O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Museus E Espaços De Exposições
  4. Louvre Abu Dhabi / Ateliers Jean Nouvel

Louvre Abu Dhabi / Ateliers Jean Nouvel

  • 09:00 - 29 Novembro, 2017
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Louvre Abu Dhabi / Ateliers Jean Nouvel
© Roland Halbe
© Roland Halbe

© Abu Dhabi Tourism & Culture Authority © Roland Halbe Abu Dhabi Tourism & Culture Authority. Fotografia por Fatima Al Shamsi © Mohamed Somji + 94

  • Artista Comissionado

    Jenny Holzer Giuseppe Penone
  • Líderes de Projetos

    Jean-François Bourdet, Anna Ugolini (arquitetura/ interiores/ museografia); Sabrina Letourneur, Frédéric Imbert (Design); Damien Faraut, Athina Faraut (construção)
  • Arquitetos Senior

    Rolando Rodriguez-Leal, Mireia Sala Font, Anne Traband, Michal Treder, Natalia Wrzask
  • Equipe de Arquitetura

    Raphael Renard, Reda Slaoui, Youssef Tohme, Qiang Zou, Stefan Zopp, Kris Geldolf, Roula Akiki, Alessandro Balducci, Jessica Caldi, Camille Dauty, Mark Davis, Stacy Eisenberg, Marion Foucault, Steven Fuhrman, Virginie Heckle, Stéphanie Menem, Abel Patacho, Miguel Reyes, Kathryn Stutts, Jordi Vinyals, Sébastien Yeou, Mariam Abuebeid, Sara Al Sawi, Kelly Anastassiou, Donna Ashraf, Jessica Caldi, Daniella De Almeida, Fay El Mutwalli, Maryam Hosny, Zaina Khayyat, Youmna Najjar
  • Interiores

    Floriane Abello, Lucas Dumon, Isabella Garbagnat, Jaiyao Huang, Tanguy Nguyen, François Zab
  • Renders

    Artefactory (Eric Anton), Jugulta Le Clerre, Clément Oudin, Raphael Renard
  • Design Gráfico

    Rafaelle Ishkinazi, Marie Maillard, Léo Grunstein, Clovis Vallois
  • Engenheiros

    ARUP (Conceito); BuroHappold, Transsolar (Esquema); Andrew Snalune (Fachada); BuroHappold (Construção)
  • Museografia

    Renaud Pierard
  • Sinalização

    Philippe Apeloig, Kristian Sarkis
  • Desenho Luminotécnico

    8’18”
  • Cenografia, Multimídia

    dUCKS scéno
  • Paisagismo

    Michel Desvigne, Jean-Claude Hardy
  • Design de Inteiores

    Eric Nespoulous / JND
  • Acústica

    Studio DAP
  • Consultoria de Custos

    MDA Consulting
  • Análise Sísmica

    Setec
  • Modelos

    Jean-Louis Courtois
  • Mais informações Menos informações
© Roland Halbe
© Roland Halbe

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em todos os climas há exceções. Mais quente quando faz frio. Mais fresco nos trópicos. As pessoas, geralmente, não lidam bem ao choque térmico. As obras de arte também não. Tais observações elementais influíram no projeto do Louvre Abu Dabi. Desejou-se criar um mundo acolhedor que combine serenamente a luz e a sombra, a reflexão e a calma, que refletisse o pertencimento a um país, sua história, sua geografia sem tornar-se uma tradução plana, o pleonasmo que é traduzido na monotonia e convenção. Também tem como objetivo enfatizar a fascinação gerada pelos encontros raros.  

© Ateliers Jean Nouvel. Planta de Cobertura
© Ateliers Jean Nouvel. Planta de Cobertura
© Ateliers Jean Nouvel. Planta Térreo
© Ateliers Jean Nouvel. Planta Térreo
© Ateliers Jean Nouvel. Programa do Museu
© Ateliers Jean Nouvel. Programa do Museu

É bastante incomum encontrar um arquipélago integrado no mar. É ainda mais raro ver que está protegido por uma sombra criando uma chuva de luz. 

© Roland Halbe
© Roland Halbe

A possibilidade de acessar o museu em barco ou a busca por um portal para chegar a pé desde a orla é extraordinário, muito mais que ser acolhido como um visitante muito esperado disposto a ver coleções únicas, perder-se nas livrarias tentadoras, ou degustar chás locais, cafés e outros manjares. 

© Mohamed Somji
© Mohamed Somji

Ele é, por sua vez, um lugar tranquilo e complexo. Um contraste entre uma série de museus que cultivam suas diferenças e suas autenticidades. 

É um projeto baseado em um símbolo importante da arquitetura árabe: a cúpula. Porém, aqui, com sua evidente mudança de tradição, a cúpula é uma proposta moderna. 

© Roland Halbe
© Roland Halbe

Uma dupla cúpula de 180 metros de diâmetro oferecendo uma geometria horizontal perfeitamente radial, um material perfurado aleatoriamente proporcionando sombra marcada pelas rajadas de sol. A cúpula brilha ao sol de Abu Dabi. Pela noite, essa paisagem protegida é um oásis de luz sob uma cobertura estrelada. 

O Louvre de Adu Dhabi converte-se no destino final de um passeio urbano, um jardim na costa, um refúgio fresco, um refúgio da luz durante o dia e durante a noite, sua estética consiste em seu papel como um santuário para as obras mais valiosas de arte. 

© Ateliers Jean Nouvel. Fachadas
© Ateliers Jean Nouvel. Fachadas

PROJETO

O arquiteto vencedor do prêmio Pritzker, Jean Nouvel, inspirou-se na tradição e na cultura arquitetônica árabe para desenhar o conceito do Louvre de Abu Dhabi. Abordando um foco contextual do terreno, Nouvel desenha o projeto como uma "cidade-museu" no mar. Sua contrastante série de edifícios brancos inspira-se na medina e nos assentamentos árabes baixos. Um total de 55 edifícios individuais, incluindo 23 galerias, conformam esta cidade-museu. As fachadas dos edifícios são construídas com 3.900 painéis de fibrocimento (UHPC) de alto rendimento.

© Abu Dhabi Tourism & Culture Authority
© Abu Dhabi Tourism & Culture Authority

Uma cúpula de 180 metros de diâmetro cobre a maior parte do museu e é visível desde o mar e desde a áreas circundantes da cidade de Abu Dhabi. A cúpula foi construída pela companhia austríaca "Waagner Biro" a qual é especializada em estruturas de aço. A cúpula consiste em oito chapas diferentes: quatro camadas exteriores são revestidas em aço inoxidável e outras quatro camadas interiores são revestidas em alumínio e separadas por estruturas de aço de cinco metros de altura. A estrutura é composta por 10.000 peças pré-moldadas em 85 elementos, cada um pesando até 50 toneladas.

© Ateliers Jean Nouvel. Cúpula
© Ateliers Jean Nouvel. Cúpula

O complexo padrão da cúpula é o resultado de um árduo estudo de desenho geométrico. Ele implico uma estreita colaboração entre o desenho de arquitetura do Ateliers Jean Nouvel e a empresa de engenharia estrutural BuroHappold Engineering. O padrão é repetido em vários tamanhos e ângulos nas oito camadas. Cada raio de luz deve penetrar nas oito camadas antes de aparecer e desaparecer. O resultado é um efeito cinemático a medida que o sol se move e avança durante o dia. Pela noite, formam-se 7.850 estrelas visíveis do interior e do exterior. Chamado de "chuva de luz", esse efeito é tema de muitos modelos e maquetes durante os anos e é uma das características que define o conceito. 

© Roland Halbe
© Roland Halbe
© Ateliers Jean Nouvel. Padrão Cúpula
© Ateliers Jean Nouvel. Padrão Cúpula
Abu Dhabi Tourism & Culture Authority. Fotografia por Fatima Al Shamsi
Abu Dhabi Tourism & Culture Authority. Fotografia por Fatima Al Shamsi

A cúpula é suportada por quatro grandes pilares, cada um a 110 metros de distância. Eles estão escondidos dentro dos edifícios do museu para conferir a impressão de que a cúpula está flutuando. A altura da cúpula interior é de 29 metros desde o térreo até a parte inferior do revestimento. O ponto mais alto da cúpula é de 40 metros sobre o nível do mar e 36 metros sobre o nível do térreo. 

© Ateliers Jean Nouvel. Elemento Estrutural Cúpula
© Ateliers Jean Nouvel. Elemento Estrutural Cúpula
© Ateliers Jean Nouvel. Camadas Cúpula
© Ateliers Jean Nouvel. Camadas Cúpula
© Ateliers Jean Nouvel. Elemento Estrutural Cúpula
© Ateliers Jean Nouvel. Elemento Estrutural Cúpula

O desenho do museu é uma mistura entre projeto tradicional e as técnicas modernas de construção. O ambiente tranquilo no qual se situa o projeto encoraja os visitantes a desfrutar da relação, em constante mudança, entre o sol e a cúpula e entre o mar, os edifícios e a terra. O complexo conceito de engenharia faz do Louvre Abu Dhabi um dos projetos museológicos mais inovadores e desafiantes que foi construído nos últimos tempos.

© Roland Halbe
© Roland Halbe

O desenho conceitual para o projeto Louvre Abu Dhabi se deu entre 2006 e 2007. As fases de desenvolvimento foram realizadas entre 2007 e 2012 e a construção entre 2013 e 2017. Antes da finalização do museu, o Louvre Abu Dhabi já havia ganhado três prêmios internacionais: vencedor da categoria "Projeto do Futuro" do Prêmio de Desenho de Identidade em 2015; o European Steel Design Award em 2017, recebido junto com Waagner Biro, especialista em cúpulas do Louvre Abu Dhabi e ganhador da categoria "Projeto Proeminente dos Emirados Árabes Unidos" do Prêmio de Desenho de Identidade em 2017.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Ateliers Jean Nouvel
Escritório
Cita: "Louvre Abu Dhabi / Ateliers Jean Nouvel" [Louvre Abu Dhabi / Ateliers Jean Nouvel] 29 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884234/louvre-abu-dhabi-ateliers-jean-nouvel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.