O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura De Uso Misto
  4. China
  5. MAD Architects
  6. 2017
  7. Chaoyang Park Plaza / MAD Architects

Chaoyang Park Plaza / MAD Architects

  • 11:00 - 24 Janeiro, 2018
  • Traduzido por Lis Moreira Cavalcante
Chaoyang Park Plaza / MAD Architects
© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

© Hufton+Crow © Hufton+Crow © Hufton+Crow © Hufton+Crow + 30

  • Arquitetos

  • Localização

    Pequim, China
  • Diretores Responsáveis

    Ma Yansong, Dang Qun, Yosuke Hayano
  • Associados Responsáveis

    Kin Li, Liu Huiying
  • Equipe

    Fu Changrui, Zhao Wei, Li Guangchong, Lin Guomin, Bennet Hu Po-Kang, Nathan Kiatkulpiboone, Yang Jie, Julian Sattler, Younjin Park, Zhu Jinglu, Xue Yan, Zheng Fang, Matteo Vergano, Wing Lung Peng, Gustavo Maya, Li Yunlong, Tiffany Dahlen, Gustaaf Alfred Van Staveren
  • Área

    223.009 m²
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

  • Cliente

    Smart-hero (HK) Investment Development Limited
  • Arquitetura - Execução

    CCDI Group
  • Consultores - Fachada

    RFR Asia
  • Interiores

    MADA s.p.a.m.
  • Design Gráfico

    Kenya Hara + NDC China
  • Paisagismo

    Greentown Akin Landscape Architecture Co., Ltd.
  • Consultores - Iluminação de Interiores

    M&W Lighting Limited Landscape
  • Consultores - Iluminação

    Beijing Junhao Lighting Design Co., Ltd
  • Consultores - Certificação LEED

    Shenzhen Institute of Building Research Co., Ltd.
  • Mais informações Menos informações
© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

Descrição enviada pela equipe de projeto. Posicionado no extremo sul do Parque Chaoyang, em Pequim - o maior parque remanescente do distrito financeiro central de Pequim - o complexo de 220.000m² abriga 10 edifícios que se desenvolvem como uma pintura clássica de Shanshui numa escala urbana. O parque tem função e posição equivalentes ao Central Park em Manhattan, mas, ao contrário dos modernos edifícios-caixas que criam uma separação entre o Central Park e a cidade, o Chaoyang Park Plaza se comporta como uma extensão da natureza. É uma extensão do parque em direção à cidade, naturalizando o forte skyline artificial do distrito, remetendo a cenários de uma paisagem distante - uma abordagem clássica da arquitetura do jardim chinês, onde a natureza e a arquitetura se fundem.

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

"Nas cidades modernas, a arquitetura como uma criação artificial é vista mais como um símbolo de capital, poder ou desenvolvimento tecnológico; enquanto a natureza existe de forma independente. É diferente das cidades tradicionais orientais, onde a arquitetura e a natureza são projetadas como um todo, criando uma atmosfera que serve para realizar as atividades espirituais das pessoas", disse o arquiteto Ma Yansong. "Queremos romper a fronteira entre o natural e o artificial, e fazê-lo para que um seja projetado com o outro em mente. Então, a discussão na lógica moderna dos seres humanos de proteger ou destruir a natureza não existirá mais se entendermos e vermos os humanos e a natureza como coexistentes.O comportamento humano e a emoção são parte da natureza, e a natureza é onde tudo começa e termina".

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

Inspirado em pinturas de paisagens chinesas tradicionais, o projeto remodela a relação da arquitetura em grande escala nos centros urbanos. Ele introduz formas e espaços naturais - montanha, córrego, riacho, rochas, vale e floresta - na cidade. As torres gêmeas assimétricas de escritórios no lado norte do terreno, situam-se na base do lago do parque e são como dois picos de montanhas saindo da água. O átrio claro e transparente atua como um "cordão" que aproxima as duas torres através de uma estrutura de conexão - uma cobertura de vidro.

Conceito - Pintura de Wang Mingxian
Conceito - Pintura de Wang Mingxian
© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

Os edifícios comerciais de pequena escala e poucos andares aparecem como montanhas rochosas que sofreram erosões ao longo do tempo. Eles parecem ser posicionados aleatoriamente, mas seu relacionamento estratégico um com o outro forma um jardim urbano isolado, mas aberto, oferecendo um lugar onde as pessoas podem se encontrar num ambiente natural no meio da cidade.

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

Os dois edifícios de apartamentos, de múltiplos andares, localizados a sudoeste, dão continuidade a este conceito de "viver ao ar livre" com suas varandas escalonadas, oferecendo a cada unidade residencial mais oportunidades de serem expostas à luz natural e, finalmente, de sentir uma proximidade singular com a natureza.

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

O ambiente geral é moldado por superfícies lisas e curvas em preto e branco, criando uma atmosfera silenciosa e misteriosa. Ele evoca a emoção e a ressonância estética de uma pintura chinesa tradicional, criando uma fuga tranquila do ambiente urbano circundante e movimentado. A paisagem que se desenvolve entre os edifícios incorpora pinheiros, bambus, rochas e lagos - todos os elementos tradicionais da paisagem oriental que implicam numa conexão mais profunda entre a arquitetura e o espaço clássico. O artista gráfico japonês Kenya Hara liderou o design do sistema de sinalização para o projeto, o qual é "simples" e "refinado".

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow
© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

O projeto alcançou a certificação LEED Ouro pelo US Green Building Council, uma vez que a ideia de "natureza" não foi apenas incorporada ao conceito do projeto, mas também na inovação e na integração das tecnologias verde. As aletas verticais vistas na fachada externa de vidro enfatizam a suavidade e a verticalidade das torres. Elas também funcionam como um sistema de ventilação e filtragem eficiente de energia, permitindo a entrada de ar fresco nos espaços internos. Na base das torres, há um lago que ao mesmo tempo traz a sensação de infinito e funciona como um sistema de resfriamento de ar no verão, diminuindo a temperatura geral interna.

Corte Transversal
Corte Transversal
Maquete
Maquete
Corte Longitudinal
Corte Longitudinal

O Chaoyang Park Plaza transforma completamente o modelo de edificação encontrado nos distritos financeiros centrais das cidades. Mas, mesmo que o complexo esteja localizado no centro do distrito financeiro de Pequim, a intenção é que ele dialogue com a cidade tradicional e clássica - refletindo a interdependência entre o homem e a natureza, tanto no planejamento urbano quanto na apresentação em grande escala do jardim Shanshui. Na pintura de Wang Mingxian, um historiador de arquitetura, ele justapôs o Chaoyang Park Plaza a uma pintura clássica de paisagem. A arquitetura e o cenário natural pareciam harmoniosos em conjunto, ao contrário do que alguns possam pensar - dos edifícios não se encaixarem em seu contexto urbano. Comentando este contraste, Ma Yansong disse: "Eu não acho que esse seja o nosso problema. A verdadeira questão é: quando o contexto cultural original desta cidade desapareceu? Temos a oportunidade de tentar criar um tipo diferente de cidade, que em nível espiritual e cultural, pode ser comparada às cidades clássicas da filosofia e da sabedoria orientais".

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
MAD Architects
Escritório
Cita: "Chaoyang Park Plaza / MAD Architects" [Chaoyang Park Plaza / MAD Architects] 24 Jan 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887247/chaoyang-park-plaza-mad-architects> ISSN 0719-8906