1º Lugar no Concurso para revitalização do centro histórico de Ilhéus /BA

Como parte das ações da Semana de Mobilidade 2017, o Instituto Nossa Ilhéus (INI) lançou o Concurso de Ideias de Arquitetura “VivaAcidade”. A premiação aconteceu no dia 22 de setembro, Dia Mundial sem Carro, em plena praça pública central, uma das áreas repensadas pelos estudantes ganhadores, que expuseram suas ideias para a revitalização da Poligonal que compreende as Ruas Araújo Pinho e Santos Dumont. O objetivo do concurso foi considerar as melhores propostas tendo como base a apropriação do espaço público pelas pessoas e a valorização do patrimônio histórico e cultural.

O primeiro lugar foi para o estudante do sétimo semestre de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), Rafael Lamary Silva Santos, com o colaborador Gerardo Angel Bressan Smith. O segundo lugar foi para a dupla Maria Luiza Calixto e Marlindi Leal Venturin, da Faculdade Madre Thaís. Conheça o projeto vencedor, abaixo:

Descrição enviada pela equipe de projeto.

Ilhéus segue como uma cidade turística, conhecida por suas praias, produção de cacau e por ambientar os romances de Jorge Amado. Porém, sua parte histórico-cultural se encontra em declínio devido a suas outras qualificações. A praça J.J. Seabra localizada no centro histórico da cidade é um grande exemplo de desvalorização e está dentro do espaço sugerido para a revitalização.

Cortesia de Rafael Lamary Silva Santos

A proposta tem como objetivo renovar essa área central que se encontra em desarmonia com o centro histórico, tendo como definição a circulação de veículos, subdivisão dos pisos, valorização dos monumentos, entre outras modificações para atender melhor os visitantes e turistas. O conceito do projeto é a integração entre os espaços, que nessa intervenção tem como foco a praça e suas conexões aos outros pontos turísticos. Essa intervenção deve acontecer de maneira que sirva os turistas sem perder a qualidade de quem é morador.

Remanejamento das ruas

Cortesia de Rafael Lamary Silva Santos

A praça é prejudicada pelo fato de ser dividida por vias de veículos, fazendo com que se desconecte dos espaços. A via de transporte que se localiza em frente ao principal monumento da praça será isolada e servirá apenas os pedestres, pois, a contemplação do ambiente será maior e menos perigosa visto que hoje esse espaço é curto e pouco contemplativo devido o fluxo de carros. A rua Sá Oliveira será prolongada até a rua Tiradentes, para possibilitar a passagem de quem esta vindo do centro da cidade para a avenida central, o fluxo será divido com a rua Santos Dumont de segunda a sexta, pois, nos finais de semana e feriados essa rua juntamente com a rua Rodolfo Viêira se encontrará fechada até o perímetro do Palácio. A passagem de transportes serão feitas pela rua Cel Pessoa e a Santos Dumont. Essa alteração tem como objetivo acomodar os visitantes e valorizar o espaço que terá mais lazer, convivência e turismo principalmente quando a ponte Ilhéus-Pontal estiver pronta e o fluxo de pessoas começarem a sair da rua Jorge Amado unindo a praça da Catedral São Sebastião e os outros pontos turísticos como por exemplo a casa de Jorge Amado e o Teatro Municipal.

Subdivisão dos Pisos da Praça

Planta. Image Cortesia de Rafael Lamary Silva Santos

Após essas mudanças a área para transitar se torna significativamente maior criando assim pátios que terão mais espaços para atividades, como: contemplação dos monumentos, sanitários públicos, quiosques, entre outros serviços. Toda a subdivisão segue a topografia do ambiente, sem deixar de lado a acessibilidade.

Palácio Paranaguá

Cortesia de Rafael Lamary Silva Santos

O ponto turístico dentro do espaço selecionado é o Palácio Paranaguá que hoje sedia atividades da prefeitura. Porém existe uma parte que já se encontra como equipamento cultural, sendo assim, a intervenção feita para essa área será do funcionamento apenas como museu, afinal, já existe anexo para prefeitura e esse ponto poderá ter valor histórico trazendo uma atração a mais. A sugestão para o museu é que seja relacionado com a parte náutica da cidade, já que o prédio se encontra perto da Orla. Com essa modificação teremos uma junção do espaço com o resto do centro histórico.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "1º Lugar no Concurso para revitalização do centro histórico de Ilhéus /BA" 13 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883294/1o-lugar-no-concurso-para-revitalizacao-do-centro-historico-de-ilheus-ba> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.