Hotel XinXian Inn / penda

Hotel XinXian Inn / penda - Imagem 8 de 30
© Xia Zhi

Hotel XinXian Inn / penda - Imagem 2 de 30Hotel XinXian Inn / penda - Imagem 3 de 30Hotel XinXian Inn / penda - Imagem 4 de 30Hotel XinXian Inn / penda - Imagem 5 de 30Hotel XinXian Inn / penda - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos de interiores: Penda
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Xia Zhi
Hotel XinXian Inn / penda - Imagem 1 de 30
© Xia Zhi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Hotel XinXian Inn está localizado no centro de Pequim, no distrito de Dongcheng, perto do Galaxy Soho, na 2ª Ring Road. O hotel possui preços acessíveis e é vizinho do Xinxian Hutong, uma grande área com casas chinesas tradicionais com pátios, cujas entradas foram, em sua maioria, bloqueadas pelos edifícios comerciais recém-construídos. Em Pequim, a cultura rica e o estilo de vida vibrante de Hutong estão sendo substituídos por empreendimentos imobiliários superficiais e de alta rentabilidade. No projeto do Hotel XinXian Inn, tentamos incorporar a atmosfera e a história da área de Hutong.

Hotel XinXian Inn / penda - Imagem 3 de 30
© Xia Zhi
Hotel XinXian Inn / penda - Imagem 4 de 30
© Xia Zhi

O cliente ficou intrigado com a ideia de nos concentrarmos nas formas e materiais tradicionais do entorno por vários motivos. Como todo empreendedor jovem, ele possuía um curto orçamento para o hotel e sempre gostou de Hutong, motivo pelo qual ele escolheu esse local para investir. "Lembro-me, um dia no final de 2016, de um jovem que bateu na nossa porta do escritório com uma ideia de revitalizar uma antiga pousada tradicional. Ele também escreveu um texto de 4.000 caracteres chineses que enfatizavam sua visão sobre a rica história cultural do distrito. Isso me impressionou profundamente, então começamos imediatamente", lembrou Dayong Sun.

Hotel XinXian Inn / penda - Imagem 21 de 30
© Xia Zhi
Hotel XinXian Inn / penda - Imagem 19 de 30
© Xia Zhi

O edifício de 1.000 m² era uma antiga pousada tradicional, de 2 andares, com quartos pequenos e iluminação natural limitada.

Na fachada principal do hotel, incorporamos uma visão invertida de uma casa tradicional de Hutong. A silhueta foi cortada de uma enorme parede de tijolos e executada como uma grande fachada de vidro que traz luz natural para o lounge e área do lobby. A fachada torna-se um ícone visível e faz referência à área circundante de Hutong com seus tijolos escuros, madeira natural e vidro. A frente de vidro se abre para o exterior e convida os hóspedes a entrarem no hotel. "Ver os hóspedes conversando e relaxando de certa maneira remete à imagem tradicional de Pequim, onde as ruas da área de Hutong realmente atuavam como um espaço público e as pessoas discutiam, descansavam, dançavam ou jogavam cartas na frente de suas casas. Isso também me lembra da época que cheguei em Pequim, antes dos Jogos Olímpicos.Muito mudou desde então", diz Chris Precht.

Hotel XinXian Inn / penda - Imagem 2 de 30
© Xia Zhi

O espaço original era composto por um salão no primeiro andar, não muito grande, destinado principalmente à recepção, com os quartos no segundo andar.

Hotel XinXian Inn / penda - Imagem 10 de 30
© Xia Zhi

Devido à ausência de elevador, o cliente desejava adicionar um quarto no primeiro andar para os hóspedes que apresentassem problemas para subir escadas. Por se localizar perto da estação ferroviária de Pequim e dos principais hospitais, o hotel era e ainda seria frequentado por turistas idosos e pacientes de outras cidades buscando um melhor tratamento na capital.

Hotel XinXian Inn / penda - Imagem 14 de 30
© Xia Zhi

Agora, o primeiro andar também abriga áreas comuns do hotel, como um lobby e um salão para visitantes. Todas as funções principais estão em abrigos separados, feitos de madeira.Ao entrar no hotel, o corredor parece ser uma ruela que atravessa um bairro de pequenas casas. Nós colocamos muitas plantas ao longo do caminho, então a divisão entre interior e exterior desaparece e o hotel acaba criando uma pequena Hutong.

Hotel XinXian Inn / penda - Imagem 15 de 30
© Xia Zhi

No segundo andar, o layout existente apresentava um corredor tedioso de 50 metros de comprimento com quartos à esquerda e à direita. Reduzimos a quantidade de quartos para 50 e oferecemos áreas comuns ao novo layout para quebrar a monotonia e oferecer espaços de trabalho e reunião para os hóspedes. A ideia de criar espaços de encontro, áreas comuns e uma atmosfera de bairro é um tema presente em todo o hotel.

Hotel XinXian Inn / penda - Imagem 23 de 30
© Xia Zhi
Hotel XinXian Inn / penda - Imagem 28 de 30
© Xia Zhi

Para o corredor, também escolhemos tijolos escuros nas paredes para intensificar a atmosfera de caminhar em uma rua de Hutong. Os abrigos de madeira contrastam com as paredes hápticas e devem parecer pequenos gazebos ao longo do caminho.

Hotel XinXian Inn / penda - Imagem 5 de 30
© Xia Zhi

O hotel foi projetado com uma temática principal: "Recuperando Memórias". Embora a área de Hutong seja parte integrante da "antiga" Pequim, queremos que a temática sirva como um lembrete cultural para a cidade. O patrimônio arquitetônico e a cultura de um lugar são moldados ao longo dos séculos e devem sempre acompanhar o futuro desenvolvimento da cidade.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Chaoyangmen S Alley, Dongcheng, Pequim, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Hotel XinXian Inn / penda" [XianXian Inn / penda] 13 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888162/hotel-xinxian-inn-penda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.