Residência ARANZAZU / Besonias Almeida Arquitectos

Residência ARANZAZU / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 3 de 33
© Federico Kulekdjian

Residência ARANZAZU / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 2 de 33Residência ARANZAZU / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 3 de 33Residência ARANZAZU / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 4 de 33Residência ARANZAZU / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 5 de 33Residência ARANZAZU / Besonias Almeida Arquitectos - Mais Imagens+ 28

Tortuguitas, Argentina
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  264
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aluar, Awaduct, Cambre, Durlock, FV, JOHNSON, Masisa, Mi Pileta, Murvi, Rotoplas, Rowa, Sika, ferrum
  • Projeto E Coordenação: María Victoria Besonías, Guillermo de Almeida
  • Arquitetos Colaboradores: Micaela Salibe, Diorella Fortunati, Guido Galluppo
  • Superfície Do Terreno: 677 m2
  • Memorial Descritivo: María Victoria Besonías
  • Cidade: Tortuguitas
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Residência ARANZAZU / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 22 de 33
© Federico Kulekdjian

O lugar

Um lote de esquina fundado em 1968 com um importante reflorestamento de início, ao qual as crianças agregaram um valor incalculável. Diferentes espécies de árvores e arbustos combinados outorgam valor paisagístico ao lugar durante todo o ano. 

Residência ARANZAZU / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 2 de 33
© Federico Kulekdjian

O terreno que receberá a intervenção apresenta-se cortado por uma fileira de carvalhos de grande porte e espécies variadas em uma das fachadas e nos lotes adjacentes. 

Residência ARANZAZU / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 12 de 33
© Federico Kulekdjian

O requerimento

Uma moradia de uso permanente com especial requerimento de que possibilitasse viver intensamente a relação entre os espaços interiores e exteriores tão apreciados pelos clientes. Outro pedido expressado foi que, apesar de estarem interessados em uma residência construída com concreto aparente, desejavam que a presença da madeira rompesse essa expressão monocromática. 

Residência ARANZAZU / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 25 de 33
© Federico Kulekdjian

Quanto as necessidades programáticas, a residência deveria contar com quatro dormitórios, um no térreo, com banheiro e closet integrado, um estar amplo com lareira e um espaço de intensa vida familiar que integrasse a sala de jantar, a cozinha e um estar íntimo. Deveria contar também com uma grande espaço coberto com churrasqueira, lugares para comer e estar ao ar livre, uma piscina e espaço para estacionar três automóveis. 

Residência ARANZAZU / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 30 de 33
Planta - Térreo

A proposta

Interessados, como os clientes, pelo entorno paisagístico decidimos que o projeto não somente deveria preservar as árvores existentes no lote, mas também que seria essa vegetação o primeiro e fundamental marco de início do projeto. 

Residência ARANZAZU / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 28 de 33
© Federico Kulekdjian

Pensamos então que a residência deveria ser desenvolvida acomodando-se nos espaços livres deixados pelas árvores e envolvendo-os para fazê-los parte dos espaços propostos.

Residência ARANZAZU / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 33 de 33
Corte

Para tanto, decidimos trabalhar com uma grelha espacial de 3,80 m de lateral, com dupla ou simples altura segundo o caso, que nos permitisse resolver os diferentes ambientes e também os vazios entre as árvores.  

Residência ARANZAZU / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 32 de 33
Corte
Residência ARANZAZU / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 21 de 33
© Federico Kulekdjian

Em relação aos requerimentos de materialidade dos clientes, decidimos que o térreo da moradia e sua prolongação nos espaços semi-cobertos seriam resolvidos com divisórias de concreto aparente em direção ao espaço público. Eles formam uma base contínua que é perfurada de acordo com as necessidades dos ambientes que define e sobre a qual se apoia uma estrutura mais leve de perfis metálicos e de madeira. No interior envolvido pelos carvalhos, a residência é totalmente aberta, de modo que cada ambiente participe do espaço contínuo e da paisagem. 

Residência ARANZAZU / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 17 de 33
© Federico Kulekdjian
Residência ARANZAZU / Besonias Almeida Arquitectos - Imagem 26 de 33
© Federico Kulekdjian

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência ARANZAZU / Besonias Almeida Arquitectos" [ARANZAZU House / Besonias Almeida Arquitectos] 03 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888200/residencia-aranzazu-besonias-almeida-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.