MVRDV divulga projeto de uma ponte com 80 metros de comprimento em Xangai

A passarela de 24 metros de largura será construída perto da cidade histórica de Zhujiajiao e contará com espaços para encontro e contemplação. O projeto foi eleito vencedor de um concurso e tem previsão de conclusão para 2019.

© MVRDV

O escritório MVRDV ganhou o concurso para a Dawn Brigde, uma ponte em Shanghai com 80 metros de comprimento prevista para se tornar um marco na cidade e um importante palco para atividades sociais. A ponte será construída próximo à Zhujiajiao, uma histórica cidade chinesa, entre a famosa ponte Fangsheng e a discreta ponte Qingpu. Com um projeto que aponta para o futuro daquela região, a ponte de 24 metros de largura comportará atividades sociais próximas ao rio. A construção do projeto está prevista para ser concluída em 2019. 

© MVRDV

Dawn Bridge será implementada entre um recente bairro residencial, nos limites de Zhujiajiao e a histórica passagem de Fangsheng, um marco da cidade desde 1571. O projeto estabelece uma relação com o entorno ao absorver sua paleta de cores e materiais, inspirando-se nela. Os telhados cinzas das casas encontram eco no asfalto também cinza, enquanto que as paredes brancas são referenciadas na proeminente estrutura da ponte. A madeira avermelhada utilizada nas casas inspiraram o deck de pedestres, enquanto que o verde da água e da natureza aparecem nas árvores plantadas no deck, similar ao que acontece na ponte Fangsheng.

© MVRDV

Segundo Wenchian Shi, sócio do MVRDV, "o alinhamento vertical da Dawn Bridge define um senso de elegância e leveza. Nosso objetivo era proporcionar uma curva suave sobre o rio que também se integra a paisagem". E continua, "Além de se misturar, nós queríamos criar uma ponte que convidasse a vida pública e que fosse acessível a todas as pessoas, a pé ou sobre rodas."

© MVRDV

O projeto proposto pelos arquitetos responde às restrições tanto em relação a área construída, quanto a espaço livre, resolvendo o desafio ao propor uma ponte curta com uma inclinação confortável. Além disso, os arquitetos propõe uma solução que valoriza a vista da antiga cidade de Zhujiajiao e maximiza o espaço disponível para os pedestres, além de minimizar o impacto da poluição sonora e física do leito carroçável. Para isso, a estrutura do meio será revestida por uma outra estrutura, um deck que se transforma em um elemento tridimensional e se torna espaço de estar com vista para o rio Dianpu e para a cidade antiga. 

As entradas da ponte permitem aos pedestres cruzar pelo topo ou permanecer e buscar contato com o rio. O projeto se integra ao rio e à rede de canais que dão identidade a Zhujiajiao, estimulando atividades em suas orlas. O rio tem 80 metros de largura - distância vencida sem a necessidade de muitos pontos de apoio, deixando o leito do rio o mais livre possível. 

O projeto foi escolhido pelo governo de Zhujiajiao e tem conclusão prevista para 2019. 

© MVRDV
  • Arquitetos

  • Localização

    Zhujiajiaozhen, Qingpu, Shanghai, China
  • Arquitetos Responsáveis

    Winy Maas, Jacob van Rijs and Nathalie de Vries
  • Equipe

    Wenchian Shi, Marta Pozo, Lorenzo Mattozzi with Wenzhao Jia, Cosimo Scotucci, Jose Sanmartin, Enrico Pintabona, Chi Zhang, Artemis Maneka, Cai Zheli, Ray Zhu, Jammy Zhu and Alice Huang
  • Visuais

    Antonio Luca Coco, Davide Calabrò, Giovanni Coni and Pavlos Ventouris
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

    MVRDV

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: AD Editorial Team. "MVRDV divulga projeto de uma ponte com 80 metros de comprimento em Xangai" [MVRDV Reveals Design For Dawn Bridge, An 80m-Long Dual Use Crossing in Shanghai] 15 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888842/mvrdv-divulga-projeto-de-uma-ponte-com-80-metros-de-comprimento-em-xangai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.