Centro Comunitário de Dajiaoting / MAT Office

Centro Comunitário de Dajiaoting / MAT Office - Mais Imagens+ 7

Chaoyang Qu, China
  • Arquitetos: MAT Office; MAT Office
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Kangshuo Tang
  • Cliente: Jingsong Street Office, Chaoyang District, Beijing
  • Equipe De Projeto: Kangshuo Tang, Miao Zhang, Siyao Huang, Xuan Cao, Ting Gong, Kaidong Jiang
  • Cidade: Chaoyang Qu
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
© Kangshuo Tang

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Comunitário de Dajiaoting está localizado no Distrito de Chaoyang, Pequim, China, num espaço com um subsolo antes ocioso. O governo esperava criar espaço público para a comunicação dos residentes através da transformação.

© Kangshuo Tang

O terreno tem cerca de 300 m², e a antiga parede de concreto existente no lote não pode ser removida, então o espaço com ares de residência foi mantido. Dentre o programa, estão a satisfação das necessidades dos idosos, crianças, comitê dos proprietários e organização comunitária. Diferente da experiência de projeto anterior, este começa pelas reuniões organizadas com lideranças comunitárias e os arquitetos.

Planta

Após computar as exigências de cada grupo, todo espaço foi dividido em quatro partes para abrigar a educação comunitária, a organização comunitária, o espaço das crianças e a comunidade de idosos. Para garantir áreas funcionais razoáveis, projetamos um saguão central no centro para conectar cada parte. O espaço multiuso compartilhado é capaz de abrigar todos os usos estendidos, como festas, aulas, leituras e outras atividades flexíveis. O uso da forro luminoso também tem como objetivo eliminar o espaço de subsolo e criar uma sensação de se estar no exterior.

© Kangshuo Tang

Outro ponto chave desde projeto é o esquema de circulações que resolve como ir do térreo ao subsolo. Levando em conta a ênfase da comunidade na cultura e educação, desenhamos uma parede biblioteca de 28 metros de comprimento, que se estende da entrada ao espaço comunal. Capaz de abrigar 6.000 livros, este se tornou um espaço para leitura e aprendizado para os residentes.

Fachada

Além disto, o principal usuário deste espaço são as crianças e os idosos da comunidade, então utilizamos elementos de uma pequena casa para expressar símbolos, como o calor e aconchego dos revestimentos em madeira e cores vibrantes para expressar a diversidade deste centro comunitário.

© Kangshuo Tang

Todo o projeto durou mais de meio ano, incluindo discussão multipartidária, desenho arquitetônico e processos de construção. Para os arquitetos, é um engajamento social significativo mais do que um projeto; exige que os arquitetos se comuniquem, participando profundamente na comunidade desde o início, para estabelecer uma lógica espacial clara. Este projeto também nos permite repensar a responsabilidade social dos arquitetos. "Compartilhamento, co-criação, co-governança" são critérios chave da comunidade da nova geração na China, e também podem representar o potencial para os arquitetos liberarem valores sociais.

© Kangshuo Tang

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Dajiaoting N St, Chaoyang Qu, Beijing Shi, China, 100022

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Comunitário de Dajiaoting / MAT Office" [Dajiaoting “Big Family” Community Center / MAT Office] 28 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884081/centro-comunitario-de-dajiaoting-mat-office> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.