Pavilhão Dulwich / IF_DO

Pavilhão Dulwich / IF_DO - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: IF_DO; IF_DO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  192
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joakim Boren
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Attwools, MultipanelUK, Wood Green Timber
  • Fabricante: Weber Industries
  • Engenharia Estrutural: StructureMode
  • Cliente: Dulwich Picture Gallery, London Festival of Architecture and Almacantar
  • Cidade: Londres
  • País: Reino Unido
Mais informaçõesMenos informações
© Joakim Boren

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Pavilhão Dulwich é um projeto transformador para a Dulwich Picture Gallery and Almacantar, um momento marcante para um jovem arquiteto e um importante legado para o London Festival of Architecture (LFA) de 2017. O primeiro pavilhão da galeria se estende para a paisagem de seu entorno, celebrando a arquitetura original de John Soane e permitindo que a galeria resolva a falta de espaço existente e atenda a crescente demanda de visitantes. O projeto concebido pelo escritório IF_DO, desenvolvido pelos engenheiros do StructureMode e fabricado pela Weber Industries, oferece um modelo para outras instituições culturais que enfrentam os mesmos problemas, ao mesmo tempo que também responde às ideias do LFA de  valorizar a arquitetura da cidade promovendo mudanças positivas para os espaços públicos de Londres. 

© Joakim Boren

O London Festival of Architecture em conjunto com a Dulwich Picture Gallery, com o apoio de Almacantar, lançaram o concurso de projetos em 2016. Os participantes foram convidados a agregar ao edifício original de John Soane e a seu jardim um projeto contemporâneo que correspondesse a um orçamento modesto de £100 000. O escritório IF_DO localizado em Bermondsey, uma pequena cidade próxima a Londres, foi inaugurado em 2014 por Al Scott, Sarah Castle e Thomas Bryans. O projeto 'After Image' superou 75 concorrentes e venceu o concurso, sendo escolhido por um juri composto por figuras importantes da arquitetura e do cenário cultural, como Ruth Rogers, chefe fundadora do River Café, Carl Turner, fundador e diretor da Carl Turner Architects, Mike Hussey, chefe executivo da Almacantar e Nancy Durrant, editora especialista em artes do The Times.

© Joakim Boren
Implantação
© Joakim Boren

O Pavilhão Dulwich foi projetado como uma estrutura temporária em um espaço público que se integra tanto com os edifícios do seu entorno, quanto com a paisagem natural e seus usuários. Conceitualmente, ele responde à solidez e rigidez do edifício da galeria projetado pelo Sir John Soane, e à efemeridade da paisagem natural do jardim. Estruturalmente, o pavilhão compreende uma cobertura treliçada de madeira apoiada em painéis de espelhos fixados em um deck de madeira. Além dos painéis estruturais, há outros que são móveis e que garantem uma dinamicidade para o pavilhão, permitindo flexibilidade na configuração dos espaços, permitindo diversas formas diferentes de apropriação. Uma ilha com um bar se abre quando necessário e o pavilhão se configura como um café. 

Perspectiva explodida

Os painéis espelhados ao mesmo tempo que refletem também perturbam as vistas do local. Fragmentos do edifício da galeria se confundem com a paisagem natural do jardim. A cobertura é envolta por um véu de malha, criando um ambiente que, ao combinar com as camadas de imagens refletidas pelos painéis, potencializa um ambiente que preza pela interação do espaço, percepção e memória: o tema do London Festival of Architecture deste ano.

© Joakim Boren

O pavilhão, desenvolvido a partir da colaboração entre arquitetos, engenheiros e fabricantes, exigiu precisão tanto no projeto quanto na sua fabricação. Estruturas metálicas sob medida, alumínio e os componentes em madeira foram todos fabricados pela Weber Industries, na fábrica localizada em Peckham, antes da estrutura ser implantada no terreno. O projeto estrutural do pavilhão foi desenvolvido pela StructureMode, com o objetivo de ter uma construção eficiente com o mínimo de impacto no meio ambiente dessa área histórica.

Detalhe

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Londres, Reino Unido

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Pavilhão Dulwich / IF_DO" [The Dulwich Pavilion / IF_DO] 22 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885457/pavilhao-dulwich-if-do> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.