Santuário Budista / ARCHSTUDIO

Santuário Budista / ARCHSTUDIO - Imagem 2 de 49Santuário Budista / ARCHSTUDIO - Imagem 3 de 49Santuário Budista / ARCHSTUDIO - Imagem 4 de 49Santuário Budista / ARCHSTUDIO - Imagem 5 de 49Santuário Budista / ARCHSTUDIO - Mais Imagens+ 44

  • Arquitetos: ARCHSTUDIO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  169
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Weiqi Jin
  • Arquiteto Responsável: Wenqiang Han
  • Desenho Arquitetônico: Zhao Jiang, Xiaoming Li
  • Estrutura: Fuhua Zhang
  • Instalações: Baowei Zheng
  • Fotografia: Ning Wang, Weiqi Jin
  • Cidade: Tangshan
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Santuário Budista / ARCHSTUDIO - Imagem 7 de 49
Cortesia de ARCHSTUDIO

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um lugar destinado à meditação budista, ao pensamento e à contemplação, assim como um lugar que satisfaz as necessidades da vida cotidiana. A edificação está situada no bosque às margens do rio. Ao longo do rio, existe um monte, por trás do qual há uma grande extensão de estufas esporádicas e campos abertos. O desenho começou a partir da conexão entre o edifício e a natureza, adotando o método de aterramento para ocultar a edificação na montanha, enquanto apresenta o temperamento divino da natureza com o espaço interior que flui. Cria-se um lugar com poder de percepção onde coexistem árvores, água, budismo e o ser humano. 

Santuário Budista / ARCHSTUDIO - Imagem 5 de 49
Cortesia de ARCHSTUDIO

Para manter as árvores ao longo do rio perfeitamente intactas, a planta da edificação evita todos os troncos. A forma da planta se assemelha aos ramos que se estendem sob o bosque existente. Cinco espaços separados e contínuos são criados dentro do edifício sobre os eixos, dos quais um é norte-sul e outro que segue o curso do rio. As cinco "ramificações" representam cinco espaços de diferentes funções: entrada, sala de meditação budista, sala de chá, sala de estar e banheiro, que juntos formam uma experiência de passeio. 

Santuário Budista / ARCHSTUDIO - Imagem 15 de 49
Cortesia de ARCHSTUDIO
Santuário Budista / ARCHSTUDIO - Imagem 40 de 49
Planta
Santuário Budista / ARCHSTUDIO - Imagem 4 de 49
Entrada. Cortesia de ARCHSTUDIO

O edifício permanece próximo às árvores e paisagens naturais. A entrada é posicionada em frente a duas árvores. As pessoas devem caminhar em direção à edificação através de um caminho estreito por baixo da vegetação. 

Santuário Budista / ARCHSTUDIO - Imagem 20 de 49
Cortesia de ARCHSTUDIO

O santuário está voltado para a parede e em frente à água, onde a luz e a sombra das árvores passam através da claraboia e fluem no espaço interior suavemente ao longo da parede curva, refletindo a luz de Buda. 

Santuário Budista / ARCHSTUDIO - Imagem 47 de 49
Corte Detalhado

A sala de chá abre-se completamente para a piscina que está repleta de flores de lótus e árvores em ambos lados, convertendo o espaço em parte do pátio, criando uma divertida degustação de chá e das vistas. 

Santuário Budista / ARCHSTUDIO - Imagem 30 de 49
Cortesia de ARCHSTUDIO

O salão está separado das outras partes do edifício por um pátio de bambu; tal divisão permite que a vida diária sofra variações com o passar do dia. O edifício está coberto de terra e converte-se em uma extensão dela, como outro "montículo" que poderia ser utilizado abaixo das árvores. 

Santuário Budista / ARCHSTUDIO - Imagem 11 de 49
Cortesia de ARCHSTUDIO

A relação com a natureza se estende além do uso dos materiais. O concreto é utilizado nas paredes e na cobertura do edifício. As formas do concreto são armadas com tábuas de pinos de 3 cm de largura, desta maneira são impressas na superfície interior grãos de madeira natural e textura linear vertical, criando uma sensação suave e cálida sobre o frio concreto. O mobiliário está feito sob medida com tábuas de madeira cujo tom cinza é um pouco diferente das paredes de concreto.

Santuário Budista / ARCHSTUDIO - Imagem 34 de 49
Cortesia de ARCHSTUDIO

O terraço é utilizado para o pavimento interior, onde apresenta uma pavimentação de pedra e relaciona a paisagem natural com o espaço. Adota-se cimento com seixos brancos no solo ao ar livre, o que cria uma diferença na textura entre o piso interior e o exterior. 

Santuário Budista / ARCHSTUDIO - Imagem 25 de 49
Cortesia de ARCHSTUDIO

Para refletir a textura natural dos materiais, utiliza-se madeira sólida para todas as portas e janelas. O espaço zen é enfatizado pela natureza, já que o edifício torna-se parte dela. Essa é também a meta do desenho, aproveitando o lugar, a estrutura e o material para estimular a percepção humana, ajudando assim o homem e o edifício a encontrarem o encanto da natureza inclusive em uma paisagem rural comum e conviver com ela. 

Santuário Budista / ARCHSTUDIO - Imagem 8 de 49
Cortesia de ARCHSTUDIO

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tangshan, Hebei, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Santuário Budista / ARCHSTUDIO" [Waterside Buddist Shrine / ARCHSTUDIO] 11 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883083/santuario-budista-archstudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.