O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios Institucionais
  4. China
  5. Foster + Partners
  6. 2017
  7. Bund Finance Centre / Foster + Partners + Heatherwick Studio

Bund Finance Centre / Foster + Partners + Heatherwick Studio

  • 17:00 - 21 Novembro, 2017
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Bund Finance Centre / Foster + Partners + Heatherwick Studio
Bund Finance Centre / Foster + Partners + Heatherwick Studio, © Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

© Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu © Laurian Ghinitoiu + 28

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo Bund Finance Centre - importante projeto de uso misto projetado em conjunto por Foster + Partners e Heatherwick Studio - tem como objetivo revitalizar a zona portuária de Xangai. Localizado em um área proeminente do cais, o conjunto de edifícios define o "ponto final" de uma das ruas mais famosas da cidade. O masterplan de 420 mil metros quadrados é altamente permeável aos pedestres, uma vez que o projeto foi concebido para conectar a cidade velha ao novo distrito financeiro de Xangai.

Cortesia de Foster + Partners + Heatherwick Studio
Cortesia de Foster + Partners + Heatherwick Studio

Inspirado por este contexto urbano, duas icônicas torres de 180 metros foram implantadas na porção sul do terreno, enquanto que os edifícios de frente para o rio, no lado norte, estão escalonados em altura, buscando adaptar-se em escala e ritmo aos edifícios construído ao longo do rio, em sua maioria, durante o século XIX. No coração do conjunto, foi implantado um dinâmico centro de arte e cultura, abrigando também a Fundação Fosun, que disponibiliza espaços expositivos e para a realização de eventos além de um espaço para atividades performáticas, inspirado nos tradicionais teatros chineses.

Perspectiva aérea do Masterplan
Perspectiva aérea do Masterplan

Gerard Evenden, Chefe de Estúdio e Sócio Executivo Sênior da Foster + Partners comentou: "O Bund Finance Centre cria uma importante conexão entre a cidade velha e o novo distrito financeiro. Desenvolver a composição formal dos edifícios foi um desafio interessante, buscando relações com o contexto tradicional e com a arquitetura contemporânea, adaptando-se a escala do cais e ao caráter dos bairros históricos".

© Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu
Fosun Foundation - Perspectiva isométrica
Fosun Foundation - Perspectiva isométrica

Thomas Heatherwick, fundador do Heatherwick Studio, disse: "Foi uma oportunidade incrível poder criar algo novo para esta importante área da cidade, o antigo acesso à Cidade Velha de Xangai através do rio. Ao desenvolver um projeto de tais dimensões em tão importante contexto, tínhamos o dever de procurar novos caminhos de conexão com a incrível herança construída da China, criando um espaço público significativo para que milhares de pessoas possam trabalhar e conviver.

© Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

Influenciado pela materialidade e escala dos edifícios históricos construídos ao longo do cais, projetamos uma série de edifícios simples para escritórios, comércio e instituições culturais que combinam um sistema de fachada de vidro de alto desempenho e estruturas artesanais de pedra. Essas estruturas, por sua vez, além de fazer referência os históricos edifícios do cais, envolvem e configuram novos espaços públicos.

Fosun Foundation - Elevação Oeste
Fosun Foundation - Elevação Oeste

O complexo de 420.000 metros quadrados e oito edifícios principais, combina espaços para escritórios, um hotel boutique, um centro cultural e uma ampla área comercial de alto padrão em torno a uma praça pública central. As áreas comerciais estão organizadas verticalmente, abrigando boutiques, lojas conceituais para marcas internacionais, um shopping center luxuoso além de restaurantes. Uma gama de detalhes artesanais em pedra e bronze fornece aos edifícios um caráter precioso, semelhante a uma joia. As arestas de cada volume receberam acabamento em granito texturizado, tornando-se mais esbeltas nos pavimentos mais altos, proporcionando uma impressão mais solida na base e mais leve e transparente no topo.

© Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

O centro cultural funciona como um importante centro de sociabilidade, concebido como uma plataforma para a promoção da arte e intercâmbios culturais, também está apto a receber eventos corporativos ou lançamentos de produtos. O edifício possui uma envoltória dinâmica, como um véu em movimento que se adapta para receber distintos eventos, revelando o palco na varanda e as vistas para Pudong. Desenvolvido em colaboração com os engenheiros da Universidade de Tongji, este véu da fachada está disposto ao longo de três faixas e constituído por diferentes camadas de 675 "pendentes" de magnésio - uma referência a tradicional tecelagem chinesa. Estes pendentes variam em comprimento de 2 até 16 metros, de modo que, à medida que cada linha se movimenta, a sobreposição das camadas geram diferentes efeitos visuais e níveis de opacidade.

© Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu
Fosun Foundation - Detalhe
Fosun Foundation - Detalhe

"O centro cultural é uma mistura perfeita de tradição e tecnologia. Inspirado na tecelagem tradicional chinesa, incorpora as mais recentes tecnologias contra abalos sísmicos, tufões e condições climáticas extremas. Sua forma única proporciona uma experiência memorável e extraordinária para os visitantes. O palco iluminado e sua fachada em movimento criam um pano de fundo sem igual para abrigar o teatro da vida urbana", acrescentou Evenden.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Foster + Partners
Escritório
Heatherwick Studio
Escritório
Cita: "Bund Finance Centre / Foster + Partners + Heatherwick Studio" [Bund Finance Centre / Foster + Partners + Heatherwick Studio] 21 Nov 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883246/bund-finance-centre-foster-plus-partners-plus-heatherwick-studio> ISSN 0719-8906