David Chipperfield Architects vence concurso para projetar o edifício mais alto de Hamburgo

Cortesia de David Chipperfield Architects

David Chipperfield Architects venceu o concurso de arquitetura para projetar a Elbtower, aquela que será a estrutura mais alta da cidade de Hamburgo com 230 metros. Implantada no limite leste da Hafencity, a torre escultural será um novo marco urbano na orla do rio Elba, em contraponto com a Filarmônica de Hamburgo de Herzog & Meuron localizada no limite oeste. Enquanto que a estrutura vertical da torre abriga uma série de espaços para escritórios, o pódio horizontal acomodará um bar, hotel, restaurante, lojas comerciais além de um espaço expositivo.

David Chipperfield Architects vence concurso para projetar o edifício mais alto de Hamburgo - Mais Imagens+ 22

Cortesia de David Chipperfield Architects

A partir deste volume horizontal, uma série de pavimentos escalonados vão criando uma elegante estrutura vertical de vidro. Uma torre que pouco a pouco vai marcando sua poderosa silhueta no skyline de Hamburgo. Através de sua base, o edifício se conecta diretamente com o espaço urbano, permitindo acesso direto às linhas de trem e à estação subterrâneo do metrô, além de uma ponte para bicicletas que atravessa o canal do lado norte. Um pátio central acolhe todos os visitantes a partir destas múltiplas entradas, configurando um novo espaço público intimamente conectado com o edifício.

Cortesia de David Chipperfield Architects

A fachada de vidro é protegida por uma estrutura de painéis coloridos criando um efeito óptico devido à superfície curva da fachada. Além disso, o projeto de iluminação desenvolvido pelo Studio Other Spaces em colaboração com Olafur Eliasson e Sebastian Behmann transformará o edifício em uma "escultura cinética de luz" na paisagem noturna de Hamburgo.

Cortesia de David Chipperfield Architects

"Nos alegra muito ter vencido esta concorrência pelo projeto da Elbtower em parceria com a SIGNA, é uma alegria enorme voltar a trabalhar na cidade de Hamburgo, especialmente em um lugar tão importante", disse David Chipperfield. "Como arquitetos, estamos cada vez mais conscientes de que a cidade também depende da qualidade dos projetos privados para fortalecer a sua dimensão cívica, engajando a arquitetura com a complexidade do espaço urbano. Assumimos esta responsabilidade e esperamos alcançar resultados bastante positivos com o projeto da Elbtower".

Cortesia de David Chipperfield Architects

A construção do projeto deverá ser iniciada em 2021, com a conclusão prevista para 2025.

  • Arquitetos

  • Localização

    Elbbrücken, Hamburgo, Alemanha
  • Sócios

    David Chipperfield, Christoph Felger (líder de projeto), Harald Müller
  • Arquitetos do projeto

    Barbara Koller (concurso fase 1), Thomas Pyschny (concurso fase 2)
  • Equipe do concurso

    Konrad Basan, Kerstin Bigalke, Andrew Davis, Ivan Dimitrov, Emmi Frank, Fadi Kilani, Dalia Liksaite, Pascal Maas, Carthage Murphy, André Silva Oliveira, Ken Polster, Franziska Rusch, Diana Schaffrannek, Matthijs Sioen, Simon Wiesmaier, Julienne Zuern
  • Engenharia

    Arup Ltd., Londres
  • Consultoria de incêndio

    brand+Brandschutz Planbar, Berlim
  • Arquitetura da paisagem

    Wirtz International nv, Schoten
  • Projeto luminotécnico

    Studio Other Spaces, Berlim com Olafur Eliasson e Sebastian Behmann
  • Cliente

    SIGNA Prime Selection AG, Innsbruck
  • Área

    104000.0 m2
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

    Courtesy of David Chipperfield Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Elbbrücken, Hamburgo, Alemanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Stott, Rory. "David Chipperfield Architects vence concurso para projetar o edifício mais alto de Hamburgo" [David Chipperfield Architects Selected to Design Tallest Tower in Hamburg] 18 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888892/david-chipperfield-architects-vence-concurso-para-projetar-o-edificio-mais-alto-de-hamburgo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.