Pequena grande casa / Room11 Architects

Pequena grande casa / Room11 Architects - Mais Imagens+ 10

Wellington Park, Austrália
  • Arquitetos: Room11 Architects; Room11 Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  160
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2010
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Danpal, Dulux, Salvaged Celery
© Ben Hosking

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa está implantada na encosta do monte Wellington, na porção leste da cidade de Hobart, na Tasmânia. A 450 metros acima do nível do mar, em meio a uma paisagem arborizada, a casa tira proveito do clima fresco ao longo do ano e da neve durante o inverno.

© Megan Baynes

A implantação consciente do projeto reverencia seu contexto natural exclusivo.

© Ben Hosking

A casa, em um amplo terreno entre casas e jardins, proporciona uma atmosfera intima e pragmática.

Implantada meticulosamente entre os limites legais e naturais da propriedade, a projeção da casa é deliberadamente pequena. Seus dois pavimentos estão deslocados para melhor adaptar-se à inclinação do terreno.

© Ben Hosking

Aparentemente é apenas uma caixa. Um volume mínimo com duas exceções; um núcleo de serviços e um hall de acesso que se projeta para fora. Paredes, pisos e forros são tratados de forma uniforme, em branco, criando uma atmosfera simples e repleta de luz. Além do acesso, as áreas molhadas da cozinha e do banheiro foram especialmente projetadas para serem mínimas, teatralmente pequenas e com acabamentos em preto, contrastando com o volume branco dos outros espaços.

Planta 00
Planta 01

A casa foi projetada para ser intensamente aconchegante e acolhedora. Devido ao clima fresco, duas estratégias foram essenciais no desenvolvimento do projeto: manter o calor e favorecer a iluminação natural.

As aberturas foram propositalmente posicionadas de modo a criar imensas janelas que se abrem para a paisagem natural e acolhem a luz e a sombra.

© Ben Hosking

A casa foi revestida com peças verticais de madeira não tratada, mantendo a tradição construtiva característica da região sul da Tasmânia. A porta de entrada está recuada da fachada, permanecendo protegida das intempéries, contrastando fatalmente com o restante da fachada castigada pelo tempo. Por trás deste aparente desgaste, cada tábua de madeira é acabada com um pequeno detalhe em "z" feito à mão de modo a garantir a integridade e longevidade da fachada.

Por outro lado, o revestimento de policarbonato das fachadas leste e oeste produzem paredes reflexivas e luminosas que fazem com que a casa pareça simultaneamente leve e contida.

No térreo, as vistas estão limitadas e protegidas pelo limite norte do jardim. As áreas de uso comum estão dispostas ao longo de uma abertura linear que se abre para a paisagem.

© Ben Hosking

As vistas panorâmicas para o sul só são reveladas a partir do mezanino, onde os quartos desfrutam desta encantadora paisagem do hemisfério sul.

A casa tem três aberturas de pé direito duplo que podem ser abertas durante os meses mais quentes do ano, proporcionando uma ampla ventilação natural. Ao longo do inverno, uma lareira pragmática serve para aquecer o ambiente aconchegante da casa.

© Megan Baynes

Uma pequena casa que contém grandes volumes, um edifício sob medida para o clima fresco. Contrapondo muitas das tradições da arquitetura australiana, esta casa é especificamente uma casa da Tasmânia.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Pequena grande casa / Room11 Architects" [Little Big House / Room11 Architects] 23 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889430/pequena-grande-casa-room11-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.