O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Argentina
  5. Besonias Almeida Arquitectos
  6. 2017
  7. Residência ARANZAZU / Besonias Almeida Arquitectos

Residência ARANZAZU / Besonias Almeida Arquitectos

  • 21:00 - 7 Fevereiro, 2018
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Residência ARANZAZU / Besonias Almeida Arquitectos
© Federico Kulekdjian
© Federico Kulekdjian

© Federico Kulekdjian © Federico Kulekdjian © Federico Kulekdjian © Federico Kulekdjian + 33

© Federico Kulekdjian
© Federico Kulekdjian

O lugar

Um lote de esquina fundado em 1968 com um importante reflorestamento de início, ao qual as crianças agregaram um valor incalculável. Diferentes espécies de árvores e arbustos combinados outorgam valor paisagístico ao lugar durante todo o ano. 

© Federico Kulekdjian
© Federico Kulekdjian

O terreno que receberá a intervenção apresenta-se cortado por uma fileira de carvalhos de grande porte e espécies variadas em uma das fachadas e nos lotes adjacentes. 

© Federico Kulekdjian
© Federico Kulekdjian

O requerimento

Uma moradia de uso permanente com especial requerimento de que possibilitasse viver intensamente a relação entre os espaços interiores e exteriores tão apreciados pelos clientes. Outro pedido expressado foi que, apesar de estarem interessados em uma residência construída com concreto aparente, desejavam que a presença da madeira rompesse essa expressão monocromática. 

© Federico Kulekdjian
© Federico Kulekdjian

Quanto as necessidades programáticas, a residência deveria contar com quatro dormitórios, um no térreo, com banheiro e closet integrado, um estar amplo com lareira e um espaço de intensa vida familiar que integrasse a sala de jantar, a cozinha e um estar íntimo. Deveria contar também com uma grande espaço coberto com churrasqueira, lugares para comer e estar ao ar livre, uma piscina e espaço para estacionar três automóveis. 

Planta - Térreo
Planta - Térreo

A proposta

Interessados, como os clientes, pelo entorno paisagístico decidimos que o projeto não somente deveria preservar as árvores existentes no lote, mas também que seria essa vegetação o primeiro e fundamental marco de início do projeto. 

© Federico Kulekdjian
© Federico Kulekdjian

Pensamos então que a residência deveria ser desenvolvida acomodando-se nos espaços livres deixados pelas árvores e envolvendo-os para fazê-los parte dos espaços propostos.

Corte
Corte

Para tanto, decidimos trabalhar com uma grelha espacial de 3,80 m de lateral, com dupla ou simples altura segundo o caso, que nos permitisse resolver os diferentes ambientes e também os vazios entre as árvores.  

Corte
Corte
© Federico Kulekdjian
© Federico Kulekdjian

Em relação aos requerimentos de materialidade dos clientes, decidimos que o térreo da moradia e sua prolongação nos espaços semi-cobertos seriam resolvidos com divisórias de concreto aparente em direção ao espaço público. Eles formam uma base contínua que é perfurada de acordo com as necessidades dos ambientes que define e sobre a qual se apoia uma estrutura mais leve de perfis metálicos e de madeira. No interior envolvido pelos carvalhos, a residência é totalmente aberta, de modo que cada ambiente participe do espaço contínuo e da paisagem. 

© Federico Kulekdjian
© Federico Kulekdjian
© Federico Kulekdjian
© Federico Kulekdjian

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Besonias Almeida Arquitectos
Escritório
Cita: "Residência ARANZAZU / Besonias Almeida Arquitectos" [ARANZAZU House / Besonias Almeida Arquitectos] 07 Fev 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888200/residencia-aranzazu-besonias-almeida-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.