Feliz Dia das Arquitetas, Arquitetos e Urbanistas

Hoje, 15 de dezembro, é um dia de três importantes comemorações. Celebrando o Dia do Arquiteto e Urbanista, a equipe editorial Archdaily Brasil parabeniza a todos os profissionais que diariamente atuam em prol das discussões urbanas, sociais e construtivas e que para além de soluções técnicas, trabalham projetando sonhos.

Comemorado até 2011 no dia 11 de dezembro, a data foi oficialmente alterada a quatro dias posteriores em homenagem à data de nascimento do arquiteto Oscar Niemeyer, falecido em 2012.

Ainda aclama a comemoração do aniversário do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo das Unidades da Federação (CAU/UF), fundado em 2011 após o sancionamento da Lei 12.378 – responsável pelo regulamento do exercício da profissão no país – em 31 de dezembro de 2010, no fim do mandato do ex-Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.

Vale destacar que a lei foi sancionada a pedido pessoal de Oscar Niemeyer – ilustre e defensora figura que lutou pela formação de um Conselho próprio, antiga demanda aos arquitetos e urbanistas brasileiros, que anteriormente eram filiados ao Sistema CREA/CONFEA, junto à engenheiros e agrônomos, e que pôde então, definir novos rumos da profissão. Pela firmeza e afoite, o arquiteto recebeu o registro de número 01 do CAU/BR.

Oportunamente, também manifestamos nossos agradecimentos a cada um de nossos leitores – profissionais já formados, futuros profissionais e ainda àqueles que acreditam e respeitam a profissão, por diariamente podermos compartilhar projetos, artigos, notícias e eventos num vasto e cuidadoso conteúdo especialmente selecionados a cada um de vocês.

Vale ainda salientar a importância do papel do arquiteto e urbanista como agente da cidade, pelo aprofundamento dos conhecimentos sociais, culturais, políticos, ambientais e tecnológicos. Ressaltamos a Ética como a primeira ferramenta em que cada um dos profissionais deve conduzir consigo, cabendo a nós agir perante os princípios da lei, em combate às infâmias diariamente ofertadas no Mercado e sob tudo, humanistas, em prol da qualidade e discussão do objeto construído na malha urbana, independentemente da escala, tipologia ou cliente. A arquitetura deve ser pensada em todas as esferas – pública e privada, para além dos limites do capital ou condição social. Como nos conta Francis Kéré, quando se constrói para alguém, não se constrói apenas para aquele alguém; nossas ações afetam muitas outras pessoas, afetam o lugar, e consomem muitos recursos.

Tomamos também a oportunidade para notar que "Dia do Arquiteto e Urbanista" não compreende a totalidade da profissão no Brasil. Nem perto disso. Segundo o Censo da Educação Superior do ano passado, as mulheres totalizam mais de 60% dos matriculados em cursos de arquitetura e urbanismo no Brasil. E de acordo com dados do CAU, entre os profissionais de todo o Brasil, 61% são mulheres.

Assim, além de celebrar essa data especial, a equipe editorial do ArchDaily Brasil reforça a missão de reconhecer o papel essencial das mulheres na arquitetura brasileira.

Feliz dia das arquitetas, arquitetos e urbanistas. 

Equipe ArchDaily Brasil

Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Feliz Dia das Arquitetas, Arquitetos e Urbanistas" 15 Dez 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885496/feliz-dia-das-arquitetas-arquitetos-e-urbanistas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.