O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Um conto de natal sobre a reconstrução de uma cidade: projetos de Stefano Boeri para Amatrice

Um conto de natal sobre a reconstrução de uma cidade: projetos de Stefano Boeri para Amatrice

  • 15:00 - 29 Dezembro, 2017
  • por
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Um conto de natal sobre a reconstrução de uma cidade: projetos de Stefano Boeri para Amatrice

Em agosto de 2016, um forte terremoto de magnitude 6,2 atingiu a região central da Itália, resultando na morte de quase 300 pessoas e na destruição de vários edifícios históricos seculares. O epicentro da catástrofe se deu nas proximidades de Amatrice, uma bela cidade montanhosa do Lácio, que foi completamente reduzida a escombros, deixando centenas de mortos e feridos além de centenas de desabrigados.

Entretanto, a população local não ficou desamparada por muito tempo. Os trabalhos de reconstrução foram imediatamente iniciados logo após a catástrofe, liderados pelos mais importantes arquitetos do país, incluindo Renzo Piano e Stefano Boeri Architetti, responsáveis pela construção de um novo refeitório que foi erguido no curso de poucas semanas.

© Paolo Rosselli © Paolo Rosselli © Paolo Rosselli © Paolo Rosselli + 15

Um conto de natal sobre a reconstrução de uma cidade: projetos de Stefano Boeri para Amatrice, © Paolo Rosselli
© Paolo Rosselli

Neste novo vídeo produzido pela empresa cinematográfica milanesa "The Blink Fish", o processo de construção do refeitório municipal e também do complexo gastronômico "Polo Del Gusto" - concluído no último mês de julho - foi documentado minuciosamente, partindo da triste memória daquele fatídico dia de agosto e culminando na celebração de inauguração deste novo espaço comunitário, pautado por histórias de compaixão, força de vontade coletiva, solidariedade e conscientização.

© Paolo Rosselli
© Paolo Rosselli

"O Polo del Gusto consiste de uma série de edifícios implantados em uma área de 8 mil metros quadrados dedicados à gastronomia e o convívio entre as pessoas: uma nova praça urbana que, além do refeitório, abriga oito restaurantes históricos da cidade, que tiveram seus edifícios destruídos pelo terremoto", explicam os arquitetos.

O vídeo mostra a corrida contra o tempo dos arquitetos e da comunidade local, provando - como bem colocou Stefano Boeri - "que mesmo em situações de emergência, é possível construir edifícios de qualidade que estão destinados a durar".

© Paolo Rosselli
© Paolo Rosselli
© Paolo Rosselli
© Paolo Rosselli

Confira o vídeo para sentir na pele parte da história da reconstrução de Amatrice.

Créditos fornecidos pelos arquitetos: O Jornal Corriere della Sera e Programa de notícias de La 7 recolheram doações por toda a Itália, o escritório Stefano Boeri Architetti doou e coordenou a execução do projeto, a estado de Friuli Venezia Giulia contribuiu com a operação através do Consórcio Innova FVG com elementos modulares de madeira pré-fabricados, produzidos na região. [O projeto] nunca teria saído do papel sem o entusiasmo apaixonado e a perseverança dos restauradores, da administração municipal e de toda a população de Amatrice.

Video and news via Stefano Boeri Architetti

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Patrick Lynch
Autor
Cita: Lynch, Patrick. "Um conto de natal sobre a reconstrução de uma cidade: projetos de Stefano Boeri para Amatrice" [A “Christmas Tale of a Post-Quake Reconstruction”: Stefano Boeri Architetti’s Community Rebuilding in Amatrice] 29 Dez 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886000/um-conto-de-natal-sobre-a-reconstrucao-de-uma-cidade-projetos-de-stefano-boeri-para-amatrice> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.