Escola Primária Wujiachang / Atelier Fronti

Escola Primária Wujiachang / Atelier Fronti - Mais Imagens+ 34

© Xia Zhi

Descrição enviada pela equipe de projeto. A escola primária Wujiachang está localizada na comunidade de Lianxijiayuan no lado sul da Estrada Lotus Pond West no distrito de Haidian, em Beijing. O projeto consiste em uma escola primária com nove salas de aulas construído como infraestrutura básica para as habitações de interesse social de seu entorno. 

© Yun Wang
Planta - Térreo
© Hao Chen

Um corredor leste oeste divide o projeto em duas seções, norte e sul, com funcionalidades diferentes. As salas de atividade, lounge e banheiros formam uma unidade funcional que se repete três vezes a cada pavimento, sendo sempre localizados na parcela sul da planta. Nesta área estão localizados também dois conjuntos de escadas que são conectados ao corredor principal e também se repetem nos pavimentos superiores.  

© Hao Chen

Além do layout funcional, uma importante característica desta escola é que sua totalidade seja vista como uma experiência espacial para o uso das crianças.

© Yun Wang

Dessa forma, propõe-se um sistema de brincadeiras e descobertas a partir da conexão dos elementos de circulação vertical na parcela norte do projeto.  O espaço vazio formado a partir do balanço do volume  se conecta a plataforma por um tubo próximo a fachada norte do edifício.

© Xia Zhi

Ao leste da plataforma encontra-se um volume camuflado, estendendo-se para cima da parede do pátio exterior no primeiro andar. Neste espaço o primeiro pavimento e a plataforma no segundo pavimento são conectados por uma escada conjunta a parede. 

© Xia Zhi

No canto nordeste da plataforma uma escada externa faz a conexão com o pátio ao norte e outra escada é colocada no centro da plataforma, próxima ao corredor, levando ao corredor do primeiro pavimento. 

© Xia Zhi

As duas escadas localizadas na outra seção da planta permitem que as pessoas acessem a cobertura e as atividades lá previstas. A sala de aula é envolta por um guarda corpo de vidro delimitando um plano triangular. Há uma gama de possibilidades para se conectar dentro do projeto, o que permite que toda criança possa percorrer e se deparar com uma abundância de escolhas e contingências. O projeto como um todo procura se tornar um grande brinquedo para as crianças brincarem no interior.

© Yun Wang

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lianhuachi W Rd, GongZhuFen/WanShou Lu, Haidian Qu, Beijing Shi, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Primária Wujiachang / Atelier Fronti" [Wujiachang Kindergarten / Atelier Fronti] 09 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889178/escola-primaria-wujiachang-atelier-fronti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.