O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios De Escritórios
  4. Reino Unido
  5. Renzo Piano Building Workshop
  6. 2012
  7. The Shard / Renzo Piano Building Workshop

The Shard / Renzo Piano Building Workshop

  • 13:00 - 13 Março, 2018
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
The Shard / Renzo Piano Building Workshop
Cortesia de Renzo Piano Building Workshop
Cortesia de Renzo Piano Building Workshop

© Michel Denancé © Michel Denancé © Rob Telford © Michel Denancé + 28

  • Colaborador

    Adamson Associates (Toronto, Londres)
  • Equipe de Projeto Fase Um (2000-2003)

    J. Moolhuijzen (sócio responsável), N. Mecattaf, W.Matthews with D.Drouin, A.Eris, S.Fowler, H.Lee, J.Rousseau, R.Stampton, M.van der Staay and K.Doerr, M.Gomes, J.Nakagawa, K.Rottova, C.Shortle; O.Aubert, C.Colson, Y.Kyrkos (modelos)
  • Consultoria Fase Um (00-2003)

    Arup (estrutura e serviços); Lerch, Bates & Associates (circulação vertical); Broadway Malyan (consultoria arquitetônica)
  • Equipe de Projeto Fase Dois (2004-2012)

    J. Moolhuijzen, W.Matthews (sócio responsável), B.Akkerhuis, G.Bannatyne, E.Chen, G.Reid with O.Barthe, J.Carter, V.Delfaud, M.Durand, E.Fitzpatrick, S.Joly, G.Longoni, C.Maxwell-Mahon, J.B.Mothes, M.Paré, J.Rousseau, I.Tristrant, A.Vachette, J.Winrow and O.Doule, J.Leroy, L.Petermann; O.Aubert, C.Colson, Y.Kyrkos (modelos)
  • Consultoria Fase Dois (2004-2012)

    WSP Cantor Seinuk (estrutura); Arup (serviços construtivos); Lerch, Bates & Associates (vertical transportation); Davis Langdon (consultoria orçamento); Townshend Architects (paisagismo); Pascall+Watson (arquiteto projeto executivo estação)
  • Mais informações Menos informações
© Sam Roberts
© Sam Roberts

The Shard, também conhecida como London Brigde Tower, é uma torre de uso misto com 72 pavimentos localizada junto a estação London Brigde, às margens do rio Tâmisa. Esse projeto foi uma resposta à visão urbana do prefeito de Londres Ken Livingstone e à sua política de fomentar o desenvolvimento de alta densidade nos principais modos de transporte em Londres. Esse tipo de extensão urbana sustentável está baseada na proximidade do transporte público, desencorajando o uso do automóvel e ajudando a reduzir o tráfego na cidade.

Diagrama
Diagrama
Planta Contexto
Planta Contexto
Planta baixa - situação
Planta baixa - situação

Uma combinação de usos, residencial, escritórios e comércio, cria um edifício que está em uso 24 horas por dia. A forma esbelta e piramidal da torre determinou-se por sua idoneidade para essa mistura: grandes pavimentos na parte inferior para escritórios, restaurantes, espaços público, um hotel localizado no meio e apartamentos privativos na parte superior do edifício.

Os últimos pavimentos abrigam uma galeria de observação pública, a 240 metros sobre o nível da rua. Essa disposição de funções também permite que a torre seja reduzida e desapareça no céu, um detalhe particularmente importante para Renzo Piano Building Workshop dada a prominência do edifício no horizonte de Londres.

© Michel Denancé
© Michel Denancé
Croqui
Croqui
The Shard / Renzo Piano Building Workshop , © Ben Marshall
© Ben Marshall

Os "fragmentos", oito fachadas de vidro inclinado, definem a forma e a qualidade visual da torre, fragmentando a escala do edifício e refletindo a luz de maneiras imprevisíveis. As aberturas nas brechas ou "fraturas" entre os volumes proporcionam ventilação natural aos jardins de inverno. O vidro extra-branco utilizado confere leveza e sensibilidade ao céu que rodeia o edifício, a cor e o estado de ânimo de The Shard mudam constantemente. 

Corte Secção Intermediária
Corte Secção Intermediária

Era necessário uma solução técnica para garantir o rendimento da fachada em termos de controle da luz e calor. Desenvolveu-se uma fachada de pele dupla, com ventilação natural e persianas internas que respondem automaticamente às mudanças nos níveis de luz. A lógica é muito simples: as persianas externas são muito efetivas para manter o ganho de luz solar fora de um edifício, mas as persianas externas não protegidas não são apropriadas para um edifício alto, por isso a camada adicional de fachada de vidro no exterior.

Como parte do projeto, uma parte da explanada da estação de London Brigde também foi reurbanizada e The Shard foi o estímulo para a regeneração da área circundante, agora conhecida como London Brigde Quarter. 

© Michel Denancé
© Michel Denancé

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "The Shard / Renzo Piano Building Workshop " [The Shard / Renzo Piano Building Workshop ] 13 Mar 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890529/the-shard-renzo-piano-building-workshop> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.