J.Rousseau, I.Tristrant, A.Vachette, J.Winrow and O.Doule, J.Leroy, L.Petermann; O.Aubert, C.Colson, Y.Kyrkos (modelos)
  • Consultoria Fase Dois (2004-2012)

    WSP Cantor Seinuk (estrutura); Arup (serviços construtivos); Lerch, Bates & Associates (vertical transportation); Davis Langdon (consultoria orçamento); Townshend Architects (paisagismo); Pascall+Watson (arquiteto projeto executivo estação)
  • Mais informações Menos informações
© Sam Roberts
© Sam Roberts

The Shard, também conhecida como London Brigde Tower, é uma torre de uso misto com 72 pavimentos localizada junto a estação London Brigde, às margens do rio Tâmisa. Esse projeto foi uma resposta à visão urbana do prefeito de Londres Ken Livingstone e à sua política de fomentar o desenvolvimento de alta densidade nos principais modos de transporte em Londres. Esse tipo de extensão urbana sustentável está baseada na proximidade do transporte público, desencorajando o uso do automóvel e ajudando a reduzir o tráfego na cidade.

Diagrama
Diagrama
Planta Contexto
Planta Contexto
Planta baixa - situação
Planta baixa - situação

Uma combinação de usos, residencial, escritórios e comércio, cria um edifício que está em uso 24 horas por dia. A forma esbelta e piramidal da torre determinou-se por sua idoneidade para essa mistura: grandes pavimentos na parte inferior para escritórios, restaurantes, espaços público, um hotel localizado no meio e apartamentos privativos na parte superior do edifício.

Os últimos pavimentos abrigam uma galeria de observação pública, a 240 metros sobre o nível da rua. Essa disposição de funções também permite que a torre seja reduzida e desapareça no céu, um detalhe particularmente importante para Renzo Piano Building Workshop dada a prominência do edifício no horizonte de Londres. 

© Michel Denancé
© Michel Denancé
Croqui
Croqui
The Shard / Renzo Piano Building Workshop , © Ben Marshall
© Ben Marshall

Os "fragmentos", oito fachadas de vidro inclinado, definem a forma e a qualidade visual da torre, fragmentando a escala do edifício e refletindo a luz de maneiras imprevisíveis. As aberturas nas brechas ou "fraturas" entre os volumes proporcionam ventilação natural aos jardins de inverno. O vidro extra-branco utilizado confere leveza e sensibilidade ao céu que rodeia o edifício, a cor e o estado de ânimo de The Shard mudam constantemente. 

Corte Secção Intermediária
Corte Secção Intermediária

Era necessário uma solução técnica para garantir o rendimento da fachada em termos de controle da luz e calor. Desenvolveu-se uma fachada de pele dupla, com ventilação natural e persianas internas que respondem automaticamente às mudanças nos níveis de luz. A lógica é muito simples: as persianas externas são muito efetivas para manter o ganho de luz solar fora de um edifício, mas as persianas externas não protegidas não são apropriadas para um edifício alto, por isso a camada adicional de fachada de vidro no exterior.

Como parte do projeto, uma parte da explanada da estação de London Brigde também foi reurbanizada e The Shard foi o estímulo para a regeneração da área circundante, agora conhecida como London Brigde Quarter. 

© Michel Denancé
© Michel Denancé

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Renzo Piano Building Workshop
Escritório
Cita: "The Shard / Renzo Piano Building Workshop " [The Shard / Renzo Piano Building Workshop ] 13 Mar 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890529/the-shard-renzo-piano-building-workshop> ISSN 0719-8906