Cinecubo IAB: Ruptura Silenciosa

CineCubo é o cineclube promovido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil com o intuito de estimular o diálogo entre linguagens audiovisuais e arquitetônicas e debater olhares sobre a cidade. Toda terceira 3ª feira do mês às 19h30 o CineCubo exibe filmes seguidos de debate na sede do IAB-SP. Com curadoria e mediação de Nana Maiolini + Travessia Filmes + convidados, as sessões são gratuitas e abertas ao público em geral.

Sessão curtas: Ruptura Silenciosa
Ciclo de curtas metragens realizadas no âmbito do projecto de investigação da FAUP (Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto), “Ruptura Silenciosa. Intersecções entre a Arquitectura e o Cinema". À sessão se seguirá uma roda de conversa com a professora da FAU USP (Faculdade de Arqutietura e Urbanismo da Universidade de São Paulo) Marta Vieira Bogéa.

Serão exibidos os seguintes curtas:

Sizígia (Portugal, 2012 | 17 min)
realização e argumento: Luis Urbano

Enquanto espera pela abertura da época balnear, um zeloso operário prepara a Piscina das Marés, em Leça da Palmeira, desenhada por Álvaro Siza em 1961, para a chegada dos veraneantes.

A Casa do Lado (Portugal, 2012 | 16 min)
realização e argumento: Luis Urbano

Numa manhã fria de Inverno, na Vill’Alcina em Caminha, casa de férias desenhada por Sergio Fernandez na fronteira norte de Portugal, um grupo de jovens adultos descansa depois de uma noite de preparativos revolucionários e é acordado abruptamente pela presença das autoridades.

A Encomenda (Portugal, 2013 | 18 min)
realização e argumento: Manuel Graça Dias

Entre 1959 e 61, Raúl Hestnes Ferreira desenhou e construíu uma pequena casa de fim de semana, em Albarraque, nos arredores de Lisboa, para o seu pai, o poeta José Gomes Ferreira. A Casa de Albarraque, como é conhecida, continua hoje uma encantadora e inesperada peça, montada sobre o suave declive do terreno, sugerindo-nos diversificados e surpreendentes espaços novos, a propósito do modo como se articulam e sucedem aqueles mais normativos. O filme toma como pretexto a chegada de um carteiro muito palavroso, anarquista e abelhudo que vai percorrendo a casa, abrindo e fechando armários, mexendo nos objetos, nos quadros, enquanto perora contra o Governo ou declama poemas de José Gomes Ferrreira, sob o olhar enfadado do proprietário (o próprio Arquiteto Raul Hestnes Ferreira). Só depois da partida do carteiro o Arquiteto poderá finalmente descobrir (e nós, com ele) o conteúdo da encomenda que dá título ao filme.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Cinecubo IAB: Ruptura Silenciosa" 16 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/889155/cinecubo-iab-ruptura-silenciosa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.