Projeto habitacional visionário é considerado o melhor edifício da Alemanha

O DAM Preis de 2018 para o melhor edifício na Alemanha foi entregue a bogevischs buero e SHAG Schindler Hable Architekten por seu visionário projeto de habitação wagnisART, em Munique. Selecionado a partir de uma lista de 4 finalistas, o júri elogiou o projeto por estabelecer novos "padrões sociais, arquitetônicos e de planejamento urbano", tornando-se um modelo para futuros projetos de habitação na Alemanha.

Os vencedores anteriores do prêmio anual incluem o Hansemuseum europeu em Lubeck, por Studio Andreas Heller (2017), a renovação do Museu Neues por David Chipperfield Architects (2010) e o Museu Kolumba, de Peter Zumthor (2008).

Saiba mais sobre o vencedor abaixo:

Projeto habitacional visionário é considerado o melhor edifício da Alemanha - Mais Imagens+ 1

Quem não gostaria de viver dessa maneira, especialmente em uma grande cidade como Munique, conhecida por seu implacável mercado imobiliário? A melhor maneira de experimentar a variedade de espaços diferentes neste desenvolvimento, que compreende cinco edifícios irregulares organizados em dois pátios, é passear pelos dois níveis. No nível do solo, caminhos largos e dois pátios conectam os edifícios individuais. Enquanto isso, as pontes conectam os pisos terceiro e quarto das diferentes seções, adicionando uma camada extra de charme ao local.

Projeto Habitacional wagnisART, Munique / bogevischs buero e SHAG Schindler Hable Architekten. Image © Julia Knop

WagnisART foi criado como resultado de uma luta contra um plano de desenvolvimento existente. Em 2002, o escritório Ortner & Ortner Baukunst planejava construir três edifícios retangulares dispostos na forma de um "U" no mesmo local, como parte de um plano diretor para DomagkPark, um novo distrito que foi criado no local do antigo Quartel de Domagk. Mas os futuros planejadores obtiveram uma exceção do plano ortogonal e puderam criar seu próprio empreendimento independente.

Projeto Habitacional wagnisART, Munique / bogevischs buero e SHAG Schindler Hable Architekten. Image © Julia Knop

Os arquitetos incentivaram os futuros moradores a participarem do processo de planejamento. Este método projetual desafiou a autonomia dos arquitetos, permitindo que eles abordassem totalmente o que os futuros habitantes desejavam. No início da fase de planejamento, os futuros residentes apresentaram grandes modelos durante as oficinas para expressar seu desejo de um pátio e estruturas acima do solo conectando as diferentes seções do complexo. É claro que a cooperativa obteve a arquitetura comunitária que queria. Os nichos e os pequenos quadrados nos terraços do telhado e nas amplas escadarias são espaços de encontro populares. E os moradores abraçaram os muitos espaços comuns, que incluem estúdios de arte, espaços de trabalho, lavanderia, sala de costura, sala de jogos infantis, ensaios e salas de eventos de vários tamanhos. Um restaurante compartilhado também foi adicionado às comodidades.

A cooperativa oferece apartamentos de diferentes tamanhos, bem como um grande número de modelos de financiamento. 30 por cento dos apartamentos são subsidiados e 40 por cento são oferecidos como parte do München Modell, uma iniciativa para famílias de classe média com filhos. A cooperativa também oferece apartamentos para o livre mercado. Todas as unidades residenciais são fornecidas de forma idêntica e são distribuídas nos edifícios de forma a que nenhum subgrupo possa surgir com base na renda. Também estão incluídos 53 apartamentos de um quarto com banheiros individuais e kitchenettes e espaço compartilhado e terraço que formam oito aglomerados de apartamentos.

Projeto Habitacional wagnisART, Munique / bogevischs buero e SHAG Schindler Hable Architekten. Image © Julia Knop
Projeto Habitacional wagnisART, Munique / bogevischs buero e SHAG Schindler Hable Architekten. Image © Julia Knop

O projeto exterior dos edifícios foi a característica do antigo plano de desenvolvimento que precisava ser mantida. As fachadas são rebocadas e pintadas em cores de cinza bege que se encaixam no entorno. No entanto, o WagnisART ainda foi equipado com isolamento ecológico de construção. A estrutura do edifício é resolvida com um esqueleto de concreto armado; As paredes exteriores consistem principalmente em um quadro de madeira com uma fachada de parede cortina. Os projetos habitacionais na Alemanha terão que seguir o exemplo do wagnisART no futuro. Os membros do júri ficaram extremamente impressionados após a visita ao local e estão muito satisfeitos em premiar o DAM Preis 2018 para o WagnisART.

Projeto Habitacional wagnisART, Munique / bogevischs buero e SHAG Schindler Hable Architekten. Image © Julia Knop

Veja a lista com todos os projetos indicados aqui.

Notícia via Deutsches Architekturmuseum.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Projeto habitacional visionário é considerado o melhor edifício da Alemanha" 02 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888329/projeto-habitacional-visionario-e-considerado-o-melhor-edificio-da-alemanha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.