Escola de Arquitetura de Paris lança concurso internacional para um Monumento ao Brexit

Como parte do tema de pesquisa do ano 2017/18 da Escola de Arquitetura de Paris, que está discutindo as implicações infraestruturais da saída do Reino Unido da União Européia, a instituição lançou um concurso internacional de arquitetura chamado Brexit Monuments.

O Eurotunnel (infraestrutura ferroviária subaquática que liga Londres a Paris e Bruxelas), construído entre 1988 e 1994, é um exemplo importante da cooperação europeia entre diferentes países, reflexo de uma ideologia política que nos parece hoje cada vez mais distante ou até mesmo, impossível de imaginar.

Brexit Monuments propõe um engajamento arquitetônico com esta sensível questão política, um monumento ao Brexit, que estará localizado ao lado da entrada do túnel, na França ou no Reino Unido (ou ambos), e seja visível para os passageiros que utilizam o serviço Eurostar entre Londres e Paris.

O programa da competição é direto; projetar um monumento, estrutura arquitetônica ou arte pública, que discuta o tema da perda na cooperação européia. No entanto, os resultados podem ser altamente políticos e até emotivos, então a instituição alerta os participantes para que estejam plenamente conscientes das implicações que suas propostas possam causar.

São muitos os exemplos de projetos como este, onde objetos arquitetônicos se tornam marcos adjacentes às infra-estruturas de transporte. O monumento proposto poderá ser projetado com total liberdade e construído a partir de qualquer material.

Embora esta competição tenha sido concebida para provocar pensamentos e debates sobre o tema, a Escola é capaz de financiar a construção de um projeto modesto, de até 20 mil euros e sujeito à acordo com o(s) proprietário(s) dos terrenos onde será implantado (as propostas que estiverem implantadas em terrenos que sejam de propriedade do Estado britânico ou francês, ou de propriedade da Eurotunnel, não serão levados adiante). Existem vários proprietários privados (predominantemente agrícolas) que seriam mais adequados.

  • Todas as propostas estão sujeitas às leis de planejamento urbano e de construção.
  • Caso o projeto não seja aprovado pelas autoridades competentes, o monumento será construído na Escola de Arquitetura de Paris.
  • Não há restrições quanto à altura, materialidade, forma ou longevidade da proposta.

  • Título

    Paris School of Architecture Lança Concurso "Monumento ao Brexit"
  • Tipo

    Anúncio de concurso (Projetos construídos & Masterplans)
  • Website

  • Organizadores

  • Prazo de inscrição

    26 de Janeiro de 2018 12:00 PM
  • Prazo para envio

    29 de Dezembro de 2017 12:00 PM
  • Onde

    Eurotunnel
  • Preço

    €22,50

Este concurso foi enviado por um leitor do ArchDaily. Se você quer enviar um concurso, chamada de trabalhos ou outra "oportunidade" por favor, use o formulário "Enviar um Concurso". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Escola de Arquitetura de Paris lança concurso internacional para um Monumento ao Brexit" [Paris School of Architecture Launches Competition for "Brexit Monuments"] 27 Out 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882223/escola-de-arquitetura-de-paris-lanca-concurso-internacional-para-um-monumento-ao-brexit> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.