Aeroporto da Geórgia contrata UNStudio para expansão após apenas 4 anos de funcionamento

Apenas quatro anos após a inauguração do novo Aeroporto Internacional Kutaisi ‘King David the Builder’ na Geórgia, o terminal tem operado um significativo aumento no número de usuários (de 12.915 passageiros por ano em 2012 para mais de 300.000 em 2016), sugerindo a necessidade de uma nova expansão que poderia atender cerca de 1.000.000 de passageiros até 2020.

Para alcançar esses objetivos, o aeroporto retomou contato com os arquitetos responsáveis pelo projeto original, o UNStudio (com o escritório local Artstudio Project), para desenvolver um conceito único de aeroporto com áreas de espera em terraços abertos e um jardim panorâmico na cobertura.

Aeroporto da Geórgia contrata UNStudio para expansão após apenas 4 anos de funcionamento  - Mais Imagens+ 4

A expansão do terminal seguirá a linguagem linear do projeto existente, ao mesmo tempo que introduz um novo elemento topológico que faz referência às linhas das montanhas do Cáucaso que podem ser vistas no horizonte.

Para preservar a conexão visual e a funcionalidade da circulação em todo o terminal, os consultores do projeto, IATA, sugeriram a implantação de programas pontuais organizados em cinco "ilhas funcionais": o hall de acesso, a área de segurança, a sala central de passageiros, os escritórios do aeroporto e a área de desembarque.

"Favorecendo a transparência e a abertura das áreas de check-in e desembarque, tornou-se possível oferecer uma experiência de viagem mais agradável e confortável", explica UNStudio. "Pensar a arquitetura a partir da escala humana e dos seus fluxos, resulta em uma linguagem espacial e materialidade que constituem a base conceitual que proporciona conforto a todos os visitantes".

Diagrama conceitual do interior. Imagem Cortesia de UNStudio
© VA-render

Compondo com a leve cobertura existente, a nova praça elevada funcionará como uma grande área verde de convívio e sala de espera, onde os passageiros podem se preparar para o embarque ou despedir-se de seus familiares e amigos. A praça se estenderá até a cobertura, permitindo que os visitantes desfrutem de uma vista privilegiada das atividades do aeroporto.

"A praça elevada flui até o nível da cobertura e, dividindo o terminal ao meio, cria mais um referência de orientação no interior do aeroporto", descrevem os arquitetos.

"A partir disso, o uso do espaço ao ar livre é favorecido, onde a família e os amigos podem facilmente observar a chegada dos seus entes queridos, ou também onde os passageiros podem aproveitar seu tempo extra antes de uma longa viagem".

© VA-render
Foto do atual Aeroporto Internacional Kutaisi ‘King David the Builder’ / UNStudio. Imagem © Nakani Mamasakhlisi

A execução do projeto será realizada em várias fases, permitindo ao aeroporto operar continuamente durante todo período de obras. Ao permitir um enorme aumento da capacidade de operação do projeto, todo o edifício existente será transformado em um grande hall de entrada, enquanto que a área de desembarque e os serviços de manipulação de bagagem subterrânea serão deslocados para a nova expansão do aeroporto.

Diagrama conceitual da expansão. Imagem Courtesy of UNStudio
Plano das fases de execução. Imagem Cortesia de UNStudio
Impressões do interior. Imagem Cortesia de UNStudio

Para facilitar ainda mais as conexões entre o aeroporto e as principais áreas da cidade e do país, o aeroporto contará com um novo acesso a uma linha ferroviária que liga a capital Tbilisi a costa do Mar Negro.

"Os visitantes são carinhosamente convidados a entrar neste país fascinante e hospitaleiro", acrescentou UNStudio. "Os aeroportos da Geórgia querem garantir que seus usuários sejam atendidos da maneira mais eficiente - mas também com um toque local".

  • Arquitetos

  • Localização

    David the Builder Kutaisi International Airport, Geórgia
  • Equipe UNStudio

    Ben van Berkel with Frans van Vuure, Roman Kristesiashvili and Alexander Kalachev, Melinda Matuz, Christoph Zechmeister, Pietro Scarpa, Derrick Diporedjo and Sabrina Li
  • Arquitetos Locais

    Artstudio Project Ltd, Tbilisi
  • Cliente

    United Airports of Geórgia LLC
  • Consultoria

    IATA, Montreal, Canadá
  • Superfície construída

    4,500 m2 + 13,000 m2
  • Volume construído

    115,200 m3
  • Terreno

    16,000m2
  • Área

    17500.0 m2
  • Fotografias

    VA-render, Nakani Mamasakhlisi, Courtesy of UNStudio

Kutaisi 'King David the Builder' International Airport / UNStudio

Architects Ben van Berkel, Caroline Bos, Gerard Loozekoot with Frans van Vuure and Filippo Lodi, Roman Kristesiashvili, Tina Kortmann, Wendy van der Knijff, Kristoph Nowak, Machiel Wafelbakker, Gustav Fagerström, Thomas Harms, Deepak Jawahar, Nils Saprovskis, Patrik Noome Project Year Photographs + 16 Text description provided by the architects.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Aeroporto Internacional David the Builder Kutaisi, Geórgia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Lynch, Patrick. "Aeroporto da Geórgia contrata UNStudio para expansão após apenas 4 anos de funcionamento " [Georgia's Kutaisi Airport Taps UNStudio for Terracing Expansion Just 4 Years After its Opening] 03 Dez 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884569/aeroporto-da-georgia-contrata-unstudio-para-expansao-apos-apenas-4-anos-de-funcionamento> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.